Hoje é o último dia para se inscrever nos Jogos Estaduais da Juventude de Xadrez de Barra Mansa

by Diário do Vale
xadrez

(Foto: Divulgação)

 

No próximo fim de semana, dias 14 e 15 , o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – realizará, em parceria com o governo municipal, os Jogos Estaduais da Juventude de Xadrez 2015. Esta será a etapa que antecede a competição de nível nacional, que ocorrerá em Santa Catarina dentro dos próximos meses. Os enxadristas em condições de participar dos jogos têm até esta quinta-feira (12) para se inscreverem via e-mail.

A competição terá início às 13h, no sábado, com a abertura solene do evento e congresso técnico, no Salão Nobre Prof. Jayme Dantas. O primeiro jogo está marcado para começar às 13h30 com as demais partidas seguindo até às 18h30. No segundo dia de competição, após a última rodada, ocorrerão às 18h30 o encerramento e a premiação dos vencedores. A expectativa da organização é de que mais de 70 jogadores de todo estado do Rio de Janeiro participem do evento.

Para o diretor de Extensão e Relações Comunitárias do UBM, Fernando Vitorino, a realização do evento tem por objetivo incentivar os jovens. “A proposta é estimular a aprendizagem e a inclusão por meio da atividade desportiva. A prática do xadrez estimula o conhecimento, a estratégia e a criatividade. O jogo tem importância significativa na formação integral do jovem. Além de ser uma atividade de lazer e recreação”, disse o diretor.

O campeonato será dividido em três categorias, femininas e absolutas, – Sub 16 anos (nascidos até 1999), Sub 18 anos (nascidos até 1997) e Sub 20 anos (nascidos até 1995). As partidas terão, no máximo, duas horas de duração no sistema de jogo Round Robin, em 5 ou 7 rodadas (de 5 a 8 participantes por categoria), ou Suíço, em 6 rodadas (mais de 8 participantes por categoria). Os três primeiros colocados serão premiados com troféus e medalhas e os campeões recebem como prêmio a inscrição e a hospedagem para a próxima etapa.

Inscrição

Para se inscreverem nos Jogos Estaduais da Juventude de Xadrez, os competidores interessados devem enviar seus dados pessoais para o e-mail da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (FEXERJ) e fazer o pagamento da taxa de inscrição. Para federados o custo é de R$ 20,00 e para não federados, R$ 30,00. As inscrições devem ser pagas em depósito ou transferência realizado na conta corrente informada no site da FEXERJ (www.fexerj.org.br)

No corpo do e-mail deve constar o nome completo do competidor, número do RG e data de nascimento. Para os enxadristas associados à FEXERJ são necessárias as informações do clube e rating. Os jogadores devem enviar os dados para o e-mail [email protected]; com cópia para [email protected] e [email protected]. O prazo para inscrição encerra-se hoje, às 20h.

Podem participar moradores do estado do Rio de Janeiro que conheçam as regras do xadrez e saibam fazer as anotações das jogadas. No dia do evento, os enxadristas devem chegar com, no mínimo, uma hora de antecedência para confirmar a inscrição.

Projeto Evoluindo Mentes

Atualmente, o Projeto de Xadrez Pedagógico Evoluindo Mentes, desenvolvido pela prefeitura de Barra Mansa, é realizado em 23 escolas municipais e reúne cerca de 4mil crianças e adolescentes, com idades a partir de 06 anos. “A prática do xadrez tem muitas vantagens. Concentração, disciplina e análise crítica de problemas são algumas delas. Temos muitas mães de alunos do projeto que relatam que os filhos estão mais calmos”, concluiu o coordenador do projeto, Nilson Abrantes.

 

Na região, o jogo também conta com o apoio da Real Academia de Xadrez Evoluindo Mentes (RAXEM), um clube que reúne professores e pais de alunos que praticam o xadrez. No ano passado, o UBM realizou, junto à prefeitura, à FEXERJ e à RAXEM, o Circuito Regional de Xadrez Escolar, que classificou competidores do Sul Fluminense para a etapa estadual de xadrez.

Programação

Sábado 14/03

13:00 – Abertura e Congresso Técnico

13:30 – Primeira rodada

16:00 – Segunda rodada

18:30 – Terceira rodada

 

Domingo 15/03

10:00 – Quarta rodada

13:30 – Quinta Rodada

16:00 – Sexta Rodada

18:30 – Encerramento e Premiação

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996