Matemática é ensinada com games e recursos tecnológicos em Barra do Piraí

by Diário do Vale

Barra do Piraí – Vilã de várias gerações de estudantes, a matemática vai ser a estrela de uma sala da Escola Sesi Barra do Piraí. A unidade vai ganhar um espaço dedicado à matéria, com games e outros recursos tecnológicos que prometem descomplicar as aulas e encantar os alunos. A inauguração está marcada para 7 de março, às 10h, e contará com a presença de pais, professores e representantes da Educação do município.

A Sala SESI Matemática contará com 40 notebooks, projetor, lousa digital, quadro branco e mobiliário diferenciado, criado para estimular os jovens no aprendizado da disciplina. Cerca de 600 alunos, do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do médio vão utilizar as novas ferramentas. Além dos games online, o programa Sesi Matemática inclui outras iniciativas, como kits com materiais concretos e bibliografia básica, que serão aplicados aos estudantes a partir da educação infantil; formação continuada de professores, inclusive à distância; sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico, entre outros.

Raciocínio lógico

Lançado em 2012 pelo Sistema Firjan, o programa utiliza diversas tecnologias para quebrar a resistência dos alunos ao aprendizado da disciplina. O objetivo é formar adultos mais críticos e com o raciocínio lógico bem desenvolvido, o que terá impacto direto na formação de profissionais bem qualificados, prontos para atuarem no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Pesquisa realizada em 2011 pelo Sistema Firjan com mais de 600 empresas de todo o país, revelou que a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas, principalmente nas áreas ligadas às ciências exatas. A matemática é também a base para inovação, fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um país.

Atualmente, 260 escolas utilizam recursos do programa em todo o país. A metodologia já foi adotada por Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Bahia e Ceará, no ano passado, alcançando mais de 240 mil estudantes.

Este mês: Unidade do Sesi de Barra do Piraí vai ganhar um espaço dedicado à matéria (Foto: Divulgação)

Este mês: Unidade do Sesi de Barra do Piraí vai ganhar um espaço dedicado à matéria (Foto: Divulgação)

Desempenho

O desempenho dos brasileiros na disciplina de matemática é um problema nacional. São estudos e avaliações que comprovam o fato, como é caso do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que avalia o desempenho escolar em Matemática, Leitura e Ciências. No último exame, realizado em 2015, o Brasil ocupa a 65ª posição no ranking mundial de desempenho da Matemática, muito atrás da Singapura, Hong Kong e Macau, que aparecem nas primeiras posições. Em relação aos países da América Latina, o Brasil também apresenta defasagem no desempenho da disciplina, atrás da Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e Peru.

– As informações existentes nesta mensagem e nos arquivos anexos são para uso restrito e confidencial, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você a tiver recebido por engano, por favor, notifique imediatamente ao remetente e remova a mensagem e qualquer anexo de seu sistema. O Sistema Firjan não se responsabiliza por qualquer omissão ou falhas contidas nesta mensagem, que possam surgir na transmissão da mesma ou por prejuízos provenientes de quaisquer alterações de seu conteúdo. Esta mensagem é de responsabilidade de seu autor e seu conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da empresa – disse.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996