quarta-feira, 12 de maio de 2021 - 20:37 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Iniciada obra de canalização em área onde o esgoto corria a céu aberto

Iniciada obra de canalização em área onde o esgoto corria a céu aberto

Matéria publicada em 25 de setembro de 2018, 14:19 horas

 


Quatis – A prefeitura está canalizando uma vala situada na localidade conhecida como “estradão”, no bairro Nossa Senhora do Rosário, onde o esgoto corria a céu aberto, acarretando mau cheiro e riscos de doenças para pelo menos 15 famílias residentes às suas margens. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos até o começo da próxima semana.
O prefeito Bruno de Souza (MDB) frisou a importância deste serviço ao dia a dia dos moradores, que a partir da conclusão dessa obra terão o esgoto proveniente das suas casas lançado diretamente na rede coletora de esgoto do município. Todo o trabalho está sendo feito com maquinário, mão de obra e material da própria administração municipal.
– A determinação do nosso governo é com a qualidade de vida de todos os moradores. A dignidade de todo e qualquer cidadão é prioridade no caso da nossa administração – disse o prefeito, que acompanhou pessoalmente o andamento da obra, na manhã de terça-feira, dia 25.
Bruno citou estudos de órgãos especializados para reforçar a importância dos investimentos realizados pela Prefeitura de Quatis na área do saneamento básico. Um levantamento da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde), por exemplo, indica que, para cada R$ 1,00 investido no setor, as autoridades economizam pelo menos R$ 4,00 em ações da medicina curativa.
Já o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) realizou um levantamento, segundo o qual 65 por cento das internações hospitalares de crianças menores de dez anos estão associadas à falta de saneamento básico. E 32 por cento das crianças na faixa etária de um a seis anos, residentes em bairros onde não há esgoto tratado, chegam ao óbito.
Mais duas ações de saneamento básico estão programadas, pela Prefeitura de Quatis para começarem ainda neste ano. Uma delas é recuperação do tronco coletor de esgoto, entre os bairros São Benedito e Barrinha, cujos serviços deverão começar na próxima semana. A outra obra é a canalização de um trecho do córrego que passa pelo Jardim Pollastri. As manilhas necessárias à realização deste serviço já estão no bairro.
– Qualquer investimento na rede de esgoto não tem a mesma visibilidade comum na construção de uma escola ou no asfaltamento de uma rua. Isso porque as ações no setor ficam sob a terra, e quase não aparecem. Mas a importância de serviços desta natureza para o bem-estar das pessoas é primordial, porque ajuda a preservar a saúde dos moradores e tem uma contribuição direta no desenvolvimento sustentável do Município – conclui o prefeito Bruno de Souza.

 

Manilhamento de vala no bairro Nossa Senhora do Rosário estará concluído até a próxima semana.
Credito: ( PMQ )

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document