quinta-feira, 13 de maio de 2021 - 02:23 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Implantação de corredor exclusivo de ônibus modifica trânsito em Volta Redonda

Implantação de corredor exclusivo de ônibus modifica trânsito em Volta Redonda

Matéria publicada em 19 de dezembro de 2015, 15:24 horas

 


Projeto feito pela Suser está sendo implantado gradativamente para diminuir os transtornos

Trânsito: Ruas como a 41-C e 160, na subida do bairro Laranjal, ganharam um novo sentido e sinalização (Foto: Divulgação PMVR)

Trânsito: Ruas como a 41-C e 160, na subida do bairro Laranjal, ganharam um novo sentido e sinalização (Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda – A Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários de Volta Redonda) está realizando modificações gradativas no trânsito da cidade para implantar o corredor exclusivo de ônibus que vai ligar a Vila Santa Cecília ao Centro, na altura da Rua Gustavo Lira. De acordo com o presidente da Suser, Paulo Barenco, com as mudanças o trânsito foi definitivamente desviado na Rua 160, descida do Laranjal.
– A implantação do corredor exclusivo de ônibus vem sendo feita de forma gradativa, de forma a não prejudicar o fluxo de trânsito, principalmente nesta época de Natal. No entanto, na fase em que estamos, implantando uma nova sinalização e retirando a antiga, algumas situações ficaram conflitantes, e muitos motoristas não estavam respeitando a sinalização de conversão proibida na Rua 160. Isso nos levou a priorizar a sinalização horizontal na Rua 160 (subida do bairro Laranjal), colocando uma sinalização provisória mais intensa – afirmou Barenco, explicando ainda que foi pedido apoio da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), para orientar os motoristas, principalmente no cruzamento entre as ruas 41-C e 160.
Outra mudança é que a Rua 43 (rua entre a Cúria Diocesana e a Praça Brasil) passa a operar com três faixas: duas no sentido Vila/Laranjal, e outra para os motoristas que irão fazer a conversão à direita na Rua 41.
– Os usuários devem ter redobrada atenção no trecho e obedecer à sinalização – disse o presidente da Suser, ressaltando que as colunas e placas da sinalização vertical já estão prontas e serão instaladas a partir de segunda-feira (dia 21).

Corredor

O corredor exclusivo de ônibus segue a Política Nacional de Trânsito, e uma tendência mundial no trânsito, privilegiando o transporte coletivo. O corredor será totalmente sinalizado, partindo da Rua Dezesseis, na Vila Santa Cecília, até a Rua Gustavo Lira, e a previsão é que entre em funcionamento a partir da semana posterior ao Natal.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

41 comentários

  1. Avatar

    O transito vai continuar uma merda, vejo isso a mais 20 anos mudando o sentido das ruas, vivem mudado cebola obras para resolver mesmo nada

  2. Avatar

    Tô até hoje preso no congestionamento causado durante a “corrida da paz”… Alguém manda prender esse tal de Barenco, pelo amor de Deus… Incompetência com endereço: Suser.

  3. Avatar

    Nisso que dá, agora vejo o erro que cometí nas eleições para prefeito, observe quantos imóveis a prefeitura aluga por toda a cidade, de quem são? Partimos para obras burocráticas que dependem apenas de caneta, construções mesmo estão todas abandonadas, esse seria o melhor dos seus governos, termina a rodovia do contorno que fará um grande bem ao trânsito do minicipio, obrigado por tudo de bom que fez, mas não dá mais.

