Mangaratiba cria projeto de agricultura familiar e pesca artesanal

by Diário do Vale

Projeto prevê incentivo à agricultura (crédito Divulgação)

Mangaratiba – Em reunião com os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, e de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, a prefeitura de Mangaratiba defendeu a importância de investimentos e incentivos voltados à agricultura familiar e pesca artesanal do município, entre eles, o projeto de criação da nova indústria agrícola. A iniciativa visa implantar uma agroindústria na área do horto municipal, com a finalidade de processar produtos vegetais oriundos da agricultura familiar. O plano inclui ainda um planejamento para a distribuição desses produtos e a inserção deles na merenda escolar, baseado no Plano Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE.

Para o desenvolvimento do projeto da nova agroindústria, a SMAP vai investir R$ 600 mil reais adquiridos através de emenda parlamentar, para aprimorar a atividade agrícola local com a aquisição de um caminhão, para logística de transporte dos agricultores, além de arado, grade, carreta agrícola, roçadeira e trator para o preparo do solo para plantio.

Projeto 

O Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Roberto César Oliveira, também apresentou ao Governo do Estado uma proposta para a criação de Entreposto de Pescado na cidade. O projeto foi pensado com base em um estudo realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A pesquisa da UFRRJ apontou que diversas espécies de peixes são descartadas na Baía de Sepetiba por não possuírem atratividade de mercado.

Com base nisso, o plano tem por finalidade transformar esses peixes menos procurados em produtos alimentícios e gerar renda para os pescadores artesanais locais. As espécies têm um valor nutricional considerável e podem ser processadas para posteriormente se transformarem em produtos como hambúrguer, linguiça e carne, gerados mecanicamente. Segundo o Secretário, os itens poderiam também ser utilizados para o PNAE.

O secretário ressaltou que a “Nova Agroindústria” e as demais propostas irão impulsionar a agricultura local a uma posição de destaque na produção, processamento e na geração de renda para os moradores. “É indispensável que exista a parceria com as Secretarias Estaduais para facilitar a obtenção de investimentos, fazendo com que todos os nossos planejamentos e objetivos sejam alcançados, beneficiando diretamente a população” concluiu o secretário Roberto César Oliveira.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996