sábado, 15 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Idosos recebem assistência especializada

Idosos recebem assistência especializada

Matéria publicada em 12 de junho de 2019, 18:10 horas

 


Atendimento na prefeitura orienta sobre o Estatuto do Idoso e apresenta os serviços oferecidos no município

Equipe da prefeitura realiza palestras para conscientizar idosos sobre os seus direitos (Foto – Secom)

Volta Redonda – Volta Redonda tem motivos para comemorar no próximo sábado, dia 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em 2017, o município ganhou a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), que passou a gerenciar o CEPAI (Centro de pré-atendimento ao Idoso).

O serviço é coordenado pelas advogadas Juliana Ferreira e Joana D’arc, que também é responsável pelo atendimento. O CEPAI é um departamento de portas abertas à população idosa, seus familiares, além de pessoas que queiram fazer denúncia de maus-tratos. O local também recebe encaminhamentos de outras instituições de assistência aos idosos.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, informa que o centro funciona na sede da SMIDH, na Rua Antônio Barreiros, no bairro Nossa Senhora das Graças, das 11 às 17h.

– Somente neste ano, até o mês de maio, fizemos 164 atendimentos. A conversa inclui esclarecimentos sobre o Estatuto do Idoso, conscientizam sobre os seus direitos e orientam sobre os tipos de violência sofridos pelos idosos – disse.

Ela ainda exemplificou esses tipos de violência: “Considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico; abandono; autonegligência; negligência; violência física, patrimonial, psicológica ou sexual”, falou.

Além do trabalho desenvolvido pelo CEPAI, a equipe da secretaria também realiza palestras em CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), na Academia da Vida, outros setores da administração pública e instituições privadas. O objetivo é levar para a comunidade as mesmas informações passadas para quem procura atendimento na SMIDH.

O prefeito Samuca Silva lembra que o idoso em Volta Redonda tem serviços especializados para prevenção e tratamento de saúde.

– A população idosa do município conta com a Academia da Vida, os grupos de convivência da Secretaria de Ação Comunitária, o programa Melhor Idade em Movimento, da Secretaria de Esporte e Lazer; além da Policlínica e o Hospital do Idoso, implantado para atender exclusivamente esse público em dezembro de 2017 – afirmou.

Canais de Denúncia:

– SMIDH (CEPAI) (3339-9215 / 3339-9520)
– Centro de Pré-Atendimento ao Idoso (3339-9275)
– Delegacia Policial (3339-2462)
– Defensoria Pública (3347-7149)
– Ministério Público (3347-7128)
– CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (3339-9143)
– Conselho do Idoso (3339-9113)

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    O PREFEITO DE VOLTA REDONDA fala tanto em IDOSOS mais ele não ver o tanto que ele é prejudicial aos IDOSOS da Região. A OBRA da Vila dos IDOSOS NO BELMONTE EM VOLTA REDONDA está INVADIDA a dois anos e ele e seus comandados não tomam providências necessárias. Depois de tantos dinheiros públicos gastos naquela obra. Ela esta do jeito que as autoridades defensora dos IDOSOS deveriam estar lutando por esta Obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document