Médio Paraíba tem pela primeira vez representantes no Conselho Estadual de Política Cultural

by Diário do Vale

Volta Redonda – A Conferência Regional de Cultura do Médio Paraíba elegeu pela primeira vez dois representantes da sociedade civil, através do voto democrático para o Conselho Estadual de Política Cultural. A eleição ocorreu no ano passado. Marinez Teodoro Fernandes, presidente do Instituto Dagaz de Volta Redonda foi eleita para ser gestora cultural, ocupando o cargo de membro titular. Paolino Barbosa de Oliveira, de Resende, foi eleito para ocupar a cadeira de membro titular e suplente. A posse deles será no próximo dia 30, no Auditório Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro.

A decisão foi tomada através de votação por mais de 200 pessoas, entre artistas, produtores, gestores e agentes culturais. Marinez lembrou que foi um momento histórico para o estado, pois foi a primeira vez que se constituiu um conselho de forma democrática.
– Amo minha região, que é linda, com montanhas, cachoeiras, e que tem projetos culturais muito bacanas em cada um dos seus municípios. A gente tem que se unir e acreditar que é possível ir muito além do que se pensou até agora – afirmou Marinez, acrescentando que é de suma importância a representatividade no interior, que luta há muito tempo por políticas públicas.
Marinez irá representar oito cidades da região são elas: Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende, Porto Real, Quatis, Itatiaia e Pinheiral. De acordo com a representante, a expectativa é conseguir através do conselho estar mais próxima do que acontece na região, trabalhando fortemente a gestão da cidadania, assim como atua dentro do Instituto Dagaz.
– Minha participação no instituto não anula o conselho e vice-versa. Pretendo trabalhar fortemente por uma gestão cidadã, e me aproximar mais da realizada da região buscando políticas públicas para a melhoria da cultura – falou.
O Conselho Estadual de Políticas Cultural (CEPC) foi composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo dois membros e respectivos suplentes indicados pela Comissão de Cultura da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), e 14 membros e respectivos suplentes – do poder público, das esferas municipal e estadual, academia e instituições de notável atuação no estado fluminense, indicados pela Secretária de Estado de Cultura -, mais 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes da sociedade civil. Destes, dois membros de cada uma das 10 regiões do estado serão eleitos nas conferências.
As seis cadeiras restantes foram preenchidas por membros representantes dos segmentos artísticos (literatura, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, música e cultura popular). Estes últimos conselheiros, e seus respectivos suplentes, foram eleitos através de votação online, no portal Cultura.rj (http://www.cultura.rj.gov.br/).

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996