Justiça determina que Inea apresente soluções para manutenção do Rio Piraí

by Diário do Vale

Rio Claro – A pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro, a Justiça Federal de Volta Redonda concedeu liminar determinando que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apresente, no prazo de 90 dias, as soluções necessárias para assegurar a manutenção dos ecossistemas aquáticos, ribeirinhos e dos bancos de areia do Rio Piraí, localizado abaixo da Barragem de Tocos, bem como indicar condições mínimas e outras orientações úteis para elaboração do projeto de recuperação da área degradada pela Light.
Antes de judicializar o caso, o MPF expediu diversas recomendações ao Inea e à Agência Nacional de Águas (ANA), a fim de que houvesse a revisão da Licença de Operação concedida à Light, com o objetivo de garantir a vazão ecológica mínima do Rio Piraí abaixo da Barragem de Tocos, e da autorização de uso do rio concedida à Light, para garantir o uso múltiplo das águas, especificamente no trecho abaixo da barragem, porém nenhuma foi atendida.

Entenda o caso

Em maio de 2015, o MPF de Volta Redonda recebeu uma denúncia que apontava irregularidades praticadas pela Light no distrito de Getulândia, no município de Rio Claro. Segundo a denúncia, a Light, que mantém uma barragem no Rio Piraí, deveria assegurar, abaixo da Barragem de Tocos, um certo fluxo d’água, porém essa exigência seria descumprida. O desvio d’água pela Light fazia com que reste no leito do rio apenas esgoto, com sério impacto ambiental.
Diante da representação, o MPF vistoriou o local e comprovou a veracidade da denúncia. Posteriormente à vistoria, foi agendada uma reunião em junho de 2015 em que foram expostas a situação crítica do Rio Piraí abaixo da Barragem de Tocos e a consequente escassez hídrica com impacto no abastecimento humano nas localidades de Getulândia, Fazenda da Granja e Passa Três, em Rio Claro.
Após debates com representantes da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap) e do Comitê de Bacia do Médio Paraíba do SUL (CBH-MPS), o MPF comprometeu-se a cobrar da ANA e do Inea a realização de estudos técnicos sobre o trecho seco do Rio Piraí e o acertamento do fluxo de água necessário para garantir a sobrevivência dos ecossistemas e proporcionar o uso múltiplo de água no trecho subsequente à Barragem de Tocos.
Diante do não atendimento às recomendações, em junho o MPF propôs ação civil pública para condenar a ANA, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Inea e a Light a pagar compensação pelos danos morais causados por sua atividade produtiva e falha fiscalizatória e pelos danos materiais ao meio ambiente, enquanto o município de Rio Claro deve prover o abastecimento de água de boa qualidade às populações ribeirinhas de Getulândia, Fazenda da Granja e Passa Três.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996