Grupo de artesãos faz exposição no bairro a Casa de Pedra, em Volta Redonda

by Diário do Vale
Arte: Feira de artesanato reúne peças diversas na Praça Oscar Cardoso, na Casa de Pedra, em Volta Redonda (Foto: Paulo Dimas)

Arte: Feira de artesanato reúne peças diversas na Praça Oscar Cardoso, na Casa de Pedra, em Volta Redonda (Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda –

A feira de artesanato “Encontro das Artes” realizou mais uma exposição na Praça Oscar Cardoso, no bairro Casa de Pedra, reunindo trabalhos de aproximadamente 30 profissionais. O evento aconteceu sábado e atraiu moradores de Volta Redonda e outras cidades.

O encontro, que já existe há três anos, ocorre todo segundo sábado do mês. Os produtos vão desde peças como velas, bonecos, crochê, patchwork (artesanato em tecido), doces caseiros até esculturas com materiais reutilizados. Todos são vendidos a preços populares.

De acordo com uma das integrantes do grupo, Silvana Guelli, eles estão planejando calcular os custos dos itens, em parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense) para calcular o preço de cada peça.

– Às vezes o artesão fica tão envolvido na produção do artefato, que ele não sabe calcular o valor. Então sempre presamos pelo preço justo – explicou a artesã.

A feira é organizada por um grupo diversificado, incluindo aposentados e profissionais autônomos. O espaço disponibilizado aos expositores é uma oportunidade de complementação de renda, com a possibilidade de exibir e comercializar seus trabalhos em um local amplo e visado.

A ideia da feira é agregar a diversidade de peças artesanais e o interesse de cada artesão, promovendo um convívio familiar nos encontros. O grupo possui um regulamento com suas próprias regras para manter a qualidade do evento, segundo os organizadores.

– A gente tem alguns princípios que são fundamentais para o grupo: o artesão tem que estar presente na feira; não pode pegar produto de outra pessoa para vender aqui. Temos zelo pela qualidade da peça e estamos sempre buscando melhorar, por exemplo, se vejo um trabalho que pode ser melhor, oriento – disse Silvana, acrescentando que são feitas reuniões para tirar dúvidas.

Um diferencial do grupo é que ele trabalha com “economia solidária”, onde nenhum dos expositores pode competir com o outro, ou seja, cada produto é único dentro da feira. A exigência acaba, segundo os artesãos, dando aos objetos e itens culinários mais qualidade.

– Desenvolvo peças com jornal reciclado e tenho produtos até fora do Brasil. A expectativa para a feira é sempre boa, e é sempre um prazer receber e atender os visitantes – comentou Lair Senhorinho, um dos organizadores da feira.

 Atraindo o público

Silvana destacou que o evento costuma propor, sempre que possível, atividades lúdicas para atrair públicos diversos.

– Buscamos criar um ambiente onde os visitantes se sintam acolhidos, com oficinas e apresentação de dança. Os clientes concorrem a produtos que são sorteados entre aqueles que preenchem a lista de presença – completou.

O evento, que teve início às 10h e se estendeu até às 17h, atraiu que passava de carro. A professora Rosana Antoniol foi uma das clientes que estacionou o carro quando viu a feira. Segundo ela, o trabalho dos artesãos é muito bem feito. Ela comprou um porta-papel toalha e um enfeite de cozinha.

– Eu sempre passo por aqui, mas não tenho tempo de parar. Agora fiquei sabendo quando acontece e com certeza vou voltar, porque tem muita coisa interessante – falou.

 Conheça o grupo

O grupo de artesão Encontro das Artes reúne desde 2012 profissionais liberais, aposentados e pessoas envolvidas com arte e culinária, com a intenção de expor trabalhos de forma conjunta à comunidade da Casa de Pedra. Embora não se estabeleçam como uma cooperativa, o grupo possui regulamento e atualmente tem auxílio de alunos pesquisadores da UFF (Universidade Federal Fluminense), por meio de um projeto chamado Incubadora.

O projeto tem como intenção assessorar administrativa e juridicamente os profissionais em sua organização, produção e comercialização. Alunos de administração e mais dois professores acompanham e orientam o grupo na intenção de potencializar suas atividades.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996