Mangaratiba ainda está sob alerta, diz prefeitura

by Diário do Vale
foto-1-mangaratiba

Remoção de árvore no centro de Mangaratiba mobilizou força-tarefa da prefeitura
(Foto: Divulgação)

Mangaratiba – A Defesa Civil de Mangaratiba se desloca nesta segunda-feira com uma equipe para a Praia do Apara, com engenheiro geotécnico para reavaliação da cena onde ocorreu o desabamento no sábado (12). Em seguida, vão atender o bairro do Guity devido à queda de uma árvore que provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica e também farão avaliação da encosta.

A equipe também vai percorrer o Axixá para reavaliar as interdições da noite de domingo (13) devido à queda de outra árvore que deixou algumas casas vulneráveis.

Na Serra do Piloto, a equipe de Serviços Públicos removeu uma árvore que interrompia meia pista do acesso ao distrito.

A geografia de Mangaratiba é um fator que torna a cidade mais suscetível a temporais e chuvas intermitentes, e durante o último final de semana (12 e 13) várias ocorrências aconteceram por causa do grande volume pluviométrico que se abateu sobre o Rio de Janeiro.

A Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Serviços Públicos trabalham desde sábado (12) com três equipes e cerca de 20 homens para prevenir acidentes e minimizar os estragos. A Secretaria de Assistência Social também está a postos com psicólogos, assistentes sociais e voluntários caso haja necessidade de abrigar famílias. Os telefones de emergência são 199 ou 2780-4635.

Segundo a Defesa Civil, choveu mais de 150mm no município entre sábado (12) e segunda (14), média considerada bastante alta para o período. Várias ruas estão alagadas, moradores tiveram que se mobilizar para salvar móveis dentro das residências e limpar o acúmulo de lama nas ruas.

Nas imediações da Praia do Saco os alagamentos foram maiores em virtude dos afluentes do Rio do Saco não terem sido capazes de conter o grande volume de água que desceu as encostas. Apesar do trabalho de desassoreamento na área que a Prefeitura começou há cerca de seis meses, o canal do Leitão não suportou a força do temporal e ainda está com volume acima do normal.

Não há registros de feridos ou desabrigados.

Queda de árvores e barreiras

Os locais mais atingidos são Praia do Saco, Palha, Guity, Ribeira, Ranchito, Nova Mangaratiba e Acampamento. Serra do Piloto, Muriqui e Itacuruçá, além de alagamentos, também registraram ocorrências. Duas barreiras ocorreram na BR-101 (Rio-Santos) nos limites do município, mas ambas já foram liberadas, embora haja risco de mais escorregamentos. A Defesa Civil alerta para a população ficar atenta a sinais de rachaduras, e se abrigar em casas de parentes até que o solo fique mais firme.

No sábado (12), houve desabamento de um sobrado no Guity e uma queda de árvore (já removida). Técnicos de Prefeitura que já haviam isolado a área próxima ao sobrado avaliam novos riscos.

No centro, uma árvore grande caiu ao lado de uma praça de esportes no domingo (12). Agentes da Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Públicos e da Secretaria de Meio Ambiente executam a remoção depois dos cortes feitos durante a noite. No mesmo dia, em Itacuruçá, uma árvore caiu sobre duas casas e outra árvore também caiu na localidade conhecida como Axixá (entre Itacuruçá e Muriqui). Engenheiros da Defesa Civil fazem estudos para avaliar os danos e possíveis perigos.

Vários munícipes ficaram sem luz por causa da queda de árvores, e a Ampla (empresa responsável pelo fornecimento de energia da cidade) também atua para restabelecer a eletricidade nos imóveis.

Nesta segunda-feira (14) ainda chove moderadamente e os riscos persistem, principalmente no que diz respeito a escorregamentos e quedas de barreiras na Rio-Santos. Pessoas que vivem em habitações nas encostas ou próximas de grandes árvores devem redobrar os cuidados.

Força-tarefa de limpeza

A Secretaria de Meio Ambiente uniu-se à Defesa Civil, à Secretaria de Serviços Públicos e à Secretaria de Assistência Social para atender a população: a equipe forneceu máquinas para auxiliar na limpeza das vias públicas. Funcionários e voluntários mobilizam-se para remover a lama e desobstruir vias interrompidas por árvores, galhos, pedras ou detritos.

A Secretaria de Comunicação (Ascom) precisou desmentir um boato. Munícipes passaram a divulgar imagens pelo Facebook e pelo aplicativo WhatsApp de uma pedra enorme que teria rolado na localidade de Junqueira, o que preocupou muita gente. Na verdade a ocorrência foi em Petrópolis, fato confirmado pela reportagem do site G1. A Ascom recomenda que as pessoas se informem pelos canais oficiais da Prefeitura, em especial o Facebook, ou pelos telefones da Defesa Civil: 199 ou 2780-4635.

O telefone da Defesa Civil de Mangaratiba é (21) 2780-4635.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996