Grávida reclama de falta de vacina contra Hepatite B na rede pública

by Diário do Vale
vacina

Em falta: Governo Federal está em atraso no repasse de vacinas para a região (Foto: Osnei Restio/Fotos Públicas)

Barra Mansa – Uma grávida, de quatro meses, entrou em contato com o DIÁRIO DO VALE, através do Facebook, e reclamou da falta da vacina contra a Hepatite B na rede pública da região. Patrícia Moreira, moradora do São Luiz, procurou a vacina no posto de saúde do bairro e em outras unidades durante três semanas, mas não encontrou. A gestante disse que precisa tomar a segunda dose da vacina até o fim do mês para não atrasar os procedimentos do pré-natal.

– Procurei o posto de saúde do meu bairro e a enfermeira me disse que nenhuma unidade está fornecendo a vacina. Preciso da segunda dose para não atrasar a última que eu teria que tomar em julho, antes do nascimento do meu bebê. Quando soube que não tinha o medicamento fiquei desesperada – disse, acrescentando que chegou a pesquisar o preço da vacina em algumas farmácias, mas não comprou, pois é valor é alto. “Pesquisei o preço em algumas farmácias, mas desisti de comprar, pois a vacina custa mais de R$ 100 e no momento estou desempregada”, falou.

Em nota, a prefeitura informou que o Governo Federal está em atraso no repasse de vacinas ao município. Mesmo com o estoque baixo, a secretaria de Saúde informou ainda que tem priorizado a imunização de crianças e mulheres grávidas. Desta forma, a secretaria disse que a gestante pode comparecer ao UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro para tomar a vacina contra Hepatite B. A unidade de saúde fica na Rua Santos Dumont, no Centro.

Faltam outras vacinas

De acordo com o coordenador de epidemiologia do município, Eduardo Lacerda, estão em falta as vacinas dT (difteria/ tétano); Hepatite A;Tetraviral (sarampo/caxumba/rubéola/varicela); DTP (difteria/tétano/coqueluche) e a DTP acelular infantil, além de soros antirrábico, aracnídeo e antiescorpiônico.

– A redução no quantitativo de imunobiológicos começou em meados de 2015, segundo o Ministério da Saúde, devido à reforma do Instituto Butantã e a problemas nos portos e aeroportos brasileiros na liberação de insumos para produção de vacinas – detalhou Lacerda.

Diante das dificuldades, Barra Mansa tem substituído a vacinação DTP pela pentavalente, que é a DTP com a adição da Hepatite B e aplicado a triviral (sarampo/caxumba/rubéola) separada da imunização contra varicela.

– Quem necessita da vacina antitetânica para fins de trabalho a secretaria está emitindo declaração à empresa informando sobre os problemas e se comprometendo a imunizar o trabalhador tão logo o abastecimento seja normalizado – disse Lacerda, ressaltando que o estoque de vacinas BCG (tuberculose) e a pentavalente não foi afetado.

O Brasil é o único país a desenvolver um programa de imunização na rede pública de saúde. Segundo Eduardo Lacerda o Ministério da Saúde não informou uma previsão de quando a distribuição será regularizada. A orientação é para que as pessoas continuem procurando informações nas Unidades de Saúde próximas de suas casas sobre a regularidade na aplicação das vacinas.

 

 

You may also like

2 comments

Bebe 19 de fevereiro de 2016, 17:48h - 17:48

Onde esta o Ministério Publico que não faz nada ……….literalmente , não faz nada !

Jonathan Ribeiro 18 de fevereiro de 2016, 18:33h - 18:33

Um Absurdo mesmo, em VOLTA REDONDA não tem faz tempo!!!! e vamos nós e nossas crianças pagando a conta dos corruptos!!!! Reduz o salario dos politicos e seus privilégios e paga a conta da saúde!!!! Se começar a punir os responsáveis, logo resove… agora só nós pagamos essa conta!! ai não da…. e a justiça onde fica….

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996