Mais de 3,5 mil alunos da rede municipal terão informações sobre programas de saúde

by Diário do Vale

Porto Real – Atividades intersetoriais de assistência à saúde, educação e prevenção de doenças, promovidas em parceria entre as secretarias de Educação, Cultura e Turismo e de Saúde, divulgarão a importância do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, durante o mês inteiro, nas unidades escolares da rede municipal. Desenvolvidas pela equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), que conta com agentes comunitários de saúde, dentistas, médicos, auxiliares odontológicos e de enfermagem das Unidades de Saúde da Família (USF), as atividades ocorrem durante todo o ano, mas serão intensificadas em abril.

As 16 turmas de maternal, pré-I e II da E.M. Patrícia Pineschi, receberam na última segunda-feira, 02, ações de saúde proporcionadas pelo PSE. No total, mais de 3.500 alunos receberão dicas, orientações e palestras relacionadas ao assunto, como saúde bucal e passarão por exames, como a antropometria (que mensura a altura e o peso da criança).

-Nessas ações identificamos as crianças que têm alterações nutricionais e de crescimento para, caso necessário, realizarmos o encaminhamento para o médico da USF de referência da criança e fazer o acompanhamento multiprofissional – explica a enfermeira da USF do São José, Julita Cunha.

Para a coordenadora do PSE, Ingrid Resende, é muito importante que se criem hábitos de higiene e prevenção à saúde desde o início da infância. “A nossa meta é ensinar pequenos costumes que fazem a diferença para que não surjam doenças”. A coordenadora esclarece ainda que o programa, como política intersetorial da Saúde e da Educação, trabalha as políticas voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública do município e se unem para promover saúde e educação integral.

De acordo com a diretora da E.M. Patrícia Pineschi, Márcia Braga, a promoção de saúde nas escolas vai de encontro à situação e ao ambiente de aprendizado dos alunos. “O programa beneficia muito as crianças, pois estão em fase de melhor assimilação de conteúdos e de hábitos mais saudáveis. Nós estamos formando os futuros cidadãos e principalmente seres humanos que merecem toda a atenção e carinho”, afirma.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996