Itatiaia oferece alternativas para um Carnaval diferente

by Diário do Vale
Bloco da Aventura: Quem quiser curtir o Carnaval de uma forma diferente, Pico das Agulhas Negras, ponto mais alto do estado do Rio, é uma das atrações de Itatiaia (Foto: Divulgação PMI)

Bloco da Aventura: Quem quiser curtir o Carnaval de uma forma diferente, Pico das Agulhas Negras, ponto mais alto do estado do Rio, é uma das atrações de Itatiaia (Foto: Divulgação PMI)

Itatiaia – O município de Itatiaia oferece opções alternativas para turistas, moradores e visitantes que pretendem passear durante o feriado prolongado de Carnaval. Segundo levantamento da Secretaria de Turismo, a taxa média de ocupação está em 77,58% para a data.
– Estamos em uma das regiões mais belas do Brasil, com três destinos turísticos de destaque nacional com diferentes atmosferas: o Parque Nacional do Itatiaia, Penedo e Maromba e Maringá, na região de Visconde de Mauá. Aqui temos opções para todas as idades – destacou a secretária de Turismo, Roberta Dias de Oliveira.
Próximo à sede do município está o Parque Nacional do Itatiaia, onde na parte baixa o visitante pode desfrutar de banhos de cachoeira, trilhas e também observação de aves. No Centro de Visitantes, com exposições permanentes de temas relacionados à Unidade de Conservação, os visitantes podem aprender tanto sobre a história geológica local, quanto sobre os hábitos dos animais, conhecendo também espécies nativas de plantas.
Na parte alta do Parque, a partir dos 2.400 metros de altitude, está o Planalto do Itatiaia e seus monumentos naturais, como o Pico das Agulhas Negras (ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro).
– O local oferece opções de trekking em níveis mais exigentes, escalada em rocha, além de um cenário exuberante para fotógrafos e observadores da natureza – completou Roberta.
Outra opção de passeio é Penedo, com sua gastronomia forte e diversificada, lojas e ateliês. Na única colônia finlandesa do Brasil, há opções para as famílias que visitam a região, como ecoturismo, caminhadas, passeios a cavalo, ciclismo e compras, por exemplo. À noite, o turista pode aproveitar o que oferecem os bares, cervejarias, restaurantes e cafeterias. Muitos turistas aproveitam a estadia em Penedo para participar do baile típico realizado no tradicional Clube Finlândia, todos se divertem dançando e com as apresentações de danças folclóricas com o Grupo de Dança PKY. A natureza também marca presença no local com a Cachoeira de Deus, as Três Bacias, as Três Cachoeiras, o Poço das Esmeraldas, todas formadas pelo Rio das Pedras e o mirante do Pico do Penedinho.
Já no alto da Serra da Mantiqueira, na Região de Visconde de Mauá, estão as vilas de Maringá e Maromba, conhecidas também pela gastronomia e diversas opções de passeios junto à natureza do entorno do Parque Nacional do Itatiaia. Os principais atrativos naturais são Cachoeira do Escorrega, o Poção da Maromba e a vista maravilhosa da Pedra Selada. Na região pode-se praticar caminhadas, cavalgadas, mountain-bike, bóia-cross, rapel e voo livre.
Há também um roteiro gastronômico, com referências à culinária de regiões frias, vinhos e temperos. O comércio variado oferece pastas, geleias, mel, chocolate, vestuário, artigos exotéricos e de decoração.

You may also like

4 comments

Jacu do Parque 5 de fevereiro de 2016, 19:19h - 19:19

Diz a lenda que um coronel político usou todo seu poder para deixar Eng. Passos para Resende, durante as discussões na Alerj para criação do município de Itatiaia. E hoje isso causa uns transtornos, Eng. Passos e uma ilha cercada por Itatiaia e outros dois municípios, um mineiro e outro paulista. Coisa de louco isso, pela logica Eng. Passos deveria ser de Itatiaia e por outro lado Penedo, Maringá e Maromba de Resende, mas coronel é coronel…

liberdade e propriedade 6 de fevereiro de 2016, 23:16h - 23:16

Concordo com todo o histórico, mas Itatiaia é que é uma ilha cercada por Resende de todos os lados, exceto uma pequena divisa com MG. Aliás, Itatiaia não deveria ter levado distrito nenhum junto, nem Penedo, Maringá, Maromba e nem Eng Passos, pois nenhum distrito queria ir junto. Itatiaia deveria ter emancipado sozinha, que já teria bom território, maior que Porto Real. Já cansei de reportagens com fotos do Planalto dizendo que é Itatiaia, mas fica em Resende. Na Dutra tem um outdoor da prefeitura de Itatiaia com foto das Prateleiras, que ficam totalmente em Resende. Outra coisa, muitas reportagens dizem que o Funil fica em Itatiaia, mas o Funil fica em Resende, segundo o site de Furnas. A barragem fica na divisa, mas a parte muito maior do perímetro do lago fica em Resende e Eng. Passos, uma minúscula parte do perímetro fica em Itatiaia.

Mathatma Glande 5 de fevereiro de 2016, 16:56h - 16:56

É politico partidaria mesmo Não leio mais esse jornal .Mostrar belezas e uma coisa informar a realidade é outra Qual a função de um jornalista ? By

liberdade e propriedade 5 de fevereiro de 2016, 07:10h - 07:10

O foto retrata o distrito de Engenheiro Passos de Resende. Essa face do Pico é resendense, assim como toda as Prateleiras, Couto, Altar e o Abrigo Rebouças estão totalmente em Resende.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996