>
quarta-feira, 6 de julho de 2022 - 21:06 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Mais de 100 exames rápidos de AIDS, Sífilis, Hepatite B e C foram feitos, em Barra Mansa

Mais de 100 exames rápidos de AIDS, Sífilis, Hepatite B e C foram feitos, em Barra Mansa

Matéria publicada em 6 de novembro de 2019, 18:58 horas

 


Caminhão ‘Fique Sabendo’ estará amanhã (07) na Subprefeitura da região Leste e no sábado (09) na Praça da Matriz
(Foto: Paulo Dimas- Secom PMBM)

Barra Mansa- Nesta quarta-feira (06) no pátio da prefeitura de Barra Mansa foram feitos testes rápidos para Hepatite B e C, AIDS, Sífilis, através do caminhão ‘Fique Sabendo’. Ao todo, foram realizados 105 exames. O caminhão estará presente nesta quinta-feira (07) na Subprefeitura da região Leste e no sábado (09) na Praça da Matriz, no Centro.
Ao longo de todo ano, os profissionais realizam nos Postos de Saúde da Família (PSF) esses testes rápidos. A ênfase é maior na detecção de Sífilis, em virtude do aumento do número de casos no Brasil. A Gerente de Vigilância em Saúde, Ana Devezas, informou como é desenvolvido o trabalho que a prefeitura disponibilizou à população.
– O teste rápido é obtido através da coleta de uma gota de sangue e o resultado fica pronto em 30 minutos. Se o resultado for reagente, é realizado encaminhamento para tratamento e acompanhando – frisou Ana, que ainda destacou a importância de acompanhamento à gestantes.
– É preciso, além de todas as pessoas atendidas, também ter uma atenção com as gestantes, para que o feto não nasça com algum tipo de consequência, como também estar atento aos parceiros – pontuou.
A coordenadora do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Renata Rena, exemplificou o serviço ofertado pela secretaria de Saúde.
– O Ministério da Saúde introduziu o terceiro sábado de outubro como o dia D de Combate à Sífilis. Contudo, para uma melhor adesão dos homens na realização dos testes, juntamos a ação de novembro e outubro e fizemos uma parceria com a Saúde do Homem para conseguir sensibilizar o público masculino. O intuito é motivar a visibilidade e adesão dos Homens – destacou Renata.
A campanha ‘Fique Sabendo’ é uma ação do Ministério da Saúde, com o foco na prática de exames para a descoberta da chamada IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document