Igrejas evangélicas e católicas realizam retiros religiosos durante o Carnaval

by Diário do Vale

Volta Redonda – O Carnaval para algumas pessoas é comemorado de forma bem diferente, e para fugir da agitação das escolas de samba e dos blocos de rua, fiéis de diversas denominações religiosas costumam realizar nos dias de folia, retiros espirituais onde o grande objetivo é renovar a fé em Deus.

De acordo com Mizael Rodrigues da Silva, membro da Igreja Metodista do Retiro, onde atua como presidente dos jovens, e é o responsável pela coordenação do retiro espiritual de Carnaval, todos os anos a igreja realiza um retiro de Carnaval direcionado, especialmente, para jovens e adolescentes.

Para Mizael, que tem 21 anos, o retiro tem como objetivo aumentar a fé dos participantes e incentivá-los a participarem de outras atividades na Igreja Metodista.

O coordenador do evento explica que este ano o retiro terá como tema “Até Sermos Um” e será realizado entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março em Vargem Grande, na Fazenda Recriando a Vida.

– Geralmente nestes eventos dividimos as atividades. Na parte da manhã teremos um momento devocional onde cantamos, oramos e lemos a Bíblia juntos, já na parte da tarde é o momento livre, onde as pessoas podem se divertir e descansar, tendo também a oportunidade de ficarem juntos e se conhecerem melhor. E durante a noite realizamos uma confraternização com muita música gospel. Neste Carnaval esperamos contar com a participação de 100 adolescentes e jovens na faixa etária de 12 a 35 anos. No local tem salão de jogos, dois campos de futebol e local de caminhada. E os participantes terão o acompanhamento de três casais que ficarão responsáveis por eles durante o período do evento – esclarece.

Segundo Mizael qualquer pessoa pode participar, mas para isso é só entrar em contato via WhatsApp pelo telefone (24) 99916-1659 e se inscrever.

O universitário, Bruno Nonato dos Santos, de 19 anos, faz parte de um grupo de liderança de jovens na Igreja do Retiro e diz que sempre que tem uma oportunidade participa do retiro de Carnaval na Igreja Metodista do Retiro.

– Participar do retiro espiritual de Carnaval é bom para conhecer pessoas e para experimentar coisas novas, além de enriquecer a parte espiritual e se aproximar mais de Deus. É bom para qualquer tipo de pessoa e até para quem é de outra religião. No retiro você aprende a esquecer os problemas da vida lá fora e se renovar espiritualmente. Vale a pena participar – recomenda Nonato.

Com o objetivo de fortalecer a fé

A Igreja Batista do Belmonte também costuma realiza atividades espirituais no Carnaval, e segundo o pastor Diego Gama, organizador do evento este ano, cerca de 70 fiéis participarão, entre crianças e pessoas da terceira idade.

– O retiro espiritual deste ano será realizado em um sítio no bairro Beatriz Gama, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, sendo direcionado para todos os membros da comunidade da Igreja do Belmonte. No evento teremos palestras espirituais focando mais o relacionamento entre os membros, e também momentos de lazer para nos conhecer melhor. Acredito que eventos como esse contribuem para a vida relacional da igreja, pois é um momento para as pessoas não ficarem isoladas em casa no Carnaval – comenta.

Na opinião do pastor Diego, o retiro de Carnaval fortalece a fé e enriquece o relacionamento entre as pessoas, que aprendem a valorizar mais a vida e a amor. Nestes quatro dias os participantes ficarão alojados em locais apropriados com direito a café da manhã, almoço e jantar, sendo que na parte da manhã haverá palestras com temas religiosos e a tarde livre.

– Já a noite haverá cultos religiosos e contará com a minha participação e de mais um pastor. Lembrando que o tema deste ano será “Pai Nosso, Orando em Comunidade”, dando ênfase na vida em oração e no relacionamento – conclui.

