terça-feira, 17 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Mais de 200 atendimentos são realizados em um mês na Academia da Saúde

Mais de 200 atendimentos são realizados em um mês na Academia da Saúde

Matéria publicada em 10 de setembro de 2019, 18:35 horas

 


Bairro Novo Horizonte conta com o programa Academia da Saúde
(Foto: Alexandre AJ- Secom PMPR)

Porto Real- Em funcionamento desde agosto, o Programa Academia da Saúde, nos bairros Freitas Soares e Novo Horizonte, já realizou mais de 200 atendimentos em um mês. O projeto conta com o apoio de uma enfermeira, um fisioterapeuta, um farmacêutico e dois educadores físicos. O prefeito Ailton Marques destacou que a Academia é um espaço com foco na qualidade de vida da população de Porto Real.
– Muito além de ter o objetivo de promover uma vida saudável, através da prática de atividades físicas, a Academia é um espaço com foco na qualidade de vida. A secretaria municipal de Saúde está trabalhando para ofertar um serviço que seja visto como referência no município e na região – ressaltou o prefeito.
A Academia da Saúde faz parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde os serviços do local são conciliados com as Unidades de Saúde da Família (USF). O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, falou sobre um encontro realizado na academia.
– Realizamos no dia 21 de agosto, um encontro com o grupo de hipertensos e diabéticos na academia do bairro Novo Horizonte. Esse momento foi idealizado através do NASF, onde o grupo recebeu diversas orientações de saúde – explicou Luiz Fernando, que também falou sobre a ampliação do quadro de profissionais nas academias.
– Através do último concurso público, em breve um nutricionista e uma psicóloga também farão parte da equipe do programa. Assim, ampliaremos os serviços à população de uma forma mais completa e eficiente – concluiu o secretário.

As atividades

A secretaria municipal de Esporte e Lazer (SMEL), também está presente na Academia da Saúde. É através dela que são disponibilizados os profissionais de educação física.
– Alongamento, ginástica aeróbica e localizada, iniciação ao treinamento funcional e caminhada orientada. A equipe da SMEL disponibiliza esses serviços de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, no Freitas Soares. Já na segunda, quarta e sexta-feira, das 7h às 8h40 e das 14h às 16h, as atividades acontecem no Novo Horizonte – contou o secretário de Esporte e Lazer, Antônio Sebastião da Silva.
A coordenadora da Academia da Saúde, Caroline Provazi, explicou os procedimentos para aderir ao programa.
– O interessado em participar da Academia da Saúde deve se dirigir ao local, onde será encaminhado à USF de referência do bairro. Após um atendimento médico, ela receberá um encaminhamento, onde será constatado se ela está apta para a prática de exercícios. Esse controle é necessário para preservar e evitar riscos à saúde dos pacientes durante as aulas – explicou a Caroline.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document