quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Hospital da Japuíba faz quase 100 cirurgias de catarata neste fim de semana

Hospital da Japuíba faz quase 100 cirurgias de catarata neste fim de semana

Matéria publicada em 27 de janeiro de 2020, 15:54 horas

 


Procedimento é oferecido gratuitamente aos moradores de Angra dos Reis
(Foto: Anderson Tavares)

Angra dos Reis- Neste final de semana aconteceu mais um mutirão de catarata, no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ). No total foram realizadas 91 cirurgias. Foram 43 cirurgias no sábado (25) e outras 48 no domingo (26). Entre novembro de 2019 e maio de 2020 estão previstas a realização de 860 operações, totalmente gratuitas.

Em 2019, o HMJ encerrou o ano tendo realizado 980 operações, possibilitando uma nova visão e mais qualidade de vida para todas essas pessoas. A equipe das cirurgias conta com médicos oftalmologistas, anestesista, instrumentador e profissionais de enfermagem. De acordo com a equipe do HMJ, a catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo, e os idosos são os que mais sofrem com o embaçamento visual causado pela doença.

Antes dos mutirões, os pacientes de Angra tinham que acordar de madrugada e enfrentar horas de estrada para serem operados em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Mas isso mudou. Para ter acesso à cirurgia de catarata, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e lá o médico fará um encaminhamento para o setor oftalmológico do HMJ. Após consultas e exames, caso os especialistas constatem a necessidade da cirurgia, ela será realizada.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document