Volta Redonda – O Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) recebeu, na quinta-feira (27), uma visita que transformou corredores e quartos em um baile de Carnaval. O bloco do Projeto “De Mãos Dadas”, uma iniciativa voluntária que leva música a hospitais da região, percorreu diversos setores da instituição, espalhando sorrisos entre pacientes e colaboradores.
A ação, realizada em celebração ao Carnaval, contou com palhaços e voluntários do grupo que interagiram com os pacientes, distribuíram pequenos presentes e levaram mensagens. O objetivo é oferecer apoio emocional e espiritual a pessoas em momentos de vulnerabilidade.
Não foram apenas os pacientes que se emocionaram com a visita. Funcionários do hospital também entraram no clima festivo, cantando, sorrindo e compartilhando momentos com o grupo. Segundo o enfermeiro neonatologista, Rayoni Lopes, a interação entre os pacientes e a equipe foi positiva, criando um ambiente acolhedor.
“Atividades como essa ajudam a amenizar o ambiente da UTI. Elas oferecem acolhimento, além de trazer encorajamento para as famílias e a equipe. Essas iniciativas criam momentos de conexão, permitindo que todos compartilhem sentimentos e experiências, contribuindo para um ambiente mais humano e solidário.”
Para Mara, uma das coordenadoras do Projeto “De Mãos Dadas”, ações como essa reforçam a importância do carinho e da empatia dentro do ambiente hospitalar.
“Viemos ao hospital da FOA trazendo um pouquinho de amor, fé e alegria. Foi bom estar aqui com os pacientes e funcionários deste hospital que transmite tanto carinho. Momentos como esse fazem a diferença”, afirmou.

Foto: Divulgação