Levantamento mostra que Volta Redonda apresenta baixo risco de infestação pelo Aedes aegypti

by Diário do Vale

Volta Redonda – A Secretaria de Saúde de Volta Redonda realizou o terceiro LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) do ano, que apresenta resultados favoráveis: o levantamento aponta que o índice de infestação pelo mosquito que causa Dengue, Chikungunya e Zika no município foi de 0,9%, considerado de baixo risco. A pesquisa realizada entre os dias 24 e 30 de julho, em todas as regiões da cidade, revelou ainda que dez estratos (agrupamento de bairros), também tiveram percentuais considerados de baixo risco, ou seja, com valores abaixo de 1,0%, conforme determina o Ministério da Saúde.

Apenas dois estratos trouxeram índices de infestação classificados de médio risco. Nestes casos – com grau de infestação de 1,0% – aparecem os bairros Vila Rica, Três Poços, Água Limpa, Pedreira, Caieiras, Caelândia, Brasilândia e Nova Primavera. As equipes da Vigilância Ambiental detectaram nestes bairros que os locais predominantes para criadouros do mosquito da dengue foram os vasos e pratinhos de plantas, calhas, ralos, além de sanitários em desuso, que somaram 33,3% dos casos registrados.

Em outro estrato de médio risco, com índice de 1,1%, surgem as localidades Núcleo Princesa Isabel (Jd. Amália), Centro, Colina, Jardim Amália, Jardim Normândia, Jardim Tancredo Neves, Laranjal, Monte Castelo, Morada da Colina, Neuza Jordão, São João e Vila Americana. Nestes bairros os principais criadouros do Aedes aegypti apontados no levantamento foram os ralos, calhas e sanitários em desuso, que surgem como 60% dos casos. Já os vasos e pratinhos de plantas surgem como os responsáveis por 40% dos criadouros do mosquito.

Risco

Na amostragem de criadouros do mosquito encontrados na cidade, o LIRAa revelou que os depósitos fixos como calhas, ralos e sanitários em desuso são responsáveis por 41% dos focos detectados pelos agentes de endemias. Já os depósitos móveis como pratos, vasos de plantas, além de bebedouros de animais, ficaram com 28% dos criadouros predominantes no município.

– Estamos nas ruas e dia a dia visitamos casas, conversamos com moradores, além de distribuirmos informativos orientando quanto à importância de se realizar a vistoria na própria casa – a campanha 10 Minutos Contra a Dengue – para combater o mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika, sendo que esta última pode causar microcefalia em recém-nascidos – ressaltou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaina Soledad.

A coordenadora também destacou que os mutirões envolvendo secretarias e autarquias da Prefeitura de Volta Redonda em parceria com a sociedade civil, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, estimularam a prática do cidadão em reservar os 10 minutos por semana para inspecionar a sua residência, para eliminar possíveis criadouros do mosquito, o que contribuiu para o resultado do LIRAa, lembrando que esta prática deve ser permanente para que, no próximo verão, o município não vivencie uma possível situação de epidemia.

– Estamos disponíveis para desenvolver ações de mobilização comunitária, mantendo o índice de infestação o mais baixo possível. O envolvimento da população é fundamental para o sucesso deste trabalho – completou a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães.

You may also like

4 comments

Roberto 18 de agosto de 2016, 11:34h - 11:34

Levantamento no mês de julho e sem comparação com outros municípios no mesmo período. Isso é necessidade de mostrar algo de bom em época de campanha eleitoral. Quando começarem as chuvas praticamente já teremos um novo prefeito eleito e se não agir rápido o mosquito vai tomar conta, com ou sem vírus.

srf 17 de agosto de 2016, 22:44h - 22:44

em pleno inverno…quero ver no verão…

cidadão 17 de agosto de 2016, 21:11h - 21:11

Acho que vivo em outra Cidade….. Não é esta a Volta Redonda que conheço….

MELHOR LUGAR DO MUNDO 17 de agosto de 2016, 20:50h - 20:50

Baixo risco de Infestação do Aedes aegypti, Funcionários Públicos satisfeitos com o melhor salário do Estado, PCCS, FAPS funcionando a todo vapor, saúde de referência, Educação modelo, Indústrias vindo para cá, melhor índice de geração de empregos….. Volta Redonda é melhor Lugar do Mundo. Não é o que a gente lê todos os dias nos outdoors e Mídia??? Alguém contesta???? Dá-lhe NETO…..

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996