Limpa Rio: 40% das obras do Rio das Pedras, em Penedo, foram concluídas

by Diário do Vale

Itatiaia – O morador de Penedo que passa pelo Rio das Pedras nota a diferença: o rio está ficando mais largo. Isso porque a obra de desassoreamento continua dia a dia com o objetivo de proporcionar um melhor escoamento das águas em época de chuva.

Segundo o secretário de Obras da prefeitura de Itatiaia, Carlos Alberto de Barros Soares, a obra chegou a uma marca de 40% concluída e segue o cronograma desenvolvido junto com o Inea.

– O andamento desta obra está mais avançado do que o esperado. O que antes era só um metro, ou dois, de passagem de água pelo rio, hoje são aproximadamente 6 a 8 metros de largura. Tem trechos maiores, chegando até 10 metros de largura. Estamos fazendo o processo de desassoreamento do rio dia a dia e buscando trazer a tranquilidade para os moradores que temem os dias de chuva por conta da cheia do Rio das Pedras – declara o secretário de Obras.

O serviço, uma parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) teve início no dia 3 de abril e tem a finalidade fazer a manutenção e limpeza do leito e margem do rio, um dos mais importantes para o município.

– Essa obra está avançando além das expectativas. Estamos atuando agora na área central de Penedo onde está localizado a maioria das residências. Vamos melhorar ainda mais o sistema de escoamento das águas em dias de chuva. Queremos proporcionar melhorias satisfatórias para o cidadão – pontua Eduardo Guedes, o Dudu.

A dragagem faz parte do Programa “Limpa Rio”, do Governo do Estado, que dispõe de equipamentos especializados e mão de obra qualificada para realização da limpeza e da manutenção dos corpos hídricos de forma contínua. As obras compreendem toda a sua extensão do Rio das Pedras, totalizando aproximadamente 4 km de comprimento. A expectativa é que o trabalho seja concluído em até 60 dias.

Serviço: Obras compreendem toda a extensão do Rio das Pedras, totalizando aproximadamente 4 km de comprimento (Foto: Divulgação)

Serviço: Obras compreendem toda a extensão do Rio das Pedras, totalizando aproximadamente 4 km de comprimento (Foto: Divulgação)

You may also like

4 comments

Meu nome é Zé Pequeno! 22 de maio de 2017, 06:24h - 06:24

Poderiam fazer isso nos afluentes do Rio Paraíba aqui em Resende e no Rio Bananal em Barra Mansa.

É cada uma que aparece 21 de maio de 2017, 21:49h - 21:49

Houve RIMA para essa obra?

Liberdade e propriedade 22 de maio de 2017, 22:35h - 22:35

Obra de dragagem à frente, Penedo sem enchente. Pronto tá na mão o que você queria.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996