quinta-feira, 20 de janeiro de 2022 - 02:58 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / ‘Guarda Mirim’ tem início em Volta Redonda

‘Guarda Mirim’ tem início em Volta Redonda

Matéria publicada em 22 de agosto de 2017, 21:08 horas

 


Projeto promove a inclusão social de crianças e jovens; 100 alunos participam e já há fila de espera para o ano que vem

Formação: Projeto é desenvolvido pela secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac) e pela Guarda Municipal (Foto: Adriana Marins / Secom VR)

Formação: Projeto é desenvolvido pela secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac) e pela Guarda Municipal (Foto: Adriana Marins / Secom VR)

Volta Redonda – O projeto Guarda Mirim, que abrange crianças e adolescentes entre oito e 17 anos, teve sua aula inaugural nesta terça-feira (22), na quadra da Guarda Municipal, na Ilha São João. O objetivo do projeto é promover a inclusão social de crianças e jovens, com a socialização e conscientização ética.

Os participantes vão receber conhecimentos de primeiros socorros, instruções de trânsito, meio ambiente, combate e prevenção ao uso de drogas, ética e cidadania, direitos humanos e planejamento familiar. Os alunos da primeira turma do projeto pertencem ao Cras (Centro de Referência e Assistência Social) Ilha Parque. Na quinta-feira, será a vez dos alunos do Cras Três Poços, que também terão sua aula inaugural na quadra da Guarda Municipal.

O projeto é desenvolvido pela secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac) e pela Guarda Municipal, além de contar com outros parceiros. A GM vai realizar a formação para o trânsito, as campanhas educacionais e preventivas e haverá ainda uma visita ao Batalhão do Corpo de Bombeiros.

– É importante que os alunos tenham estes conhecimentos, desde cedo. Esta é uma contribuição que estamos fazendo para a construção da cidadania. Crianças e jovens são agentes transformadores e podem levar estes conhecimentos para a família, o que ajuda a multiplicar esta consciência para uma vida mais participativa em sua comunidade – disse o secretário municipal de Ação Comunitária e vice-prefeito, Maycon Abrantes.

Na Semana Nacional de Trânsito, que vai acontecer este ano entre os dias 18 e 25 de setembro, os alunos terão oportunidade de acompanhar o trabalho que será desenvolvido pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, o que irá proporcionar a eles maior conscientização sobre a realidade do trânsito.

Com duração de quatro meses, a primeira aula foi sobre Ordem Unida, que é a instrução sobre disciplina da tropa, colocar em ordem, aprender sobre o enfileiramento correto, de acordo com a altura de cada um e os movimentos básicos da marcha, em razão do desfile cívico de 7 de Setembro.

Maria Fernanda de Souza tem nove anos e é moradora do bairro Volta Grande. Ela revelou que está adorando o curso.

– Quando eu cheguei da escola a minha mãe me contou que me inscreveu e eu fique super feliz, surgiu muitas ideias na minha cabeça e eu gostei, porque eu sei que vou aprender muitas atividades, a cuidar das coisas, aprender a viver e a me proteger também – disse a menina.

Ao final do curso, cada aluno que cumprir a carga horária estabelecida receberá um certificado, oferecido pela Guarda Municipal.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Parabéns SMAC. O nosso País só mudará através de nossas crianças, e em programas como esse. A grande maioria dos pais de hoje, não sabem educar seus filhos. Nesse treinamento aprenderão como ser um cidadão/cidadã do bem, e também as regras impostas pela sociedade, respeitando os direitos dos outros.

Untitled Document