  4. Avatar

    Um absurdo aquele ponto da rodoviária todo esburacado um absurdo e olha que a suser e dentro da rodoviária

  5. Avatar

    É complexo quebrar o paradigma. Quem vai querer trocar um carro com ar condicionado por um ônibus quente, barulhento e com passageiros e motoristas mal educados ? Ou seja é um conjunto de fatores que cabem a câmara dos vereadores como a exigência de ar condicionado em 100% da frota, a empresa de ônibus dando aula de cidadania e respeito aos motoristas, as escolas com aulas de como se portar em um coletivo e de nunca depredar um ônibus e a PMVR modernizando os pontos com letreiros digitais com o tempo de chegada e os corredores de onibus

  6. Avatar

    Ollha pessoal muitos nao saben, estava vendo algumas pessoas falando para ligar sul fluminense e reclamar, mais reclamacao ña sul fluminense e entra no ouvido sair no outro ,eles nao tao nem ai com cliente, pra vcs ter ideia reclamei de un motorista q passou sinal vermelho no retiro e quase bateu no meu carro ,logo apois liguei para sul fruminense eles falaram q iría ligar me dando retorno e ate hoje nao me ligaram , a guarda municipal so sabe multar cidadao de bem q contra essas empresa cade o comandante henrique, nao faz nada e show de imprudencia no transito dessas empresas essea n fazem nada

  7. Avatar

    VAMOS SER VERDADEIRO AQUI LINHA 455 PROBLEMA CHAMA IMPRUDENCIA DO PODER PUBLICO EMPRESA DE ONIBUS + PMVR+ MORADORES TEMOS UMA RUA 5 VIVE CHEIO DE CARROS PARADOS ONDE CAUSA MAIOR TRANTORNO PRINCIPALENTE HORARIOS ESCOLARES FINS DE SEMANA AI MEUS AMIGOS FICAMOS HORAS PARADOS EECIDINDO QUEM PASSA OY NAO NESTA HORA CADE GMVR NINGUEM TOMA PROVUDENCIA HORARIOS DOS INIBUS FICAM TODOS COMPROMETIDOS VERDADE E ESTA CAMOS SER SIBCEROS TEMOS QUE LUTAR PARA ARRUMAAQUI NAO DENTRO RUA 5 JA TA HORA…..

    • Avatar

      Na pontealta aponta a icompêtencia deste
      Poder publico, guerra dos motorista de onibus.para sair do terminal.se isso chama-se de terminal!

  8. Avatar

    Concordo linha 455 ta uma bagunça sabe pq a empresa pouca se liga pra atender agente aqui colocando carros fracos para subir morro atencao vamos ser sinceros temos aqui moradores que deixam seu carros na rua dificultado pasagem dos onibus pricipamlente na RUA 5 DO COLEGIO CEARA ATE ENTRADA VALE VERDE ENFRENTE MERCADI PROMESSA ACHO UM ABSORDO FAZER FAIXA DENTRO NOS AQUI FICAMOS MEIA HORA ATE 50 MINUTOS ESPERANDO OS FARROS E OS ONIBUS DISPUTANDO ESPACO NA RUA 5 CADE SUSER GMVR QUE SABER HORARIO ENTRE 11 ATE 13 DEPOIS 17 ATE 20 PRICIPALMENTE FINS DE SEMANA QUEREMOS ATITUDE NA LINHA 455……

  9. Avatar

    Gente o nosso prefeito trabalhou mt na nossa cidade nos seus 4 primeiros anos, isso ninguém pode negar, mas agora não tá fazendo quase nada e quando faz, faz essas coisas que não levam a lugar nenhum.
    As ruas de VR estão muito esburacadas, falta de pode de arvores, falta de luz nos postes, beira rio jogada as traças.
    Ai coloca a vila toda iluminada cheia de pisca pisca pro natal, sinceramente eu teria vergonha de fazer isso.
    Nossos governantes nos dão nojo!!!

