Hospital Municipal de Porto Real realiza captação de órgãos pela primeira vez

by Diário do Vale

Porto Real – A dor é inevitável, mas a generosidade eterniza sentimentos e memórias. Prova disso foi a autorização concedida por uma família da doação de órgãos de um paciente que teve morte cerebral confirmada esta semana no Hospital Municipal São Francisco de Assis. Graças à generosidade da família, diversas pessoas que esperavam por transplantes foram beneficiadas. A família autorizou a doação de duas córneas, dois rins e do fígado do paciente, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Por este motivo, a madrugada de sexta-feira (6) foi de grande mobilização entre a equipe do Hospital Municipal, juntamente com a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO Barra Mansa), vinculada ao Programa Estadual de Transplante, responsável por trazer os profissionais que realizaram a captação de órgãos.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Brasil registrou recorde de doadores de órgãos no primeiro semestre. Foram 1.662 doadores, um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, o MS afirma que ainda existe muita recusa por parte das famílias. O percentual registrado de recusas de transplantes ainda é alto, cerca de 43%.

– Doação de órgãos é uma atitude maravilhosa, mas cabe aquele que desejar fazer esse ato comunicar essa vontade à família. Estamos muito satisfeitos em poder participar desse momento, desse gesto tão nobre por parte da família do doador. Foi um trabalho de parceria que só se deu graças ao empenho da equipe do Hospital, dos parceiros da OPO Barra Mansa e, principalmente, do trabalho do acolhimento que deu todo suporte à família do doador – relatou o diretor do Hospital, Danilo Bândoli.

O responsável técnico do Hospital, Cyrano dos Santos, agradeceu à família e a todos os profissionais envolvidos no procedimento. “Só temos a agradecer à família e a todos os profissionais que participaram desse momento. Mesmo diante da dor profunda, a família acolheu o pedido feito pelo ente querido e através desse ato grandioso, conseguiu oferecer mais qualidade de vida aos receptores que, com certeza, aguardavam ansiosos por esse momento”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996