;
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 - 06:46 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Justiça mantém suspensão da oração do Pai Nosso nas escolas públicas de Barra Mansa

Justiça mantém suspensão da oração do Pai Nosso nas escolas públicas de Barra Mansa

Matéria publicada em 2 de maio de 2018, 12:11 horas

 


Barra Mansa– O desembargador da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Ferdinaldo do Nascimento, confirmou a liminar obrigando o município de Barra Mansa, suspender a determinação estabelecendo que alunos deveriam rezar a oração do Pai Nosso, nas escolas da rede pública municipal.

O magistrado destacou que o Estado brasileiro é laico e considerou que a prática viola a liberdade religiosa dos estudantes, que estão em desenvolvimento de aprendizagem. A liminar fixou multa diária, no valor de R$10 mil, por cada descumprimento da ordem.

De acordo com o magistrado, a prova documental anexada ao processo, aponta inexistência de perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão.

“O Estado não pode fomentar segregações religiosas, separatismos, discórdias, preconceitos, como se aquelas crianças que permanecerem no local e rezarem o Pai Nosso fizessem mais parte da Escola, ou estivessem mais adaptados e aptos a ela, do que aqueles que optaram por não fazê-lo”, escreveu o relator ao destacar que as provas confirmam a versão apresentada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE/RJ).

Determinação

No ano passado a Secretaria de Educação determinou que os alunos deveriam rezar a oração do Pai Nosso nas escolas diariamente, após cantar hinos cívicos. Na ocasião a secretaria informou que a oração do Pai Nosso, por ser universal, “é aceita pela maioria das manifestações religiosas”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

60 comentários

  1. Avatar

    Não pode, não pode!!
    Oração Universal???
    Você Cristão quer que rezem o Pai Nosso, mas irá aceitar seu filho cantando um Canto Umbandista ou algo relacionado a outra fé?
    Escola não é lugar de rezar, ou melhor, que cada um reze por si, sem segregar ninguém!
    Juiz coerente!!

    • Avatar
      ANA PAULA BARBOSA E SILVA SANTOS

      A Umbanda também tem o Pai Nosso, que por sinal é uma oração linda! Rezar o Pai Nosso independe de religião! É um agradecimento a nosso pai maior Olorum! O importante não é a reza e sim o ensinamento que traz! Pode ser oração evangélica, católica, umbandista, candomblecista etc. O que importa é a fé! Os jovens e crianças estão crescendo sem práticas religiosas por causa dessa briga infundada e vazia! Muito triste!

  2. Avatar

    Pai Nosso não pode, mas música (?) da Anita e do Pablo Vitar pode.

  3. Avatar

    Apenas observem: desde quando essa decisao veja quanto aumentou a criminalidade na cidade. Na semana dessa decisão foram assassinado s mais de cinco jovens. Podem brincar com a palavra de Deus. Mas não podem fugir das consequências. O Sr. Secretario deve está com muito tempo livre para se preocupar com a oração e não com a educação! Gostaria de ver os argumentos sólidos dele. O que atrapalha a oração? Que mal faz. Sou da época que se orava o pai nosso todo s. Os dias antes de entrar em sala de aula . Da época que crianças cantava hino nacional e da bandeira. Infelizmente estamos vivendo a época de crianças mal educadas e sem limites porque o estado proíbe tanto que nos impede de educar. Essa é o Brasil que o estado quer?

  4. Avatar

    Vênde drogas nas escolas pode agredir professores pode..

  5. Avatar

    A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela: – Como é que DEUS teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?

    Anne Graham deu uma resposta extremamente profunda e sábia. Ela disse: “Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?”

    Eu sei que há muita gente mandando email a respeito do dia 11 de setembro de 2001, mas um atentado assim, como o ocorrido, realmente faz você pensar. Se você acha que não tem tempo, pelos menos passe os olhos nesta crônica, pois no fundo é algo sério para se pensar… À vista dos acontecimentos recentes…. ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc.

    Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O’ Hare (que foi assassinada e seu corpo encontrado recentemente), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas… A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, não devemos roubar, e devemos amar o nosso próximo como a nós próprios. E nós concordamos.

    Logo depois, o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto-estima. E nós dissemos: “um perito nesse assunto deve saber o que está falando”, e então concordamos com ele.

    Depois alguém disse que os professores e os diretores das escolas não deveriam disciplinar os nossos filhos quando eles se comportassem mal. Os administradores escolares então decidiram que nenhum professor em suas escolas deveria tocar em um aluno quando se comportasse mal, porque não queriam publicidade negativa, e não queriam ser processados. (Há uma grande diferença entre disciplinar e tocar, bater, dar socos, humilhar e chutar, etc.) E nós concordamos com tudo.

    Aí alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem, e que nem precisariam contar aos pais. E nós aceitamos essa sugestão sem ao menos questioná-la.

    Em seguida algum membro da mesa administrativa escolar muito sabido disse que, como rapazes serão sempre rapazes, e que como homens iriam acabar fazendo o inevitável, que então deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas quantas eles quisessem, para que eles pudessem se divertir à vontade, e que nem precisaríamos dizer aos seus pais que eles as tivessem obtido na escola. E nós dissemos, “está bem”.

    Depois alguns dos nossos oficiais eleitos mais importantes disseram que não teria importância alguma o que nós fizéssemos em nossa privacidade, desde que estivéssemos cumprindo com os nossos deveres. Concordando com eles, dissemos que para nós não faria qualquer diferença o que uma pessoa fizesse em particular, incluindo o nosso presidente da República, desde que o nosso emprego fosse mantido e a nossa economia ficasse equilibrada.

    Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia, e uma apreciação natural da beleza do corpo feminino. E nós também concordamos.

    Depois uma outra pessoa levou isto um passo mais adiante e publicou fotos de crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição na Internet. E nós dissemos, “está bem, isto é democracia, e eles têm direito de ter a liberdade de se expressar e fazer isso”.

    A indústria de entretenimento então disse: “Vamos fazer shows de TV e filmes que promovam profanação, violência e sexo ilícito. Vamos gravar música que estimule o estupro, drogas, assassínio, suicídio e temas satânicos.” E nós dissemos: “Isto é apenas diversão, e não produz qualquer efeito prejudicial. Ninguém leva isso a sério mesmo, então que façam isso!”

    Agora nós estamos nos perguntando por que nossos filhos não têm consciência, e por que não sabem distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado, por que não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios… Provavelmente, se nós analisarmos tudo isto seriamente, iremos facilmente compreender: Nós colhemos exatamente aquilo que semeamos!

    Uma menina escreveu um bilhetinho para DEUS, dizendo: “Senhor, por que não salvaste aquela criança na escola?” A resposta Dele seria: “Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!” Do Seu DEUS.

    É triste como as pessoas simplesmente culpam DEUS e não entendem por que o mundo está indo a passos largos para o inferno. É triste como cremos em tudo que os jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia nos diz. É triste como todo o mundo quer ir para o céu, desde que não precise crer, nem pensar ou dizer qualquer coisa que a Bíblia ensina. É triste como alguém diz: “Eu creio em DEUS”, mas ainda assim segue a Satanás, que por sinal, também “crê” em DEUS.

    É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados! Como podemos enviar centenas de piadas pelo email, e elas se espalham como fogo, mas quando tentamos enviar algum email a respeito de DEUS, as pessoas têm medo de compartilhar e re-enviá-lo a outros! É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na Internet, mas uma discussão pública a respeito de DEUS é suprimida rapidamente na escola e no trabalho. É triste ver como as pessoas ficam inflamadas a respeito de Cristo no domingo, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana. Você está achando graça? Você mesmo pode não querer re-enviar esta mensagem a muitos da sua lista de endereços porque você não tem certeza a respeito de como a receberão, ou do que pensarão a seu respeito, por lhes ter enviado. Não é verdade? Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a
    nosso respeito do que com o que DEUS pensa…

  6. Avatar
    Santa hipocrísia.

    Rezar o pai nosso não pode. Curtir o feriado do Natal,sexta da paixão e dia da padroeira pode. O sepe deveria arguir as leis que instituiram esses feriados também, inclusive a terça de carnaval.

