Liberação de aplicação de vacinas em farmácias deve aumentar movimento

by Diário do Vale

Volta Redonda – A partir de agora, as farmácias e drogarias de todo o país poderão oferecer mais um serviço à população: a vacinação. A possibilidade de atendimento foi garantida graças a uma resolução aprovada na terça-feira (12) pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O serviço já era regulamentado em alguns estados, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal, mas com a decisão, que será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias, ela poderá ser estendida às demais unidades da federação.

Segundo a supervisora farmacêutica Marcela Guimarães, funcionária de uma farmácia de rede em Volta Redonda, a medida vai aumentar a demanda de serviço beneficiando tanto a população quanto para a própria farmácia.

– Como algumas vacinas não são oferecidas pelo setor público, sendo encontradas em clínicas particulares e pagas, agora com esta liberação da Anvisa a população passará a ter mais acesso a locais que disponibilizem o calendário nacional de vacinação. Já temos algumas lojas com serviços farmacêuticos como aferição de pressão, acompanhamento de peso, perfuração de orelhas, aplicação de medicamentos injetáveis com receita, entre outros, totalizando mais de 30 serviços. Só estávamos esperando esta resolução para iniciarmos a preparação dos profissionais que já são capacitados, mas não tinham a autorização – declara.

Para o gerente de uma farmácia de rede na Vila Santa Cecília, Cléver Pires, a resolução da Anvisa acaba agregando valores para o estabelecimento. Segundo o gerente, a farmácia já trabalha com atendimento farmacêutico na unidade da Amaral Peixoto, onde é feito a aplicação de injetáveis mediante receita como também serviços de aferição de pressão e monitoramento de glicose.

– O serviço é realizado em uma área reservada e com um profissional capacitado. Acredito que a inclusão do serviço de vacinação vai ser benéfica à população fidelizando ainda mais o cliente à loja.  Com certeza não vai ser difícil se adequar a esta resolução para o nosso profissional que já atua no serviço de atendimento farmacêutico como no caso uma enfermeira ou farmacêutico – opina.

Exigências

Entre as exigências que a resolução estabelece para os estabelecimentos de saúde que vão oferecer o serviço, estão a inscrição no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), além de disponibilizarem do calendário nacional de vacinação e dos tipos de medicamentos aos clientes. A outra exigência é de que em cada local seja obrigatória a designação de um responsável técnico e a contratação de profissionais habilitados para aplicar vacinas, com a realização de capacitações constantes. Em relação as instalações, elas devem ser adequadas e seguir parâmetros estabelecidos nas normas do setor, como ambiente refrigerado para armazenar as vacinas e cuidados no transporte dos materiais para não prejudicar a qualidade.

As regras aprovadas pela Anvisa também preveem obrigatoriedade de registro das informações nos cartões de vacinação e de erros ou problemas no sistema da agência e liberdade para emitir Certificados Internacionais de Vacinação.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996