Grupo de Oração Universitário existe há onze anos em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – Criado com o objetivo de levar da fé cristã entre estudantes, o Movimento Ministério Universidade Renovada começou as atividades nos anos 90, em Minas Gerais, e com o tempo foi se espalhando por todo o país e até para o exterior. Hoje é conhecido como Grupo de Oração Universitário (GOU) e está presente na região.

De acordo com Eduardo Casemiro, aluno do nono período do curso de Engenharia de Produção na UFF (Universidade Federal Fluminense), campus Vila, em Volta Redonda, o grupo faz uma manifestação católica da renovação carismática dentro das universidades. Em Volta Redonda, destaca Eduardo, o GOU teve início em 2006, dentro da escola de engenharia da UFF/Vila, e hoje também existe na UFF campus Aterrado, no Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa) e no IFRJ (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de VR). Da mesma maneira, está presente na Associação Educacional Dom Bosco, em Resende.

– Em média, fazem parte das reuniões do grupo de orações na UFF Vila em torno de 15 pessoas, entre estudantes, professores e servidores. Nos reunimos uma vez por semana na sala B-09, toda quinta-feira, ao meio dia. Além dos encontros para orações, o grupo também costuma realizar eventos com os calouros todo início de período letivo. E uma vez por mês é celebrada uma missa dentro do campus. O grupo, sempre que possível, realiza eventos religiosos de integração fora da instituição. Como, por exemplo, uma ação de louvor na Praça Brasil ou debates abordando a formação pessoal dos alunos – explicou.

Orações: Ambiente universitário conta também com ações e projetos da Igreja Católica (Foto: Júlio Amaral)

Orações: Ambiente universitário conta também com ações e projetos da Igreja Católica (Foto: Júlio Amaral)

Segundo Eduardo, o grupo também faz uma integração com projetos sociais da universidade, através de ações como arrecadação de alimentos e visitas às instituições.

O estudante Rodrigo Vane, aluno do sétimo período de Engenharia Mecânica, frequenta os encontros há um ano e meio, atuando no Ministério de Arte. Ele afirma que é gratificante participar das reuniões do grupo de oração. Já na opinião do coordenador Eduardo, o GOU ajuda os estudantes a tentar fazer as coisas melhores.

– Depois que comecei a frequentar o grupo a minha vida acadêmica começou a melhorar, como também o meu relacionamento pessoal e familiar. Chequei a mudar de curso e passei a ser uma pessoa mais feliz – opina.

O professor de física Yuri Vaz, que cursou engenharia metalúrgica na UFF, frequenta o GOU há quatro anos, onde faz parte do núcleo de serviço.

– Já frequentava a Igreja e sempre participei de grupos de oração. E como frequentava as aulas à noite, deixei de participar do meu grupo de oração no Conforto passando a frequentar o grupo de oração universitária. O grupo me ajudou a fortalecer a fé e continua me ajudando de diversas formas. Já tinha uma fé católica e o grupo potencializou isso. Por consequência a minha forma de encarar as disciplinas do curso mudou para melhor, contribuindo para melhorar também o meu rendimento – destacou.

O grupo de oração não tem nenhum apoio financeiro da UFF, mas a direção da faculdade dá ao GOU um respaldo para atuar no meio acadêmico. “O GOU é formado por pessoas de diversas denominações religiosas, mas principalmente por católicos, e procuramos ajudar todos os membros tanto espiritualmente quanto fisicamente. Dando um suporte para no caso de estudantes que tem dificuldades de se manter na cidade. Também auxiliamos no ensino através de uma monitoria voluntária. E caso necessário até ajuda de alimento e financeira”, declara.

 

 

Por Julio Amaral

([email protected])

You may also like

17 comments

Alexandre 3 de outubro de 2017, 17:13h - 17:13

Universidade deveria ser lugar para se estudar!
Não entendam errado, dos males, a religião é o menor. Piores são as vendas de ingressos para Chopadas e festas dentro do Campus, onde esses imbecis colocam som alto dentro da própria Universidade, atrapalhando aulas. Universidade deveria ser lugar para se estudar, não lugar para promover festas, chopadas e afins!
Será que alguma parcela desse dinheiro alguma vez já serviu para ajudar a completar o acervo da biblioteca que por vezes não tem o exemplar que você procura? Se não é para a melhoria do ensino, não vejo razão, ainda mais quando atrapalha de alguma forma.
Enquanto essas e outras coisas acontecem, alguns cursos de pós fecham as portas e outros caem de nota na avaliação da CAPES.
Por isso o nível do ensino vai de mal a pior.
A banalização das Universidades está cada vez maior.
Que fique claro, não sou contra a manifestação religiosa de ninguém, só acredito que vai do bom senso de cada um em perceber que a Universidade não é o lugar ideal para isso.

Alexandre 3 de outubro de 2017, 17:19h - 17:19

Apenas para dirimir quaisquer dúvidas, pois ficou mal formulado/ambíguo acima: o pessoal coloca som alto e vende ingressos no pátio, as festas não acontecem dentro do Campus.

Yuri Alves 2 de outubro de 2017, 00:11h - 00:11

Ótima reportagem! Que tenham mais grupos de oração como esse para formar profissionais com a doutrina de pentecostes na sociedade. Precisamos de mais exemplos assim.

VAI VENDO 1 de outubro de 2017, 21:26h - 21:26

Aí o grupo cresce…precisam de mais uma sala e mais outra e mais outra. Depois passam para o auditório no terceiro andar do prédio B. Aí outras denominações religiosas exigem o mesmo direito. Pronto! Tomaram a UFF Aterrado como igreja. Um dia para a católica, outro dia a evangélica, outro dia para a universal, outro dia para os muçulmanos outro dia para os Hindus, outro dia para os Budistas, outro dia para os Animistas, outro dia para… E os estudantes, as pesquisas, as aulas, a seriedade acadêmica?