  7. Avatar

    Quer rezar, vai na igreja! Simples!

  8. Avatar

    O grande erro é pensar que a oração do pai-nosso é uma oração universal….que serve para todas as religiões…

    • Avatar

      Defender o Lula, ou o Bolsonaro, ou religioso pastor politico, pode ? O tempo todo acontece isto e ninguém fala nada ? Tem coisa mais chata que evangélico batendo a sua porta ou lhe cercando no meio da rua, isto pode ? Então não pode nada… Cada um saia de casa a noite e reze ou ore onde quiser, mas não misturem religião com o nosso dia a dia !! Chega !!

  9. Avatar
    Antonio Carlos Peludo

    Acertado proselitismo nunca

  10. Avatar

    Amigo , estou com vc . Falam que em determinada escola da rede pública, estão obrigando os alunos a cantarem e dançarem uns cantigas de umbanda antes de iniciarem as aulas e os alunos que se recusarem , ficam num canto separados . Falaram até , que fazem o mesmo com alunos de outras religiões . O que faremos amigos , não quero ouvir cantas de umbanda na minha casa e muito menos na escola de meu filho . Me ajude .

  11. Avatar

    “…Secretaria de Educação determinou que os alunos deveriam rezar a oração…”

    A secretaria não sabe que o Estado é laico? Por serem professores eles deviam ser os primeiros a darem exemplos de que sabem ler e interpretar as leis, minimamente.

    VAI VENDO aí o que dá votar em analfabetos funcionais e analfabetos políticos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

    Só para lembrar 1:
    Se VOTAR NULO não vota CONTRA, assim está a FAVOR dos bandidos.
    Se VOTAR BRANCO não vota CONTRA, assim está a FAVOR dos bandidos.
    Se PAGAR A MULTA o seu dinheiro vai para o Fundo partidário. Vc vai deixar de votar em 01 “possível” bandido para ajudar VÁRIOS bandidos ao mesmo tempo.

    Só para lembrar 2:
    VR deu um show nas urnas começando em 2014 e consolidou em 2016 mandando para casa vários partidos, entre eles o PMDB, PT, PCdoB, PSDB. Em 2018 vamos colocar o PDT para fora tbm.

    BM e outras cidades da região bem que poderiam colaborar.

  12. Avatar

    Por que fixar limites na educação escolar?!
    Não se quer formar pessoas maduras, responsáveis e construtoras de um futuro melhor para nossos filhos e netos?!
    Muitas pessoas, dotadas de olhos perfeitos, são cegas em suas percepções. Muitas outras, com ouvidos bem aguçados, são emocionalmente surdas. São precisamente essas pessoas que pretendem fixar limites para os que estão privados de um ou mais sentidos.
    A oração do Pai-Nosso nos ensina que não há barreiras que o ser humano não possa transpor!
    É uma audácia querer barrar a oração do Pai-Nosso nas escolas públicas, a Rússia fez isso na Revolução Russa em 1917 e a praga do comunismo se espalhou no mundo inteiro, levando miséria e fome para todos os países que adotaram essa ideologia atéia e satânica!
    Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”….

  13. Avatar

    Crente é chato mesmo, quando não grita na esquina quer obrigar os outros a engolir religião, mal sabem eles que o exemplo é o que arrasta as pessoas, falar eles falam muito mas testemunho mesmo são poucos, quase nenhum.

  14. Avatar
    Rui cidade alegria

    Pode roubar, matar ,fumar maconha , cheirar pó, agredir professor, só não pode orar o Pai Nosso.

