Maio amarelo: Secretaria destaca importância do transporte escolar legalizado

by Diário do Vale

Volta Redonda –  Maio é lançado o movimento que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Volta Redonda, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda (STMU) está preparando ações em alusão à data e trabalha em parceria com diversos setores para melhorar a segurança no trânsito da cidade. Entre os setores está o de transporte escolar, que tem atualmente 122 veículos legalizados circulando pela cidade.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, explicou que o transporte escolar tem o controle da STMU e que é importante os usuários optarem sempre pelos serviços legalizados.

-Os pais podem ter uma segurança maior ao saber que aquele motorista que conduz os filhos deles tem um histórico que permite essa segurança. Além disso, se houver qualquer problema com esse motorista, a STMU pode atuar afastando ele do sistema, e até mesmo informando aos pais sobre ocorrências, inclusive abrindo sindicâncias quando for o caso – explicou Wellington.

Essa segurança ressaltada pelo secretário é o principal fator no momento de os pais escolherem o serviço. A professora Fabiana Maria de Oliveira Nogueira Bastos tem duas filhas que utilizam o transporte escolar há 10 anos e se mostra satisfeita com o serviço por ele ser legalizado.

“Trabalho longe do local de estudo delas e ficaria inviável eu levá-las, por conta do horário do meu trabalho. Tenho total confiança na van que leva as minhas filhas e sei que o transporte passa por vistoria, por todo o processo da legalização”, contou Fabiana.

Secretário diz que é importante os usuários optarem sempre pelos serviços legalizados (foto: Gabriel Borges – SEcom)

De acordo com Jailton Luís Moraes e Silva, que transporta estudantes e faz parte da comissão de representantes de setores do transporte escolar, os veículos legalizados se submetem a duas vistorias anuais e são facilmente identificados por suas faixas amarelas com a palavra “Escolar” escrita. Também possuem um adesivo com o seu número de ordem afixado em suas laterais e na parte traseira. No vidro dianteiro, tem um cartão de aprovação nas vistorias, emitido pela STMU.

“O condutor profissional do transporte escolar, de acordo com a legislação, deve possuir o certificado de curso especializado expedido pelo DETRAN. Também é preciso uma monitora acompanhante, habilitação na categoria D, exames toxicológico, psicotécnico e psicológico, certidão negativa de feitos criminais renováveis periodicamente”, explicou Jailton.

Mobilidade urbana

Quem opta pelo transporte escolar também elogia a melhoria que ele proporciona na mobilidade. É o caso da técnica judiciária Angélica Cristine de Morais Mendes, que utiliza o transporte escolar há alguns anos para levar o filho à escola.

“Facilita muito a minha vida, porque eu não preciso me preocupar com horário de buscar e levar o meu filho, nem procurar vaga para estacionar, o que é muito difícil. Eu fico bem segura em saber que meu filho chegará em casa nos horários corretos e em segurança”, contou Angélica.

O prefeito Samuca Silva ressaltou os benefícios que a utilização do transporte escolar proporciona à mobilidade urbana em Volta Redonda. “Reduz a quantidade de veículos particulares em circulação. Se cada pai colocar um carro circulando para conduzir seu filho à escola, haverá uma saturação de veículos. A utilização do transporte escolar melhora a qualidade do trânsito por ser um transporte coletivo”, afirmou o prefeito.

Wellington Silva informou que os pais e responsáveis podem encontrar a lista de veículos legalizados no site da STMU (www.voltaredonda.rj.gov.br) e deve exigir do condutor, o cartão de autorização da secretaria no momento da contratação.

You may also like

2 comments

fernando 12 de maio de 2018, 15:54h - 15:54

Alem de legalizar o transporte, tem que auditar sempre, investigar a conduta dos motoristas e auxiliares e auditar os motoristas se estão cumprindo normas e leis de transito. Pois um motorista que estaciona em frente a garagens particulares inibindo a entrada de veículos, que estacionam sobre as faixas de pedestres, que não são doceis com os pequenos devem sim, serem banidos do transporte escolar. Pois as crianças observam as atitudes desses motoristas e a qualidade dos serviços. Depois, os pais não conseguem educar seus filhos que no futuro farão o mesmo ou pior. Pois vemos cada uma desses veículos escolares que, se os pais vissem iriam ficar extremamentes aborrecidos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996