  10. Avatar

    boa implantação agora so precisa melhorar a qualidade dos ônibus para que nós possamos deixar nossos carros na garagem é assim desafogar um pouco o trânsito de volta redonda

  11. Avatar

    É impressionante como o brasileiro tem a cultura de que sabe de tudo. No futebol sabe mais q o técnico. Vai no médico e reclama q o médico não sabe nada. A questão é , que se nada é feito as pessoas criticam e se é feito alguma coisa também criticam. Passei no local, e sinceramente acho q tem tudo para dar certo , e o caminho é esse, priorizar o transporte público em detrimento do automóvel . Ajustes poderão ser necessários . Primeiro lampejo de melhoria para o transporte. Agora precisa melhorar o conforto para o usuário com ônibus com ar condicionado.

    • Avatar

      Amigo, a experiência diz que devo desconfiar, pois as últimas mudanças que vi este órgão realizar, causaram uma piora significativa no trânsito…

    • Avatar

      AINDA BEM ZE DAS COVES O NOME FALA TUDO ESTA SUSUR SO ARRUMA CONFUSAO NO TRANSITO E RUA QUE UM DIA E MAO UNICA NO OUTRO JA DEIXOU DE SER SO BAGUNCA QUERIA E O FARIA NESSE ORGAO POIS ESSE BAREN NAO SABE NADA

  12. Avatar

    Primeiro o bilhete único fajuto, pois não atendeu nem 20% da população, agora esse corredor excluído. Esses projetos estão mais para favorecer a empresa de ônibus que atende a cidade do que a população. Só falta acabar com o estacionamento na Paulo de Frontin e Amaral Peixoto. Aí poderá ser decretada a falência da cidade.

    • Avatar

      O certo seria sim acabar com o estacionamento na Amaral Peixoto e Paulo de Frontin e em outras avenidas. Não é atribuição do prefeito destinar espaço público para você estacionar seu carro. Aliás se acabasse com o estacionamento nessas principais avenidas daria para implementar ciclovias e alargar as calçadas. O poder público através de uma parceria público-privada poderia construir um estacionamento sobre a linha férrea em frente ao Ed. Redondo que facilmente comportaria todos os carros que são estacionados em ambas avenidas comerciais

    • Avatar

      Leandro, o Guiso que valorizar a área das primas.

  13. Avatar

    MORO NO MARIANA TORRES E É VERDADE ESSES MOTORISTAS DO 455 FAZENDINHA ACHAM QUE O ONIBUS É PATRIMONIO DELES E FAZEM O ITINERÁRIO E OS HORÁRIOS DE ACORDO COM SUA PRÓPRIA VONTADE E O POVO QUE PAGA SEUS SALÁRIOS QUE SE DANEM.

    • Avatar

      EU ESTAVA EM FRENTE AO SHOPPING NESSE DIA E HORÁRIO É O ONIBUS 1205 MESMO E ALÉM DE NÓ CEGO O MOTORISTA AINDA É BURRO DEIXOU A PLACA COM O NUMERO DA LINHA NA FRENTE DO ONIBUS E TINHA MUITA GENTE QUE QUERIA ACERTAR AS CONTAS COM ELE NO PONTO FINAL.SAFADOOOOOOO!!!!!!!!!

  14. Avatar
    MORADOR DA FAZENDINHA EM VR

    linha 455 fazendinha,onibus 1205 dia 19/12/2015 12:30h veio do conforto como garagem deixando todo mundo pra trás e não era defeito pois o mesmo continuou fazendo a linha do bairro neste dia e ainda tem a cara de pau de fazer o mesmo itinerário pra não ser rastreado pelo GPS,a empresa deveria orientar ao motorista que o salário dele vem das pessoas que pagam pelo serviço prestado.

    • Avatar

      SAÍ MEIO DIA E TIVE QUE ESPERAR ATE 13:15 DIA 19/12 QUANDO PASSOU OUTRO ACHO QUE A EMPRESA DEVERIA TOMAR PROVIDENCIAS SOBRE ISSO POIS A LINHA JÁ É PRECÁRIA E AINDA FAZEM ISSO COM OS PASSAGEIROS QUE POR SINAL PAGAM PELO SERVIÇO COMO JÁ FOI DITO EM OUTROS COMENTÁRIOS.

