Idosos dão exemplos de vitalidade

by Diário do Vale

Volta Redonda e Barra Mansa – A imagem de fragilidade, muitas das vezes associada ao público da terceira, vem deixando de fazer parte da rotina de muitos idosos que, hoje em dia, preferem aproveitar todos os momentos da vida com muita vitalidade. Neste domingo, quando se comemora o Dia do Idoso, pessoas que  fazem parte dessa parcela da população contam como encaram o dia a dia e falam sobre a importância de estarem Envolvidas em atividades e projetos que os ofereçam uma melhor qualidade de vida.

A aposentada Dirce Fagundes da Silva, de 85 anos, é um exemplo. Moradora de Volta Redonda, ela é presença garantida em várias iniciativas da AAP/VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda), por meio do Centro de Prevenção à Saúde do Idoso.

“Participo do coral, do grupo de socialização e do projeto Caminhos Literários, que por sinal faz muito bem pelo fato de fazer com o nosso cérebro trabalhe através dos debates e conversas”, afirma Dirce, que por motivos de saúde precisou interromper as aulas de ginástica no polo do bairro Sessenta. “Parei por restrições médicas, mas nos próximos dias estarei de volta às atividades físicas”, acrescentou.

Com cinco filhos, sete netos e um bisneto, dona Dirce faz questão de ressaltar que estar conectada com o que acontece a sua volta, no Brasil e no mundo, é um dos grandes segredos para se enfrentar a velhice. Se você está conectado, se está informado, você não se sente excluído da sociedade. Deus nos fez para vivermos em comunidade e, por isso, faço questão de participar e de me envolver em várias atividades”, enfatizou a aposentada.

Embora reconheça que muitos idosos possuem suas limitações, dona Dirce resSalta que o comodismo não pode falar mais alto, só porque a pessoa já alcançou determinada idade. “Tendo saúde, não tem porque ficar sentado, esperando a morte chegar. Viver é muito bom e, por isso, eu vivo cada minuto como se fosse o último”, garantiu a aposentada.

Ginástica como aliada

O aposentado Antônio Carlos Fernandes, de 75 anos, afirma que durante muito tempo se viu acomodado, ocupando todo o seu tempo em frente a TV. Há cerca de cinco anos ele teve um pico na pressão arterial e isso foi a gota d´água para que tomasse a decisão de praticar uma atividade física. Morador de Volta Redinda, ele encontrou na ginástica, e na caminhada diária, a saída para manter a saúde em dia.

“Hoje, com 75 anos, tenho muito mais disposição do que quando tinha 70 e só ficava sentado no sofá, sem fazer nada. A ginástica faço três vezes na semana, mas a caminhada é todos os dias, inclusive no domingo. Antes mal gostava de sair de casa, mas hoje eu quem vou ao supermercado, à padaria e faço questão de levar minha neta de 14 anos no curso de inglês”, disse Fernandes.

Já a dona de casa Tereza Queiroz Nascimento, de 66 anos, encontrou na capoeira o motivo para não ficar parada. Moradora de Barra Mansa, ela é aluna do projeto Capoeiraidade do Centro do Idoso e, conforme confessa, já não consegue mais viver sem as aulas de capoeira. Com problemas na coluna e de hipertensão, dona Tereza diz que o esporte só melhorou suas condições de vida.

“Foi a melhor coisa que aconteceu nos últimos meses. Estou muito feliz com a minha turma de capoeira e ainda mais empolgada porque iremos desfilar e nos apresentar no dia do aniversário de Barra Mansa (3 de outubro)”, comenta orgulhosa, a dona de casa.

Além da capoeira, ela também participa da oficina de fuxico e flores artesanais e garante: a interação que essas aulas promovem são de extrema importância para que os idosos sintam-se vivos e úteis para a sociedade. “Todo idoso deveria buscar algo para fazer, para se distrair. Eu não perco uma aula e não fico um dia sem ir ver meus amigos no Centro do Idoso”, celebra dona Tereza.

Comemoração do Dia do Idoso

Em Barra Mansa, conforme ressalta o coordenador do Centro do Idoso, Eduardo Pimentel, a comemoração do Dia do Idoso será realizada no dia 10 de Outubro das 9H às 14 horas, na sede, localizada no Ano Bom. O evento contará com stands de Odontologia, Nutrição, Fisioterapia e outras áreas específicas voltadas para o bem estar e vida saudável dos usuários. Estão programadas oficinas, atividades, lanches e palestras.

“Nossa proposta é promover um dia divertido com lazer e informações importantes para serem aplicadas no dia a dia. Profissionais de diversas áreas estarão envolvidos diretamente e indiretamente no evento, proporcionando um dia leve, educativo e com foco na saúde da melhor idade”, destaca Pimentel.

O Centro do Idoso em Barra Mansa proporciona diversas atividades para que a população da melhor idade no município se torne cada vez mais saudável e ativa. Dentre essas atividades funciona a todo vapor a Capoeiridade, um grupo de capoeira dirigido pelo mestre Pretinho, do Abadá Capoieira, que, segundo Pimentel, tem mudado a vida de todos os idosos participantes, uma vez que a capoeira exercita o corpo e a mente.

“O Centro do Idoso tem recebido um feedback incrível dos usuários participantes,  o grupo já possui mais de 60 inscritos e, a cada dia que passa a procura só aumenta”, comemora o coordenador. Dentre outras atividades, ele também acrescenta as aulas de pintura em tecido e de tricô; as aulas sazonais realizadas na unidade como a Oficina Culinária dirigida pela Nutricionista Jucimara Martins, que tem como objetivo ensinar formas alternativas de preparo de alimentos de acordo com a necessidade do idoso.

Na parte social, Pimentel ressalta que o centro oferece  corte de cabelo gratuito e aulas de alfabetização na melhor idade. “Esse é um dos trabalhos mais bonitos aqui realizados. Temos uma classe de 15 idosos que já tiveram um avanço na leitura e escrita, provando que nunca é tarde para aprender”, comentou o coordenador A unidade também conta com um projeto terapêutico em grupo, coordenador pela psicóloga Andreia Ditz, que trabalha interação social, coordenação motora e estímulo à criatividade através da produção de colchas de fuxico, que são rifadas e revertidas em passeios para os pacientes envolvidos.

“Procuramos sempre fazer eventos em datas especiais, comemorações e até mesmo eventos aleatórios para assim proporcionar lazer, interação e trazer alegria aos Idosos do Município. É gratificante ter um retorno tão positivo dos pacientes”, finaliza Pimentel.

 

Por Roze Martins

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

1 comment

PIÃO 8 de outubro de 2017, 15:02h - 15:02

Fomos fazer uma caminhada no Parque municipal de Niterói e uma tia subiu o morro de 2,5 km com a gente no pique ditado por ela e nem cansou, ela tinha ritmo bom e falou que participa dos programas da terceira idade em Volta Redonda.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996