  15. Avatar

    A sociedade brasileira é hipócrita. Não ensina em casa o mínimo de educação,

  16. Avatar

    O que começa errado……e mais muita bobagem junta…
    Vamos lá! Qual o motivo que levou a secretária de educação? (retórica ok),
    Perdeu-se uma excelente oportunidade, para se criar um “MOMENTO REFLEXÃO”, no qual se divulgaria o máximo possível de religião. Cada semana ou dia poderia se convidar um representante.
    Ou seja a diversidade cultural e religiosa, combatendo a intolerância, que vemos crescer no cotidiano. Expor que alem do mundo cristão um outro que não é cristão, como: Umbanda, muçulmano, budista, taoista entre outros.
    E a existência de um mundo que não acreditam em nenhum Deus.
    Porém o mais importante é qual religião a seguir: É FUNÇÃO DA FAMÍLIA, agora será que essa quer participar?

  17. Avatar

    escola deve ensinar outras coisas…portugues matematica fisica historia…oraçao..deixe pra aprender em outro local..Acho que o hino nacional ou da cidade..seria mais interessante

  18. Avatar

    Vou levar meus rituais da umbanda para as escolas… acho que será o maior barato!

  19. Avatar

    Cara.. tanta coisa pra escola ensinar e fica aí se metendo em assunto errado,..pq escola não ensina 1 socorros (massagem cardíaca, afogamento, engasgo..). Fica aí.. religião, política, instrução gênero..aff.. Brasil acorda

  20. Avatar

    juiz satanico este.

    ele precisa ser expulso, cassado e julgado sen nenhum privilegio , coloca ele junto com os que ele prendeu
    juiz nazista.

  21. Avatar
    cidadao de volta redonda

    juiz satanico este.

    ele precisa ser expulso, cassado e julgado sen nenhum privilegio , coloca ele junto com os que ele prendeu
    juiz nazista.

  22. Avatar

    Só diz que o Pai Nosso é uma oração universal quem dorme ou dormiu nas aulas de história.
    O Pai Nosso é a oração mais conhecida do cristianismo que tem 2.2 bilhões de seguidores entretanto o mundo tem 1.6 bilhão de seguidores do islamismo, 900 milhões do hinduísmo, 400 milhões de religião tradicional chinesa, 375 milhões de budistas, e tantas outras religiões além dos ateus…Não existe uma oração que conecta religiões diferentes. O Brasil é um Estado Laico religião se ensina em casa.

  23. Avatar

    Sempre foi rezado, porém, o maestro/advogado meia boca para aparecer resolveu normatizar está ação e despertou os esquerdistas
    ..
    Aliás até quando o prefeito Drable vai manter estes incompetentes na educação municipal?

    • Avatar

      VAI VENDO Aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

  24. Avatar

    O judiciário alemão tentou banir o uso de crucifixos nas escolas da Baviera. Porém, a população se uniu e, em ato de desobediência civil, manteve os crucifixos nas salas de aula. Os governantes tiveram que voltar atrás.

    A população tem que perceber que esses burocratas, sejam do Executivo, do Judiciário ou do Legislativo, estão em seus postos para servir o povo, e não o contrário.

    Por trás do discurso moderno de proteção às minorias, o que estamos vendo é a opressão contra as maiorias. O Pai Nosso, o Natal, a Páscoa e tantos outros feriados/manifestações religiosos/as, vão muito além de manifestações religiosas: são parte integrante do patrimônio cultural de um povo, seus valores, e desse modo também merecem proteção estatal. Porém, como não fazer parte da agenda do lacre…

    Acorda, povo brasileiro! Ainda há tempo…

  25. Avatar

    Por isso nossos jovens estão tudo perdido,não pode bater mais,agora não pode rezar o pai nosso essas criancas não devem conhecer a oração em casa,a escola está tentando ajudar,lamentável isso…dá um desânimo,vontade de mandar o desembargador da tjrj ir pra casa do #@$£€₩

    • Avatar

      Barramansuína, o estado é laico, sabe o que significa isto?

    • Avatar

      ele acha que laico é o mesmo que ateu.. escola é lugar de aprender matemática, português… rezar, orar se aprende em outro local e olha que há muitos locais para isso… essa máfia religiosa, de todas as espécies, só busca dinheiro pra q?