    • Avatar

      Uma pergunta: alguém ligou para a Suser ou para o 0800 da empresa? Já cansei de ver gente reclamando aqui e quando vai ver não existe nenhum registro nos órgãos competentes…

  15. Avatar
    Suser é brincadeira

    Corredoe exclusivo de pouco mais de dois km tá de sacanagem SUSER.

  16. Avatar

    Próximo do clube umuarama a faixa pintada para ônibus mal comporta um carro,se tentarem passar com um ônibus ali ou se invade a faixa de carros ou se sobe na calçada.
    Seria bom modificarem antes de entrar em vigor

  17. Avatar

    As vias que estão recebendo as faixas exclusivas para ônibus, na realidade já funcionavam quase que como faixas exclusivas aos ônibus há muitos anos. Estão apenas legalizando o que de fato já ocorre.

  18. Avatar

    Um conjunto de medidas extremamente simples colocaria VR na vanguarda da mobilidade urbana: cobrar o estacionamento rotativo em via pública com preço fixo e equivalente a 2 passagens de ônibus, instituir o pedágio urbano nas horas de pico. Com todo esse recurso daria para colocar 100% de ônibus gratuito na cidade ou seja ao invés de se ter 20 automóveis nas ruas poluindo, fazendo barulho e ocupando via pública estes financiariam o transporte coletivo e ecológico. Chega de jogar dinheiro no lixo com a circulação dos carros. Quem precisa de mobilidade são as pessoas e não os carros. O Neto é incapaz de compreender isso e torra nossos impostos com obras viárias que só enxugam gelo e não resolvem o problema definitivamente

  19. Avatar

    Mudança próxima do feriado do Natal, quando a vila fica fica deserta e sem movimento de carros. Atitude inteligente, bem pensada… São gênios que estão trabalhando para melhorar a vida do povo.

  20. Avatar
    Evandro Queiroz Glória

    Tem muito caroço no angu da Suser e de sua direção

  21. Avatar

    Bem, corredor de ônibus seria interessante nos maiores engarrafamentos de VR que são : Av. Sávio Gama, Aterrado, A. Peixoto (se bem que na A. Peixoto não fica tão ruim assim), mas na Sávio Gama é um horror nos horários de pico. saindo da Vila até em Niterói o ônibus gasta uns 10 a 15 min, mas quando chega próximo ao Batalhão tem dia que leva uns 20 a 25 min até chegar ao Douradus Shopping no Retiro, bem é demais tem que ter paciência .

  22. Avatar

    Essa Paulo Barenco é um incompetente, um burro!

  23. Avatar

    Sinceramente tendo a opção da avenida dos trabalhadores com quatro pistas a rua 16 poderia ficar sem ônibus passando por lá !

    • Avatar

      Seria mais fácil deixar a Rua 16 exclusiva para ônibus, inclusive jogando nela todas as linhas que hoje param na porta do Sider Shopping. Essa passaria a ser usada pelos carros que saem do Conforto, Rústico, São Lucas, etc., que atualmente usam a 16… Poderia-se fazer uma faixa para carros desde o cruzamento da Rua 33 até a subida do Laranjal, para atender esse fluxo que do contrário seria o único sem opção de acesso viável… Assim, teríamos um sistema otimizado de tráfego entre a Vila e o centro da cidade, do tipo “ônibus à direita, carros à esquerda”, melhor até que esse que está sendo implementado pela prefeitura…

  24. Avatar

    Confusão total! Ninguém se entendendo e carros cruzando para todos os lados! Ontem levei a maior “fechada” de um motorista que descia do Laranjal, quase provocando um acidente…

  25. Avatar

    Honestamente, é ridículo essa “priorização” do transporte coletivo naquele trecho. As mudanças deveriam ser feitas por completo, conforme o plano de mobilidade urbana previa, o projeto para a cidade toda. Seriam muitas mudanças que realmente teriam sentido. Que grande vantagem um ônibus terá indo da Rua 16 somente até a Gustavo Lira por uma faixa segregada? Sejamos sinceros, a resposta é nenhuma vantagem. Um corredorzinho de 1,5km que costumeiramente não agarra, não mudará nada!! Se fizer, faz direito.

