sexta-feira, 23 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Grande número de pessoas deve passar pelos cemitérios da região

Grande número de pessoas deve passar pelos cemitérios da região

Matéria publicada em 1 de novembro de 2015, 17:04 horas

 


Em Barra Mansa o Parque da Cidade será liberado para estacionamento gratuito; alguns cemitérios terão horário de funcionamento diferenciado

Cemiterio Foto Marcio Fabian

Engenheiro Passos: Cemitério recebeu capina, roçada e pintura para receber os visitantes nesta segunda-feira
(Foto: Divulgação/Marcio Fabian)

Sul Fluminense – Neste dia 2 de novembro, Dia de Finados, um grande número de pessoas deverá passar pelos cemitérios da região. Em Barra Mansa, a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, montou um esquema especial para hoje. O objetivo é proporcionar mais segurança e conforto para quem for visitar o Cemitério Municipal, que fica no bairro Jardim Boa Vista. A expectativa da administração do local é de que cerca de 10 mil pessoas visitem o cemitério nesta segunda-feira.

– A expectativa é de que o movimento seja realmente intenso. Queremos garantir que todos os que vierem ao Cemitério Municipal tenham conforto e possam visitar as lápides sem problemas – informou Edilson Gonçalves Custódio, o Russo, administrador do cemitério.

Para garantir o conforto e a segurança dos visitantes, a prefeitura de Barra Mansa montou tendas e instalou banheiros químicos em diversos pontos do cemitério. A Guarda Municipal vai estar nas proximidades do local para organizar o trânsito. O Parque da Cidade Natanael Geremias, que fica próximo ao cemitério, será liberado para estacionamento. O acesso será feito pelo portão principal e a entrada será gratuita.

Neste Dia de Finados serão realizadas duas missas na capela do Cemitério Municipal. A primeira acontece às 8h e a segunda missa está marcada para às 16h. Equipes da Cruz Vermelha e agentes da Defesa Civil estarão no local para atendimento emergencial, caso algum visitante passe mal. Uma ambulância também ficará à disposição para garantir a segurança dos presentes.

Em Angra dos Reis os cemitérios estarão abertos das 7h às 17h

Hoje os cemitérios de Angra dos Reis, localizados nos bairros Abraão, Provetá, Verolme, Belém, Serra D’Água, Bracuí, Vila Histórica e Centro, funcionarão das 7h às 17h. No Centro, os acendimentos de velas em homenagem aos entes queridos poderão ser feitos apenas no cruzeiro do convento São Bernardino de Sena.

Nos últimos dias, a Subsecretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Angra trabalhou visando a preparação dos locais para o recebimento de um número maior de visitantes. Foram feitas limpeza, capina, pintura e alguns reparos. A subsecretaria ficará com uma equipe de plantão, formada por coordenador e coveiros, para auxiliar os visitantes. O telefone do plantão do setor é (24) 3377-4076 e (24) 3377-8323.

A Subsecretaria de Serviços Públicos orienta que as pessoas evitem levar plantas em vasos, por causa do acúmulo de água nos recipientes, o que pode contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.

Em Itatiaia uma missa campal está agendada para acontecer às 7h

Com o objetivo de receber melhor os cerca de cinco mil visitantes que deverão passar pelo cemitério municipal de Itatiaia no Dia de Finados, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, intensificou o trabalho de limpeza e manutenção no local.

De acordo com o secretário de Obras, Dejair de Aguiar, para a data, foram realizadas capinações, varrição, roçada, e limpeza em geral do cemitério incluindo seus arredores.

– Os serviços de limpeza também são imprescindíveis no exterior do cemitério. A manutenção do local é feita periodicamente durante todo o ano e isso é muito importante, demonstrando respeito pelas famílias enlutadas – reforçou Dejair, acrescentando que os banheiros da capela municipal estarão disponíveis para os visitantes.

Nesta segunda-feira, o cemitério funcionará das 7h às 18h. Uma missa campal está agendada para acontecer às 7h.

E como no Dia de Finados, muitas pessoas utilizam vasos com plantas para as homenagens aos entes queridos, a prefeitura alerta a população para que evitem deixar vasos vazios no cemitério ou outros recipientes que possam acumular água. A água acumulada pode servir de criadouro do mosquito da dengue e chikungunya. O ideal é utilizar flores artificiais ou vasos já furados.

Volta Redonda: Guardas municipais estarão envolvidos na ‘Operação Finados’

A Guarda Municipal de Volta Redonda iniciou o esquema de segurança e fluidez no trânsito para o Dia de Finados no último sábado, com uma viatura baseada no Cemitério Bom Jardim Isidorio Ribeiro, no bairro Retiro, fazendo o patrulhamento interno e externo, além do controle nas imediações. Já no cemitério Portal da Saudade, no bairro São Geraldo, o monitoramento será feito na parte externa, hoje, das 7h às 19h.

Nesta segunda-feira, cerca de 30 guardas municipais estão escalados para a fiscalização interna e externa do cemitério do Retiro e o controle do trânsito vai desde o cruzamento da Av. Sávio Gama com a Av. Waldir Sobreira. A operação também começa às 7h e se encerra às 19h.

De acordo com o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, “quem for ao Cemitério Portal da Saudade, sentido São Geraldo para a Vila Rica, deverá fazer o retorno no bairro Jardim Belvedere, para maior segurança de todos e também para não ocasionar nenhuma retenção, evitando o cruzamento da via”, afirmou.

Em Resende a prefeitura preparou os cemitérios para receber a população

Quem for ao cemitério do distrito de Engenheiro Passos visitar seus entes queridos vai encontrar o local limpo e a capela mortuária totalmente reformada.

– A capela recebeu serviço de embolso, pintura, recuperação do telhado, recuperação das portas e reforma dos sanitários, cobertura de buracos e limpeza – explicou o secretário de Obras, engenheiro Rubens Almada, destacando que a prefeitura deu uma prioridade ao cemitério do distrito, conseguindo realizar a obra em menos de um mês.

A equipe da Secretaria também conclui o serviço de limpeza do Cemitério Municipal do Alto dos Passos, que inclui capina e roçada e ainda pintura, para receber os visitantes nesta segunda-feira.

– A prefeitura possui um contrato para a manutenção rotineira do Cemitério Municipal e este serviço também será feito durante todo o ano em Engenheiro Passos – salientou o secretário, também anunciando que em breve o cemitério do Alto dos Passos ganhará um ossário para depositar os restos mortais após o processo de decomposição dos corpos, amenizando o problema de superlotação. A obra está em processo de licitação.

Com uma área total de 28.700 metros quadrados e 16 quadras de túmulos, o Cemitério Municipal possui cerca de oito mil túmulos.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    “Grande número de pessoas deve passar pelos cemitérios da região”. Jura? Pensei que no dia 2 novembro, um grande número de pessoas comemorava o carnaval…

Untitled Document