terça-feira, 20 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Hospital de Emergência recebe novo aparelho de Raio-X portátil

Hospital de Emergência recebe novo aparelho de Raio-X portátil

Matéria publicada em 10 de janeiro de 2019, 19:23 horas

 


Resende – O Hospital de Emergência Henrique Sergio Gregori, unidade de referência no atendimento de urgência e emergência na região das Agulhas Negras, formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real, acaba de ser contemplado com um novo aparelho de raio-x digital. O equipamento, mais moderno e portátil, ficará a disposição do CTI (Centro de Terapia Intensiva) da unidade e já opera integralmente ajudando a salvar vidas.

De acordo com a direção do HME, o aparelho chegou à unidade na última segunda feira, dia 6, e aguardava um técnico autorizado para a realização da montagem e calibração. Tais procedimentos foram feitos na última quarta-feira, dia 8, quando também houve uma capacitação para que os funcionários aprendessem a manusear corretamente o aparelho. Ao todo, oito profissionais do hospital estão aptos para o manuseio.

O novo equipamento, que vai ajudar a melhorar os serviços prestados pela unidade, afetará diretamente na dinâmica de atendimento do hospital. Outros dois aparelhos de Raio-x já operam e ficarão reservados ao atendimento no Pronto Socorro e na Enfermaria. A partir de agora, os pacientes do CTI, que possuem um quadro de mais atenção e com mais riscos de infecção, terão um equipamento próprio. Antes, os demais aparelhos transitavam pela unidade, o que, muitas vezes, retardava o atendimento.

– A chegada de um aparelho portátil é extremamente importante, principalmente para os pacientes do CTI. Nesse setor há pessoas acamadas com dificuldade de locomoção e que não podem se deslocar para fazer o exame. Com o novo aparelho, esses pacientes poderão fazer o exame na cama, sem nenhum esforço e com muita praticidade. Fará toda a diferença para a população que utiliza os serviços prestados pelo hospital – explica o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Sergio Alves Vieira.

A aquisição do novo aparelho segue uma tendência de investimentos e valorização do sistema público de saúde adotado pela atual gestão. Em 2018, foram investidos mais de R$ 500 mil em reformas, compra de equipamentos e treinamento de servidores do HME. Outro importante passo dado no ano passado foi a entrega da primeira etapa das obras de revitalização da Nova Santa Casa, que promoveu uma verdadeira transformação na unidade. Já a segunda etapa será na próxima terça-feira, dia 15.

– Estamos conseguindo alcançar a meta de promover um resgate do Hospital de Emergência, que é uma referência na região e ficou muitos anos sem receber as melhorias necessárias. Mesmo com um cenário de precariedade e equipamentos ultrapassados com o qual nos deparamos no início da gestão, com muito trabalho, esforço conjunto e com a adoção de uma política de redução de gastos, estamos conseguimos fazer os investimentos que a unidade precisava. Lembrando sempre que, além de melhorar o atendimento prestado à população, é importante se preocupar também em melhorar as condições de trabalho de nossos profissionais – disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document