domingo, 16 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Loteamento começa a receber serviços de infraestrutura para asfaltamento

Loteamento começa a receber serviços de infraestrutura para asfaltamento

Matéria publicada em 8 de janeiro de 2019, 19:46 horas

 


 

Colocação de meio-fio faz parte das obras de asfaltamento do Loteamento Céu Azul (Foto: Divulgação)

Quatis – Uma das obras anunciadas no final do ano passado pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), o asfaltamento das ruas do Loteamento Céu Azul, um dos bairros de Quatis situados acima da linha ferroviária, já começa a se tornar uma realidade no dia a dia dos seus moradores. A empresa vencedora do processo de licitação voltada à realização da obra iniciou recentemente os serviços de infraestrutura necessários antes da colocação do asfalto.
Entre os trabalhos em andamento, estão a colocação de meio-fio e a recuperação dos trechos da rede de águas pluviais que foram danificados. A obra vem sendo realizada com recursos próprios da prefeitura e representa um investimento de aproximadamente R$ 720 mil na melhoria da qualidade de vida do bairro.

Habitados por pelo menos 50 famílias de baixa renda, e localizado ao lado do Jardim Independência, o Loteamento Céu Azul aguardava pelo asfaltamento das ruas há pelo menos dez anos. Devido ao alto da custa da obra, a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos chegou a encaminhar um projeto ao Governo Federal com o objetivo de obter recursos para realizar a pavimentação, mas em razão do superávit (arrecadação maior do que o montante previsto) entre os exercícios financeiros de 2017 e 2018, por determinação do próprio prefeito Bruno de Souza, as obras foram contratadas com recursos próprios:

– A nossa determinação sempre foi iniciar o asfaltamento do Loteamento Céu Azul o mais rápido possível, mas estávamos dependendo da disponibilidade financeira, já que inicialmente o Município não tinha condições de arcar com o custo da obra, motivo pelo qual chegamos a fazer uma solicitação de verba ao Governo Federal. Com o equilíbrio das contas da Prefeitura de Quatis proveniente da austeridade empregada pela nossa administração, nos gastos públicos, tivemos condições de iniciar o asfaltamento com recursos próprios. Afinal, os moradores sofriam há muitos anos, pois a falta de pavimentação causava muitos transtornos, principalmente na época das chuvas – disse o prefeito.

O prefeito reafirmou a importância dos serviços de drenagem no sentido de garantir a qualidade e a durabilidade das obras. O lançamento da massa asfáltica no solo só vai acontecer após a conclusão dos reparos da rede de águas pluviais e da rede coletora de esgoto. O projeto do asfaltamento do Loteamento Céu Azul prevê ainda outros serviços de urbanização, entre eles a construção de calçadas; o plantio de mudas de árvores nativas, devidamente supervisionado pela Secretaria de Meio Ambiente do Município; e a realização de reparos no sistema de iluminação pública com a instalação de lâmpadas mais potentes.

– Em alguns pontos mais altos do bairro, planejamos também construir bueiros com dimensões maiores visando garantir o perfeito escoamento da água da chuva para a rede de água pluvial. Já disse e repito agora: na nossa avaliação, esse conjunto de serviços de infraestrutura no Loteamento Céu Azul vai fazer com que a comunidade se transforme em um bairro novo, proporcionando dessa maneira condições de vida mais saudáveis à população local – concluiu Bruno de Souza.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document