Megacidadania é Aqui lota Praça Brasil, em Volta Redonda

by Diário do Vale
projeto

Atividades: Para atender a comunidade, foram instaladas cerca de 35 tendas com serviços gratuitos (Foto: Divulgação/PMVR)

Volta Redonda – Cerca de 20 mil pessoas passaram pela Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, no último sábado, durante a realização do Megacidadania é Aqui. No projeto, coordenado pelo Banco da Cidadania – ligado à Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) – a população teve acesso a serviços sociais e atrações culturais como apresentação teatral, shows regionais e atividades esportivas e recreativas.
Para atender a comunidade, foram instaladas cerca de 35 tendas com serviços gratuitos. Um dos serviços prestados à população foram as orientações da equipe técnica do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que instruíram as pessoas sobre questões de aposentadoria e como se inscrever no INSS. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez aferição da pressão arterial, teste de glicemia e ações de educação e saúde.
A Fundação Leão XIII foi um dos estandes mais procurados, por vários períodos se formou fila. Eliane Rodrigues da Silva, moradora do bairro Conforto, por exemplo, foi ao evento somente para conseguir a segunda via da Carteira de Identidade, um dos serviços oferecidos. A Fundação estava emitindo declaração que garantia a gratuidade para a retirada de segunda via de documentos como carteira de identidade e certidões de nascimento e casamento. Além disso, a retirada da primeira e segunda via de Identidade eram feitas no próprio local por técnicos do Detran.
A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) mostrou o projeto Cras Itinerante e várias peças de artesanato confeccionadas nas oficinas dos Cras. Mas o local preferido pela população era o salão de beleza para cortes de cabelo. Instrutores e alunos não pararam as tesouras e navalhas nem um minuto. De acordo com uma das instrutoras, Ana Marta, o estande delas sempre lota em eventos como este. Edilene Souza Felix concorda. Ela veio com o filho João Gabriel, que completa um aninho no próximo dia 20 de outubro. A moradora do bairro Santa Rita do Zarur aproveitou para garantir visual novo para o menino no primeiro aniversário.
Em outra tenda “Laços de Amor”, moradores também estavam cortando o cabelo, mas por uma boa causa. Os cabelos foram doados para confeccionar perucas para as crianças portadoras de leucemia e câncer. A estudante Luísa Malta, de 15 anos, doou seu cabelo para a campanha. Ela comentou que sempre pensou em fazer isso, desde que descobriu que seu amigo estava com câncer.
– Eu sempre pensei em doar meu cabelo. Me abalei ainda mais quando descobri que meu amigo estava com câncer. Fiquei sabendo que teria esta tenda para doar, não pensei duas vezes e cortei meu cabelo pela causa – disse, empolgada.
A Smac levou para a garotada o Caminhão da Brinquedolândia, com muitos brinquedos e orientações de recreadores. Alunos do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa) fizeram palestras sobre cursos promovidos pela instituição como Recursos Humanos, Contabilidade, Administração, Odontologia, Medicina e Enfermagem.
As estudantes de Medicina Luíza Missel e Mariane Rangel destacaram a importância da doação de órgãos que ainda é um tabu para muitas famílias.
– O objetivo nesta ação é plantar uma sementinha na mente das pessoas, para a doação de órgãos.  Nós estamos alertando que muitos esperam na fila por um órgão, e nesta espera muitos acabam morrendo – falaram as estudantes.
Advogados da Defensoria Pública do município estiveram em um caminhão e prestaram atendimento jurídico. Também houve a distribuição da farinha multimistura, produzido pela Pastoral da Criança, que contribui no combate a desnutrição infantil. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez doação de mudas de árvores frutíferas. O grupo de Apoio à Pessoa com Câncer (GAPC) fez inscrição para a caminhada do Outubro Rosa, que acontece no próximo dia 25. Já o Projeto Corrente Solidária realizou no local um curso de artesanato.
Como atração cultural e diversão, o público contou com a participação da Banda e Coral Municipal; do grupo de teatro da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC); e do grupo de Forró G3. No espaço infantil do evento teve ginástica e recreação com professores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), distribuição de pipoca e algodão doce e muitos brinquedos infláveis como cama elástica, piscina de bolas e escorregador.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996