Angra dos Reis – A temporada de navios 2016/2017 em Angra dos Reis começou na última semana movimentando ainda mais a Vila do Abraão, na Ilha Grande. A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) aumentou seu efetivo no local para atender ao receptivo no primeiro desembarque de cruzeiristas. O navio Insignia, da Prestige Cruise, com capacidade para 700 passageiros, ancorou na enseada e passou o dia operando o embarque e desembarque dos turistas na Estação Abraão.
Para atender à demanda extra, a equipe da TurisAngra, que já presta serviço na Vila do Abraão, recebeu o reforço de atendentes bilíngues com experiência em recepção a turistas. O receptivo também contou materiais de divulgação especiais.
A temporada 2016/2017 de cruzeiros vai até 12 de abril e movimenta o setor de serviços para o turismo no município. A Vila do Abraão receberá 40 desembarques. Já para o Centro estão previstas apenas duas paradas: no dia 22 de dezembro e 16 de março. Esse ano o número de paradas de cruzeiros é 20% menor que na temporada anterior, o que pode representar uma diminuição de até 40% na arrecadação da taxa de turismo, que atualmente é a maior fonte de receitas da TurisAngra. A queda no número de navios tem relação com as incertezas da economia brasileira e a decisão de algumas operadoras de deixarem o Brasil. Todo o litoral brasileiro terá menos navios neste verão.
A expectativa é de que aproximadamente 100 mil turistas passem pela cidade nas 42 paradas previstas, com potencial de movimentação de mais de R$ 2 milhões em passeios náuticos e no comércio. Para o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, na última temporada a operação para recepcionar os cruzeiristas foi bem sucedida e deu experiência à equipe que trabalhará novamente até o fim deste ano.
— É uma pena termos número menor de desembarque, mas não significa que teremos menores atribuições com o receptivo. Comprovamos no último ano que os cruzeiristas que chegam consomem no comércio local e deixam recursos em vários empreendimentos e serviços. Nas pesquisas também comprovamos que a maioria dos visitantes se mostra interessados em retornar à Ilha Grande. Nosso trabalho vai continuar no sentido de prestarmos um serviço qualificado nas Estações Abraão e Santa Luzia, para que o turista fique o maior tempo possível em terra. Isso vai fazer com que eles gastem nos restaurantes, bares, lojas de souvenirs e façam passeios náuticos — afirmou Klauber.
As paradas na Vila do Abraão até o final do ano começam com o MSC Orchestra, que chegará no dia 30 de novembro. Depois desembarcarão cruzeiristas do MSC Orchestra, no dia 30/11; MSC Orchestra, em 09/12; MSC Preziosa, em 15/12; Norwegian Sun, em 10/12; Marina, em 11/12; Norwegian Sun, em 16/12; MSC Orchestra, em 17/12; Costa Pacifica, em 23/12; MSC Orchestra, em 25/12; Norwegian Sun, em 30/12; e MSC Orchestra, em 31/12. No Centro de Angra, no dia 22 de dezembro o navio Costa Fascinosa fundeia próximo à Ilha do Maia, e desembarca cruzeiristas na Estação Santa Luzia.