sexta-feira, 15 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Médica alerta sobre a saúde do homem

Médica alerta sobre a saúde do homem

Matéria publicada em 15 de julho de 2016, 21:43 horas

 


Dicas: A endocrinologista e nutróloga Gabriela Lima listou alguns hábitos para os homens prevenirem doenças (Foto: Divulgação)

Dicas: A endocrinologista e nutróloga Gabriela Lima listou alguns hábitos para os homens prevenirem doenças (Foto: Divulgação)

Volta Redonda – Nesta sexta-feira (15) comemora-se o Dia Nacional do Homem, que entre os objetivos é chamar a atenção aos cuidados com a saúde deles. Segundo a endocrinologista e nutróloga Gabriela Lima, muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os centros de saúde com maior frequência, mas por cultura ou simplesmente medo, eles acabam resistindo na busca de ações preventivas.
– Na Medicina, a prevenção sempre foi o melhor tratamento de todas as doenças. E muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os centros de saúde com frequência, mas eles resistem em buscar ações preventivas – disse a médica, lembrando que muitos dos maus que acometem os homens podem ser prevenidos ou até tratados numa fase inicial e aumentar a qualidade de vida.
Segundo a especialista, as doenças mais comuns nos homens são: a hipertensão, o diabetes, doenças articulares e ortopédicas; e o câncer de próstata.
– Hipertensão e diabetes são doenças crônicas em geral causadas por um conjunto de sedentarismo, alimentação rica em gorduras, açúcares e estresse. Doenças articulares e ortopédicas podem ocorrer por inúmeras razões, mas o sobrepeso aumenta a incidência delas. Com uma rotina de exercícios, de 30 a 60 minutos diários, conseguimos trabalhar no fortalecimento da musculatura, da massa óssea, no controle da massa de gordura, na manutenção e melhora da capacidade respiratória. Só assim é possível garantir a qualidade de vida de todos, diminuindo dores e melhorando a disposição, o ímpeto e ajuda na prevenção de doenças – destacou Gabriela.
A profissional comparou o corpo humano ao funcionamento de um carro.
– O combustível é o alimento e o exercício físico é como o funcionamento do motor. Se colocarmos um combustível ruim, uma hora o carro vai parar de funcionar, assim como, se deixarmos ele desligado por um tempo, quando precisarmos dele, não vai ligar mais. Nosso corpo trabalha de forma bem parecida. É claro que há situações as quais não podemos interferir, como no câncer de próstata. O que podemos fazer é diagnosticar e tratar precocemente. Já na presença de doença, bons hábitos alimentares, exercícios, acompanhamento e tratamento correto, fazem muita diferença. Com essa prática, podemos manter uma boa qualidade de vida – enfatizou a endocrinologista e nutróloga, acrescentando: “O envelhecimento é uma fase da vida, não existe prevenção ou tratamento, o que vamos determinar é como vamos passar por essa fase”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Viu, falou tudo a doutora, agora vai procurar um atendimento médico público, caso da grande maioria da população, um simples hemograma, um oftalmologista, depois você me fala se é possível prevenir, procuramos um médico apenas quando não tem mais como adiar porque o serviço é péssimo, humilhante, insuportável, esses governantes nos deixam morrer à míngua.

  2. Avatar

    Realmente nós homens temos que se cuidar mais, envelhecer com qualidade é uma das melhores coisas da vida. Ótima reportagem.

Untitled Document