II Encontro da Indústria do Sul Fluminense discute água e reflorestamento em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa –

O ginásio do Sesi Barra Mansa foi palco na manhã desta quarta-feira, dia 25, do II Encontro da Indústria do Sul Fluminense. O evento, organizado pelo Sistema Firjan, reuniu empresários, representantes de entidades e do poder público para discutir soluções quanto a preservação e recuperação de florestas, rios e bacias hidrográficas do Sul Fluminense. O prefeito Jonas Marins participou do seminário e apresentou aos participantes as ações e investimentos do governo municipal na área de meio ambiente.

Ao lado do presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e do presidente da Firjan/CIRJ no Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho, o Fafal, Jonas frisou os investimentos em tratamento de esgoto que o município têm feito. “Atualmente Barra Mansa trata apenas 2% do esgoto produzido, mas ainda este ano passaremos a tratar 20% com a inauguração da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Ano Bom. E teremos a capacidade de tratar 65% até o final de 2016, com a inauguração da ETE Barbará, que será a maior estação do interior do estado, com capacidade de tratar até 200 litros de água por segundo”, disse o prefeito, acrescentando que hoje estão sendo investidos R$ 53 milhões no sistema de tratamento de esgoto do município.

Além desses investimentos, Jonas lembrou que foi criado em seu governo um projeto de recuperação de nascentes, o ‘Produção de Águas’. Desenvolvido pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o projeto prevê o plantio de 12 mil mudas no distrito de Santa Rita de Cássia até 2016. “Só em Santa Rita foram georeferenciadas 102 nascentes e já realizamos o plantio de oito mil mudas de espécies de Mata Atlântica. Tudo para conservas as nascentes de água”, disse o prefeito, destacando também o projeto de recolhimento e destinação correta de óleo de cozinha usado e a coleta seletiva de resíduos para reciclagem.

Encerrando sua fala, o prefeito defendeu que os empresários e gestores municipais façam uma reflexão a respeito do uso consciente da água e invistam, cada vez mais, em educação ambiental. “Encontros como esse promovido pela Firjan são muito importantes para despertar na sociedade a consciência sobre a economia de água. Hoje estamos enfrentando uma grave crise hídrica que poderia ter sido evitada se houvessem mais ações educativas e investimentos em saneamento”, comentou Jonas, parabenizando os organizadores do evento.

O presidente da FIRJAN/CIRJ no Sul Fluminense apresentou aos empresários e autoridades presentes o esboço de um projeto de reflorestamento das margens do Rio Barra Mansa. “Nossa ideia é reflorestar os 25 quilômetros das margens do rio. Para isso, serão necessárias 100 mil mudas e muito esforço. Aproveito este momento para propor que empresas, entidades e prefeituras possam contribuir financeiramente para esse projeto que, com certeza, vai beneficiar a população abastecida pelo Rio Paraíba do Sul, já que o Rio Barra Mansa é um de seus afluentes”, explicou Fafal, informando que o projeto está em fase final de elaboração.

Homenagens – Em seu discurso, o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, citou dados de uma pesquisa feita pela entidade com 487 empresas fluminense. Segundo o levantamento, 30,6% das empresas entrevistadas enfrentam problemas por conta do baixo nível nos reservatórios de água. Nos últimos dois anos, 56% das empresas do estado vêm fazendo sua parte ao adotarem medidas para reduzir o consumo de água. Após a implementação dessas medidas, o resultado alcançado foi uma redução média de 25,6% no uso da água.

“O Sistema Firjan tem representado e apoiado as indústrias fluminenses na busca de soluções que minimizem os impactos dessas na disponibilidade de água e em suas atividades”, garantiu Eduardo Eugênio, lembrando que, em fevereiro, a Firjan enviou uma carta ao governador Luiz Fernando Pezão na qual destacou a importância de investimentos em saneamento. Ao final do seminário, quatro indústrias da região foram homenageadas por desenvolverem ações de sustentabilidade: CSN e Saint-Gobain Canalização, pelo reúso de água; INB e QuimVale Florestal, por reflorestamento.

 

You may also like

1 comment

Edival um dos Velinhos do Neto 25 de março de 2015, 15:53h - 15:53

GRAÇAS a DEUS,isto e parte do problema mas siguinifica que já começou,viajamos de V.R. para S.P.,V.R. para R.J. ou V.R para M.G., até aonde a vista alcança e só morro pelado e abandonado ( o termo siguinifica desmatamento ) é preciso criar uma lesgilação rigida e fornecer condição pros Pecuaristas e agricultores pra dar andamento, eu estive no Sul ( Porto A.) e a mesma situação, começando agora o efeito e demorado + – 20 anos. QUE DEUS ENERGIZE ESTAS MENTES PRO PROJETO NÃO FICAR NA GAVETA.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996