Integrante do ‘Meninas de Lenço’ faz palestra em Cras de Volta Redonda

by Diário do Vale
No São Cristóvão: Atividade voltada para o grupo de convivência da unidade fez parte da programação do MOVI (Movimento Vida Interativa) (Foto: Evandro Freitas – Secom/VR)

No São Cristóvão: Atividade voltada para o grupo de convivência da unidade fez parte da programação do MOVI (Movimento Vida Interativa) (Foto: Evandro Freitas – Secom/VR)

Volta Redonda – A vice-presidente do grupo ‘Meninas de Lenço’, Dalma Lima, foi a convidada especial da programação do MOVI (Movimento Vida Interativa) do Cras (Centro de Referência à Assistência Social) São Cristóvão na tarde desta terça-feira (25). Membros do grupo de convivência Sonho Realizado, que reúne moradores dos bairros São Cristóvão, São Lucas, Santa Inês e Minerlândia, puderam conhecer um pouco da história e do trabalho do ‘Meninas de Lenço’, que atua para melhorar a autoestima e garantir mais qualidade de vida a pacientes com câncer.

Antes de dar seu depoimento, Dalma apresentou um vídeo institucional do grupo, criado em julho de 2014, quando a fundadora Renata Ferreira teve câncer de mama e perdeu os cabelos com o tratamento.

– A princípio, toda a família e amigos dela pensaram em raspar a cabeça em solidariedade. Mas a própria Renata teve a ideia de fazer então uma selfie com todos usando lenços na cabeça como turbantes. Quando a ideia foi parar na internet a adesão foi tão grande que surgiu a necessidade de criar o grupo – contou Dalma.

A partir daí, o ‘Meninas de Lenço’ trabalha com pacientes com câncer e a autoestima da mulher a partir do uso de turbantes.

– Também fazemos visitas domiciliares e trabalhos em eventos e escolas em todas as cidades da região. O nosso compromisso e levar alegria. Além de ensinar a usar os lenços, levamos maquiagem, tudo para valorizar a beleza da mulher – disse Dalma.

Ela lembrou ainda que a cada três meses o grupo realiza a Feira das Meninas no Memorial Zumbi, onde promovem atividades culturais, normalmente ligadas à cultura africana.

– O turbante faz parte da cultura africana, além do empoderamento da mulher valorizamos a estética negra – afirmou a vice-presidente do ‘Meninas de Lenço’, acrescentando que a próxima Feira das Meninas será no próximo dia 10 de setembro e que durante o evento serão arrecadados lenços, leite e fraldas para os pacientes com câncer.

A enfermeira aposentada Gercília Maria do Carmo Quintão, que frequenta o grupo de convivência do bairro há mais de dez anos, ficou impressionada com o trabalho do ‘Meninas de Lenço’.

– É muito importante o que essas meninas fazem pelas pacientes com câncer. Levar carinho, autoestima e suavidade no meio do tratamento é primordial para o bem-estar do doente – falou, já convidando os colegas para participarem da próxima Feira das Meninas.

Aproveitando o público interessado em conhecer as Meninas de Lenço, uma equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do São Lucas, que abrange os mesmos bairros que o Cras São Cristóvão, ofereceu aferição da pressão arterial. Maria das Graças de Oliveira aproveitou a oportunidade. – Estou com esse grupo há seis anos e a saúde melhorou muito. Com as atividades e a convivência com outras pessoas, a pressão está sempre controlada – disse ela.

Esta semana marca o encerramento das atividades do primeiro módulo do MOVI, projeto lançado no início de junho, que promove ações educativas, culturais e esportivas em nove bairros de Volta Redonda.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996