    • Avatar

      Xerifesuíno, você é um porco, pois porco não reza para Deus!
      Não vou jogar pérolas aos porcos!
      Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”…

    • Avatar

      Sr . Jornalista , podes me ajudar ? Tive notícias que uma mãe soube que na escola pública que sua filha estuda , a criança foi obrigada a cantar e dançar um ” ponto” de umbanda . Não creio nisso , umbanda . O que posso fazer para que minha filha não seja obrigada a fazer isso . Tem como ? Desde já agradeço .

  26. Avatar

    Fumar maconha na porta pode !!!!

    • Avatar

      Não, nunca pôde. Quem faz está errado também.
      Em todas as esquinas já tem igrejas, deixem as escolas ensinarem o que as crianças necessitarão para passar num concurso, arrumar um emprego, pois nesta hora não vai adiantar saber rezar o pai nosso, ave maria, axlababa, etc.

  27. Avatar

    Falar mentira atrás de mentira sobre o PT e partidos de esquerda PODEMOS!
    Como diria o ex-Senador Mão Santa: “a gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”….

    • Avatar

      agora é partido de esquerda também? vc´s querem é uma ditadura do anarquismo aqui neste país não!

  28. Avatar

    informamos que o funk continua liberado GÇB! (galera çangue bão)

  29. Avatar

    Quanto mais o ser humano estuda, mais ignorante ele se torna. Lamentável!!!

  30. Avatar

    PROPAGANDA PETISTA PODE.

  31. Avatar

    Ensinar pagode, funk e etc… pode o que também é muito correto pois dai conhecemos novos e grandes artistas. Mas rezar. Cruzes em Credo. Tem gente ruim nesta nossa justiça.

    • Avatar
      Loucura do povo!

      escola não ensina isso e como têm gente sem noção desse país que não sabe de nada, sequer a respeitar outras religiões, por isso esse país tá do jeito que tá, muita gente achando que a sua fé é melhor que a do outro. Isso não significa que a justiça têm gente ruim, só está assegurando que o local deve focar no que é necessário e respeitar quem tem religião diferente da sua.

  32. Avatar

    Realmente estou pasma. A oração do Pai Nosso como varias pessoas estão comentando é Universal. Tantas coisas ainda para fazer em educação no Brasil. É gritante o desleixo das autoridades e agora com esta pequena questão. Não entendo.

    • Avatar
      Loucura do povo!

      Universal? já viu budista rezar isso? por exemplo?

    • Avatar

      Só se for no seu Universo Paralelo. Na China e na Índia são mais de 2 bilhões de pessoas que nunca rezaram o pai nosso. Isso sem falar dos países mais desenvolvidos do que o Brasil onde a maioria não tem religião, como a Dinamarca e a Noruega, por exemplo.
      Em todas as esquinas já tem igrejas, deixem as escolas ensinarem o que as crianças necessitarão para passar num concurso, arrumar um emprego, pois nesta hora não vai adiantar saber rezar o pai nosso, ave maria, axlababa, etc.

  33. Avatar

    Esta oração é essencial a todos. Nnguém vive bem sem ela, mas deixe ficar para dentro do seu quarto ou na igreja, a mais apropriada. Na escola se aprende matemática e língua portuguesa. Aprendendo bem esses conhecimentos vc, e até o ateu, será um especialista para colocar em prática os ensinamentos da oração.

  34. Avatar

    Ainda sou favorável a manter a oração do Pai Nosso num dia da semana, a leitura de um trecho do alcorão em outro, da Torá em outro, um canto afro num outro dia e por aí vai.

  35. Avatar
    liberdade e propriedade

    A justiça também não enxerga, sexo, cor e etc. No entanto, criaram cotas raciais em vestibulares e concursos,

  36. Avatar

    Se o Pastor resolver ensinar o teorema de Pitágoras durante o culto vai ser legal…

  37. Avatar
    Platão, o Filósofo

    Quanta ignorância! O Pai Nosso é uma oração universal. Pai Nosso!, por favor, perdoa tanta ignorância.

Untitled Document