Vão procurar uma igreja, gente! A igreja Nossa Senhora das Graças no Jardim Paraíba fica aberta todo o dia e parte da noite. A igreja do conforto fica aberta todo o dia e parte da noite. Duas grandes igrejas e vazias a maior parte do tempo, além de várias igrejas que ficam abertas o dia inteiro.

Gabriel 2 de outubro de 2017, 11:21h - 11:21

As universidades necessitam mais que a Nossa Senhora das Graças. Não sair da Igreja é muito cômodo. E não vai ter nada de protestantes afinal essa gente defende que a fé seja privatizada. Restrita ao ambiente particular!

VAI VENDO 2 de outubro de 2017, 23:26h - 23:26

As universidades precisam de estudantes dedicados a aprenderem uma profissão ou pesquisadores e principalmente a ler e escrever. Não é possível um advogado ou engenheiro escrevendo como em redes sociais.

E ainda atacam outras denominações.

Alexandre 3 de outubro de 2017, 17:29h - 17:29

Concordo com o “Vai vendo”.

Quanto ao que o Gabriel disse…me explica então sobre o Celebra!
Um grupo Protestante com intuito similar ao do GOU.

Dentro das Universidades precisamos de menos dogmas, e mais pesquisadores!

Gabriel 7 de outubro de 2017, 23:07h - 23:07

O mundo precisa de pessoas que pensam, pesquisem, discutam e resolvam problemas. Com esse objetivo que a Igreja Católica criou as universidades e tem sua doutrina com base em São Tomás de Aquino, que dizia que fé e razão não devem se sobrepor.

Eu que tô na UFF todo dia acabo conhecendo diversas pessoas. A UFF do Aterrado é o lugar com mais esquerdistas e ateus por metro quadrado de VR, sobretudo porque estamos no RJ. E veja que engraçado: são pessoas desse tipinho que mamam no Estado há 6-7 anos e não apresentam nenhum desenvolvimento. Vão à faculdade para fazer manifesto político.

Essas pessoas do GOU não estão rezando no horário de aula. E eu conheço algumas delas e afirmo que são totalmente ao contrário do grupelho que domina as faculdades públicas. E outra: se eu quiser promover 10 grupos católicos dentro da UFF, vou ajudar com o maior gosto! Eu pago para estar lá! E ninguém é obrigado a participar dos encontros e Missas.

Gabriel 7 de outubro de 2017, 23:11h - 23:11

Esse movimento ateísta/irreligioso moderno no Brasil é o mais p/@/u no k/u que já existiu. Bando de afeminado que se ofende com qualquer crucifixo.

Construam alguma sociedade primeiro e depois comecem a ditar regras. Bando de irrelevante.

Sandra1 1 de outubro de 2017, 10:03h - 10:03

Parabéns meninos, continuem nesse caminho, não interessa a religião, o importante é estarem bem e deixar seus pais tranquilos. Esses serão ótimos profissionais nos quais poderemos confiar.

Matheus 3 de outubro de 2017, 17:31h - 17:31

Quando forem construir pontes, que orem para que os cálculos estejam corretos e a ponte não caia hahaha
Realmente, ótimos! (Y)
Tá “S”erto!

Juquinha 1 de outubro de 2017, 06:48h - 06:48

Coisa rara um grupo com objetivos espirituais. Parabéns aos jovens participantes.

Rodrigo Vane 1 de outubro de 2017, 01:08h - 01:08

Estou honrado pelo grupo de oração ter conseguido um espaço no Diário do Vale. Meus parabéns também pelo ótimo trabalho do Júlio Amaral com esta excelente matéria.

Para enriquecer mais este conteúdo vou completar o que disse. O GOU é como uma bateria de recarga pelo qual eu renovo minhas energias. Se não fosse isso com certeza já teria desistido da faculdade porque não sei o que tem naquele lugar que drena tanto nossa motivação e inspiração. É bem terrível o sentimento diário e inadiável de desolação e o grupo de oração faz bem o papel de oasis no deserto.

Fiquem com Deus e sejam todos bem vindos para participar de nosso grupo!

guto 30 de setembro de 2017, 19:14h - 19:14

Que eles fiquem apenas nos campos das engenharias e da tecnologia, pois há menos perseguição religiosa, enquanto nos campos das ciências humanas a perseguição é aberta, pois estão totalmente dominados pelos comunistas que defendem as teorias esquerdistas e não aceitam as doutrinas cristãs!!!

Capitalista com Vale Refeição. 1 de outubro de 2017, 14:22h - 14:22

Esse guto, o aiatolá das hóstias, que nunca deve ter entrado num campus universitário na vida (no máximo, fez uma graduaçãozinha em facu de shopping), está surtando de novo.Como escreve besteira! Acabou o Gardenal na Farmácia Popular, só pode.

guto 1 de outubro de 2017, 19:16h - 19:16

Capitalista com Vale Refeição,
Quando houve a época do impeachment da ex-presidente Dilma todos os professores das áreas de humanas ameaçaram entrar em greve, pois consideraram o impeachment como “gopi”…
Capitalista com Vale Refeição, eu sou a favor da ‘escola sem partido’, pois na maioria dos colégios os professores de humanas fazem propaganda velada à favor de políticos da esquerda!

Gabriel 30 de setembro de 2017, 19:09h - 19:09

GLÓRIA A DEUS!!! Levar um pouco de decência a esse antro de depravado (UFF) é ótimo! MARIA PASSA NA FRENTE!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996