    A rua 16 terá apenas uma via pra carros, pois uma é do coletivo e será mantido o estacionamento à esquerda. Muita paciência pra quem for passar por ali, quando entrar na fila lá na Rua 4 no Conforto.

    Reforçando, a mudança é muito boa, desde que feita por completo na cidade. Aquele minúsculo trecho pro coletivo não resolve nada!!! Ali o deslocamento já é rápido! Tem que tirar do papel o macro!!

    • Avatar

      Costumeiramente não agarra? Vc definitivamente não anda de ônibus. Já levei quase meia hora dentro de um ônibus nesse trecho. Aliás, o estirão que vai da rodoviária até a descida da São João é um dos trechos mais complicados do trânsito de VR… Vamos lembrar também que algumas vias, por serem estreitas, não comportariam faixas seletivas!…

    • Avatar

      As pistas da 16, trecho do Laranjal atrás do Vita e pista da rodoviária praricamente já possuem a faixa dos coletivos, como disseram outros aqui. Na 16 essa faixa é mais ocupada por carros tb, é verdade, mas ali nunca constou longas filas, intermináveis engarrafamentos nos piores horários, pelo contrário, flui bem demais! Se a Gustavo Lira é difícil, deveria ser o único trecho atacado, pq nos demais estão mais complicando que melhorando!

      Se a coisa fosse feita por completo, muitos coletivos deixariam de chegar até a Gustavo Lira vazios, mal aproveitados! Continuo achando essa intervenção isolada, pouco ou nada eficaz proporcionalmente ao transtorno! Sonho com a cidade interligada de forma decente!

  26. Avatar

    Pelo menos no papel a idéia é interessante. O transporte coletivo deve ser priorizado e qualquer coisa que se tente no sentido de melhora-lo é válida… Quem reclamar das eventuais retenções entre os veículos particulares, que pegue um ônibus…

    Depois da inauguração da Rodovia do Contorno (Deus sabe quando), os ônibus que vierem da BR-393 a partir do Jd. Amália II e se dirigirem para Barra Mansa ou Ponte Alta deveriam seguir direto por ela, aliviando e muito o fluxo na Amaral Peixoto e na Trabalhadores, principalmente as intermináveis filas de ônibus que ficam aguardando a chegada no ponto para embarque e desembarque em frente ao Sider Shopping. Semáforos sincronizados garantiriam a travessia segura das pistas, assim como acontece na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio…

    • Avatar

      Concordo. Aliás, com a Rodovia em funcionamento, poderia-se reformular as três pistas, da Rodoviária até a Ponte Alta, com um corredor exclusivo (segregado das demais pistas) de ônibus nos dois sentidos e por fim naquela zona que são os pontos de ônibus dali. O corredor poderia ser junto pista central, eliminando-se o estacionamento ali e levando-o para a Av. dos Trabalhadores que deixaria de ter qualquer tráfego de ônibus. O Acesso os passageiros aos pontos de onibus do corredor se daria por rampas e passarelas. Em Resumo, um BRT da Amaral Peixoto até a Ponte Alta. Nem sei se a idéia já existe, mas poderia-se estudá-la

    • Avatar

      Sim, é uma idéia que eles precisam implementar tão logo seja concluída a Contorno, até porque vai-se gastar quase nada em vista do benefício que ela trará para o tráfego de forma imediata, principalmente em relação ao tal “Arco das Centralidades” que queriam nos enfiar goela abaixo…

    • Avatar

      Travessia segura na Pres Vargas, centro do Rio. Essa vc deveria guardar para o 1º de Abril.

Untitled Document