I Seminário de Humanização é realizado no Sesc

by Diário do Vale

Barra Mansa – 

O Grupo Humaniza Barra Mansa, da secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira, dia 18, o I Seminário de Humanização denominado ‘Construindo relações de confiança, compromisso e vínculo do SUS’. O encontro, realizado no Sesc BM durante todo o dia, envolveu cerca de 300 profissionais da saúde, durante a manhã e a tarde, na discussão da promoção de um atendimento mais humanizado à população.

Uma peça teatral abordando o alcoolismo foi encenada pelo grupo Sai da rua menino e vem pro circo, de Porto Real. Na sequência, houve breve reflexão acerca da humanização pelo coordenador do grupo teatral,TiagoReseck. “Infelizmente, perdemos a humanização ao longo da vida, a partir do momento em que permanecemos com o foco somente no que é necessário fazer, no profissionalismo e na individualidade. Nem sempre, o remédio e a cura são os mais importantes para os pacientes que nos procuram; muitas vezes o sorriso sincero, o carinho e o acolhimento fazem toda a diferença”, detalhou Tiago, ressaltando que as pessoas, de maneira geral, estão precisando desligar o ‘automático’ e ligar o ‘humano’.

A psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Socorro Malkes, revelou que um dos objetivos do seminário é disseminar a comunicação afetiva. “Por meio da simpatia, linguagem clara e natural, interesse, conhecimento do seu serviço e de uma relação de cordialidade é possível estabelecer melhorias na comunicação interna e externa, bem como obter maior resolutividade nos atendimentos”, analisou Socorro.

A consultora do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Carolina Galdeano, abordou sobre a queda no avanço social. “Estamos vivendo um mundo de individualismo e das conquistas a curto prazo. É necessário resgatar a humanização não somente na área da saúde, como também em outros segmentos e até mesmo na vida particular. Precisamos nos questionar acerca do que a vida espera de nós e o que nós esperamos da vida. E a partir desse significado, da competência e do compromisso reequilibrar o ser humano e criar condições para que as pessoas possam mudar suas vida para melhor. É impossível conceber na área da saúde profissionais que priorizam as redes sociais, como o Facebook, e não o olhar direto ao paciente, o sorriso e um atendimento digno. Não podemos nos robotizar”, disse.

Para o coordenador do Nasf, Wesley Abel Mariano, a humanização é um grande desafio. “É complexo trabalhar a humanização em um universo onde a saúde em todo o país é alvo de reclamações. Mas é necessário e vital para os pacientes, que chegam fragilizados. Na rua, na família eles já foram escorraçados. Aqui eles vêm em busca um pouco de carinho, compaixão e acolhimento”, destacou Wesley.

Ainda pela manhã, participaram do seminário Flávio Augusto, coordenador da rede de urgência e emergência da secretaria de Saúde; Tatiana Clarkson, assessora de políticas de humanização do governo do Rio, traçou um panoramasobre a situação da humanização no estado;Leila Marques, enfermeira de Itatiaia, abordou sobre acolhimento e classificação de risco.

Humaniza Barra Mansa – O grupo de trabalho no município foi criado em 2014 com a finalidade de fortalecer as iniciativas de humanização já existentes e implantar outras novas que beneficiassem diretamente a população. Desde então, cerca de 20 profissionais se reúnem sistematicamente toda quarta-feira para discutir a atenção ao usuário do SUS.

De acordo com Wesley Mariano, a meta do Humaniza Barra Mansa é realizar pelo menos dois seminários por ano visando envolver cada vez mais profissionais na discussão. “É extremamente importante entender que nesta questão somos gente cuidando de gente. Dentro desse contexto, criamos o Grupo Cuidar, de apoio aos cuidadores de pacientes acamados e restritos ao domicílio. Já no próximo mês vamos implantar o Cuidar sobre Rodas, que visa transformar as viagens fora do domicíliopara tratamento contra doenças graves em momentos mais divertidos e agradáveis para os pacientes infantis”, concluiu.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996