Um retiro direcionado para adolescentes

A Igreja Assembleia de Deus, no bairro Laranjal, todos os anos realiza atividades espirituais no Carnaval, voltadas para jovens, adolescentes e adultos.

No caso dos adolescentes, o responsável pela coordenação este ano é o evangelista Edson Isaias.

– Este ano o nosso retiro espiritual de Carnaval será realizado na Fazenda Carvalheira, em Vassouras, e contará com a participação de 450 adolescentes da Assembleia de Deus no Laranjal. No evento participamos de cultos e louvores, atividades de lazer como gincanas, piscinas e oficinas com temas diversos. Já as reuniões e cultos são na parte da manhã e a noite. O retiro espiritual é pago, sendo incluído café da manhã, almoço e jantar. A ideia deste evento é proporcionar aos adolescentes um tempo maior, para podermos trabalhar com eles levando através das palestras temas atuais do cotidiano. Também é um momento de interação entre eles para fortalecerem a fé. Temos vários testemunhos em que depois do acampamento disseram ficar mais fortalecidos na fé – disse.

Fortalecendo a fé: Jovens que não gostam da folia preferem momentos de oração e convivência (Foto: Divulgação)

Fortalecendo a fé: Jovens que não gostam da folia preferem momentos de oração e convivência (Foto: Divulgação)

Igreja católica realizará o 27º Rebanhão de Carnaval

Como em todos os anos, os católicos não deixarão de comemorar o seu Carnaval de forma mais espiritual e mais próximos de Deus.

Segundo Dalcy Maria, coordenadora da Renovação Carismática Católica da Regional de Volta Redonda, abrangendo Pinheiral e Arrozal, o evento será realizado na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Conforto, entre os dias 25 e 28, das 13h às 19h.

– Almejamos neste encontro a participação de todos os grupos de orações da cidade e de todos os filhos amados de Deus, que queiram experimentar o toque do amor e alegria abrasadora de Deus. O tema deste ano está em Lucas 1,47, “Meu Espírito Exulta de Alegria”, e com certeza será bem vindo a todos que lá estiverem – comentou Dalcy.

A coordenadora explica que o evento deste ano terá muito louvor, adoração ao Senhor, Rebainho para as crianças e a pregação da palavra de Deus. O Rebanhão contará com pregadores de renome como o coordenador estadual da Renovação Carismática Católica, Vinícius Simões, o Diácono Melquisedec, Raphael Ribeiro e Leandro Rabelo do ministério de pregação do Rio de Janeiro.

– Teremos missas todos os quatro dias. Este evento abrange todas as idades. Chega ao coração da família transformando e resgatando para a presença de Deus. Como todos os anos, mais de quatro mil pessoas têm participado deste retiro espiritual e tem dado seus testemunhos de permanência e perseverança na presença de Deus a partir do encontro pessoal com Jesus nas pregações, louvor e adoração ao Senhor – diz emocionada a coordenadora Dalcy.

De acordo com ela, o Rebanhão é aberto não só para católicos, mas para todos aqueles que ainda não tiveram uma experiência do amor de Deus.

 

Por Júlio Amaral

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

3 comments

Gilberto bezerra 2 de março de 2017, 10:18h - 10:18

Alugamos casa para temporada e retiros semana santa salvador Ba condómino parque do jacuipe casas de 3 suites 4 salas varanda area de serviço cozinha piscina jardim litoral 5 min da praia rio acesso pelo condominio zap 71 985466229

Bicho grilo 19 de fevereiro de 2017, 06:51h - 06:51

Acho que os jovens têm que aprender a não sucumbir a tentação do pecado e não ficarem escondidos recolhidos.
Pois dá vida ninguém poderá se esconder…

psicanalista de boteco 18 de fevereiro de 2017, 19:52h - 19:52

Remenências Placius /Djow.

Shalalalarábia.

Amém irmãos.

Pastor Arnaldo na área.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996