segunda-feira, 26 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Inscrições para programa Produtores de Água e Floresta são prorrogadas

Inscrições para programa Produtores de Água e Floresta são prorrogadas

Matéria publicada em 27 de maio de 2019, 19:02 horas

 


Sul Fluminense- Os produtores de Mendes, Vassouras e Paulo de Frontin ganharam mais alguns dias para se inscreverem no programa Produtores de Água e Floresta (PAF), do Comitê Guandu-RJ. As inscrições foram prorrogadas até o dia 3 de junho. Podem participar do programa que prevê conservação e recuperação ambiental, e o pagamento por serviços ambientais (PSA), as propriedades compreendidas na região da sub bacia do rio Sacra Família. Os formulários de inscrição estão disponíveis no site das prefeituras participantes. O cadastro pode ser feito presencialmente nas secretarias de meio ambiente.
Realizado desde 2008, a nova fase do projeto, que conta com execução da ONG Crescente Fértil, visa a conservação de mil hectares de floresta nativa e a restauração de cinquenta hectares de áreas desmatadas. Para isso, os produtores selecionados receberão orientações e medidas de proteção e restauração executadas gratuitamente pelos especialistas do programa, além de retribuição financeira ou em benfeitorias pelos serviços ambientais fornecidos. O objetivo é proporcionar a manutenção e a melhoria da qualidade e da disponibilidade de água na bacia hidrográfica do Guandu-RJ, responsável pelo abastecimento de maior parte do Rio de Janeiro e região metropolitana.
Para esclarecer algumas dúvidas e apresentar alguns detalhes do programa, foram realizadas reuniões de esclarecimento em Mendes e Paulo de Frontin/RJ, no dia 3 de maio, onde os produtores puderam saber mais sobre PAF e o pagamento por serviços ambientais, um instrumento econômico que visa retribuir através de recursos financeiros ou outra forma de remuneração, os provedores do serviço, ou seja, os produtores que comprovem que conservaram ou restauraram as áreas delimitadas pelo programa.
Os selecionados receberão visitas para elaboração do Plano Individual da Propriedade, o PIP. O documento será elaborado junto ao produtor e trará a caracterização da propriedade rural e a descrição das ações a serem realizadas. Os produtores habilitados não terão nenhum custo com as ações previstas no PIP, nem mesmo para aquisição de materiais e insumos.

Serviço

Mais informações sobre o projeto, os produtores podem entrar em contato pelos telefones 24-2465 4796 (Mendes), 24-2463 1233 (Paulo de Frontin) e 24-2491-9000 (Vassouras), ou no site do Comitê Guandu-RJ.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document