segunda-feira, 22 de abril de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Meio Ambiente vai ampliar atuação em Volta Redonda

Meio Ambiente vai ampliar atuação em Volta Redonda

Matéria publicada em 16 de fevereiro de 2019, 10:30 horas

 


Volta Redonda – A preocupação em proporcionar um saneamento básico de qualidade no município, proporcionando melhores condições sanitárias aos moradores da cidade, fez com que a secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda aprovasse recentemente um plano municipal de saneamento básico. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, neste ano, já foram inauguradas duas Estações de Tratamento de Esgoto, ampliando com isso a cobertura dos bairros.

– Nesse mês, a SMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) firmou uma parceria com o governo do estado, que vai viabilizar a implantação de uma nova ETE, em Três Poços -declarou.

A secretaria também tem buscado formas e desenvolvido projetos direcionados a melhorar e ampliar as áreas de conservação ambiental como a Fazenda do Ingá e a Floresta da Cicuta, ressaltou Maurício.

O secretário informou que o Parque Natural Municipal do Ingá foi reformado recentemente, junto com o viveiro de mudas que estão sendo utilizados na arborização urbana da cidade.

– O município também vai ganhar o Jardim Botânico na Ilha São João e a SMMA completou o plantio de três mil árvores no padrão internacional de arborização urbana, que pode ser conferida pela população no trecho da São Geraldo, ao longo da Rodovia dos Metalúrgicos, passando pelo Tiradentes e chegando até próximo à casa de Portugal – informou.

O ecoturismo é outra área de atuação onde é possível ser explorada e ampliada como fonte de arrecadação em Volta Redonda, afirmou o secretário.

– O nosso município detém o maior e mais bem conservado fragmento de uma floresta muito rara, chamada Estacional Semidecidual. Além disso, possui a maior ilha fluvial do Paraíba do Sul e o maior zoológico do interior do estado do Rio. Diante disso, como secretário de Meio Ambiente, é meu dever mostrar esse outro lado do município e a vocação natural que existe do desenvolvimento do ecoturismo – opinou.

Quanto ao destino do lixo recolhido em Volta Redonda, Maurício Ruiz informou que todo o material recolhido no município é destinado para o Aterro Sanitário licenciado. Segundo Maurício, Volta Redonda é referência nacional em coleta seletiva para reforçar e ajudar neste trabalho, a prefeitura mantém parceria com duas cooperativas de catadores.

O zoológico municipal também está nos planos da secretaria de meio ambiente, e como forma de proporcionar mais conforto e comodidade aos visitantes que frequentam o local diariamente, a SMMA está finalizando um projeto completo de reformas do zoológico municipal.

– A nossa expectativa é melhorar não só a qualidade do acesso às pessoas como também o bem estar animal – disse.

Redução do pó da CSN

Em relação ao pó preto emitido pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e que constantemente suja as residências próximas à empresa, trazendo transtorno, aborrecimento e até alguns problemas de saúde a população é outra preocupação do secretário.

E foi justamente pensando neste problema que no final de 2018, foi assinado um acordo com a participação da secretaria, em que a CSN se compromete a investir R$ 303 milhões ao longo de seis anos para, em especial, reduzir o pó preto.

– Ao mesmo tempo, foi iniciando o maior programa de arborização urbana da história da cidade. Que contribuirá ainda mais para a redução da poluição atmosférica e a melhoria da qualidade de vida da população em Volta Redonda – esclareceu.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

8 comentários

  1. Avatar

    Parabéns Samuca Silva e Maurício. Plantem centenas de árvores na Ponte Alta, Conforto, Vila Santa Cecília, Siderlândia, Belmonte.

  2. Avatar

    Olha acho que é uma iniciativa válida, mas como melhorar o meio ambiente as condições da vida da população se ainda mantém casas e oficinas a beira do rio basta ir lá na vila Americana e Aero vão ver casas jogando seus esgotos direto no Rio, oficina jogando óleo no Rio,sem falar que estão fazendo casas no alto do morro onde cortam barranco , queimam mata , jogam lixo , arrancam árvores pra fazer suas casas, sinceramente parace piada determinadas coisas, mas espero.que essa iniciativa seja um passo pra ajustar as coisas

  3. Avatar

    nova ETE…não ETA

  4. Avatar

    Em três poços…é nova ETE….não ETA como foi publicado

  5. Avatar

    Durante anos Volta Redonda só tinha um Jardim Zoológico muito mal cuidado, hoje há novos ares rondando a cidade, vemos que a ecologia foi colocada em primeiro plano para a Cidade, são praças arborizadas sendo revitalizadas, parques ecológicos sendo criados, hortos e até um Jardim Botânico sendo implementado…
    Com todas esses incentivos a cidade vai melhorar e atrair mais turistas não apenas para visitar, mas para fazer negócios com empresários locais!
    Parabéns Samuca pelo profissionalismo, capacidade gerencial, equilíbrio monetário, responsabilidade fiscal, equilíbrio emocional e pela experiência transitando por várias esféras públicas e privadas, tanto no Estado quanto no Brasil! Show de bola!

Untitled Document