segunda-feira, 28 de setembro de 2020 - 06:37 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Grupos de ‘Caminhada Orientada’ da Terceira Idade realizam passeio

Grupos de ‘Caminhada Orientada’ da Terceira Idade realizam passeio

Matéria publicada em 11 de abril de 2018, 14:35 horas

 


Acompanhados de professores de educação física, cerca de 100 idosos de Barra Mansa visitaram o Sítio das Palmeiras, em Resende

Barra Mansa – Um dia inteiro respirando ar puro e se divertindo. Foi dessa forma que aproximadamente 100 idosos dos grupos de Caminhada Orientada da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer aproveitaram a terça-feira (10). Acompanhados de professores de educação física, os grupos dos bairros Centro, Santa Maria II, Vista Alegre e Vila Coringa organizaram um passeio ao Sítio das Palmeiras, em Resende. Durante a visita, eles compartilharam aulas de dança, alongamento, hidroginástica, tirolesa e contato com animais exóticos, entre outras atividades de lazer.

O professor de Educação Física, que é orientador do grupo do Centro da cidade, Fábio Leal, explicou que a ideia do passeio partiu dos próprios idosos, com o objetivo de integrar os grupos de diferentes bairros.

– Foi um momento muito especial porque os idosos puderam participar de atividades em conjunto. Eles se divertiram com aulas de dança, alongamento, caminhadas pelo sítio e hidroginástica – completou.

Idosos participam de atividades físicas durante passeio em sítio de Resende (PMBM)

Idosos participam de atividades físicas durante passeio em sítio de Resende (PMBM)

Os idosos também experimentaram alguns exercícios radicais como tirolesa, pedalinho, caiaque e o contato com animais exóticos como cobra, furão, arara e tucano. Fábio explicou que a intenção é realizar os passeios a cada três meses. “Esses passeios são uma forma de sair da rotina de exercícios diários e proporcionar aos participantes um momento de diversão, lazer e descanso”, destacou.

A aposentada Olga Moraes foi uma das participantes. Aos 71 anos, ela participa diariamente de diversas atividades físicas. “Que passeio gostoso. Foi um dia maravilhoso em que podemos distrair a cabeça e rever nossos amigos que se tornaram uma família”, disse, ressaltando que irá nos próximos passeios.

Outras atividades

Além das caminhadas orientadas, a Secretaria de Esporte oferece diversas outras modalidades esportivas, como gap-hit, pilates, ginástica localizada, zumba e treinamento funcional nos núcleos esportivos implementados nos bairros Colônia Santo Antônio, Saudade, Santa Rosa, Vila Ursulino, Região Leste e Vista Alegre. Para participar basta ir até um dos núcleos portando um atestado médico autorizando a prática de atividade física.

A secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rose Vilela, destaca a apoio de atividades para o desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes. “Quem pratica atividade em grupo se sente mais motivado. É um momento que gera oportunidade para novas amizades e descobertas e acaba auxiliando no combate ao estresse e a depressão”, conclui Rose.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document