terça-feira, 2 de junho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Guarda Civil Municipal comemora 18 anos de existência em Porto Real

Guarda Civil Municipal comemora 18 anos de existência em Porto Real

Matéria publicada em 23 de maio de 2020, 13:41 horas

 


Porto Real– Criada pela Lei n° 139 de 20/05/2002, a Guarda Civil Municipal de Porto Real (GCM), da Secretaria de Ordem Pública completou nessa mesma data 18 anos de existência. Investimentos como: novos uniformes, Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual; novos veículos e motocicletas; convênio com o Detran-RJ, para regularização e ordenamento do tráfego da cidade, após devida capacitação do Grupamento de Trânsito; criação do Grupamento Ambiental foram algumas das principais avanços nos últimos anos.

– Gostaria de parabenizar todos os integrantes da Guarda Civil Municipal, que estão sempre empenhados em assegurar a preservação dos bens públicos, zelando pela segurança; bem-estar e qualidade de vida da população. A gestão entende a importância do setor para o bom andamento de fatores como o meio ambiente e o trânsito e outros fatores de ordenamento urbano. Por isso é fundamental que a Prefeitura oferte as ferramentas necessárias para o bom andamento dos serviços realizados pela GCM – contou o prefeito Ailton Marques.

O secretário de Ordem Pública, Carlos Machado, relatou que as melhorias implantadas são essenciais para manter a qualidade de todas as atividades desempenhadas pela GCM.

– A Guarda Municipal tem como função principal proteger os bens, serviços e instalações, de acordo com a legislação em vigor. Além disso, a GCM pode eventualmente, se solicitado, atuar juntamente às outras forças de segurança pública, exercendo importante papel no que se refere à promoção de um trabalho educativo e ainda de apoio à garantia dos direitos humanos, como, por exemplo, o direito à segurança. Por esse motivo, trabalhamos incessantemente, a fim de garantir aos integrantes de nossa corporação todas as ferramentas necessárias, contribuindo para a qualidade das ações realizadas pela Guarda – analisou o secretário que ainda enumerou a importância dos convênios com outros órgãos públicos.

– O convênio com o Detran foi fundamental para que o município pudesse ter mais mobilidade, ordenamento urbano e um trânsito mais seguro, em conformidade com a lei. No que diz respeito à comunicação, o Termo de Cooperação Técnica, assinado junto à Secretaria de Estado de Segurança –RJ, incluiu o município no Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual. Esse sistema é utilizado para a articulação e operação das Forças de Segurança Pública e Defesa Social, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. Já o Grupamento Ambiental Guarda Civil Ambiental, atua na prevenção, orientação e fiscalização do patrimônio do meio ambiente do município, coibindo ações contrárias à legislação, como a caça e a pesca predatória, os maus tratos contra animais, queimadas, o corte irregular de árvores e outros crimes ambientais. Tendo em vista todos os serviços realizado, com empenho e dedicação, em nome da Secretaria de Ordem Pública, gostaria de agradecer e parabenizar a todos os integrantes da corporação da Guarda Civil Municipal, pelos 18 anos de serviços prestados à população – concluiu o secretário.

Guarda Civil Municipal

Atualmente a GCM possui um efetivo de 74 guardas civis municipais; 20 vigias concursados; sete porteiros e 37 vigias contratados. Além disso, a Guarda Civil Municipal conta com um Grupamento Ambiental, que foi criado por meio da Lei n° 346/2009, além do Grupamento de Trânsito.
A frota da Guarda Civil Municipal atua nas diversas frentes de trabalho, auxiliando na proteção ao patrimônio público; rondas escolares; questões relacionadas ao meio ambiente e trânsito e conta com seis motocicletas e cinco veículos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar
    Eleitor Zé Ruela

    Parabéns aos Guardícias(guardas que pensam que são polícia) de Porto Real. Fez 18 anos? Já pode se alistar no exército.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document