Memorial Zumbi recebe show de Nega Duda em Festival de Curimba

Festival contará com a participação de 19 terreiros dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

by Mayra Gomes

Volta Redonda – O Memorial Zumbi se prepara para receber o 7º Festival de Curimba do Sul Fluminense, que acontece neste domingo (17), em Volta Redonda. Com o tema ‘Dona 7, Minha Amiga de Alma’, o evento realizado pelo Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (CENSG) apresenta o show da cantora baiana Nega Duda, um dos principais expoentes do samba de roda. O festival contará com a participação de 19 terreiros dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A partir das 10h, os portões da arena cultural, localizada na Vila Santa Cecília, serão abertos para o público com o Mercado das Marias, uma feira de produtos artesanais diversificados, valorizando a economia criativa e a geração de renda entre mulheres. Às 14h iniciam as apresentações dos temas livre e especial, com apresentação do grupo musical de mulheres de terreiro ‘A Voz da Cabaça’ no intervalo.
Um dos momentos mais aguardados desta edição é o show da cantora Nega Duda, artista do Recôncavo Baiano, referência internacional do samba de roda. A apresentação da percussionista e pesquisadoras das práticas percussivas dos terreiros de Umbanda, Letícia Ventania, também é um dos destaques do festival.
O idealizador e produtor do Festival de Curimba, Pai Sid Soares, destacou a importância do tema. “Trazer ‘Dona 7, Minha Amiga de Alma’ na 7ª edição do festival resgata a força feminina presente em todos nós. Este ano, celebraremos o poder daquelas que mantém a chama da vida acesa, nos lembrando de potência e da doçura das mulheres que cuidam de todos, mas não negligenciam o autocuidado. Será uma festa para homenagear e agradecer a união de avós, mães, irmãs, filhas e amigas de alma que nos ajudam todos os dias a vencer as demandas da vida”, disse Pai Sid Soares.
A programação do 7º Festival de Curimba do Sul Fluminense encerra com a apuração dos resultados do júri e as premiações das categorias tema livre, melhor intérprete, melhor torcida e tema especial, que leva para a sua Casa de Axé um jogo de atabaques artesanais.
Prêmio Atabaque de Ouro
O Festival de Curimba do Sul Fluminense recebeu o Prêmio Atabaque de Ouro de Melhor Festival na 18ª edição da maior premiação de curimbas do país, realizada pelo Icapra (Instituto Cultural de Apoio e Pesquisa às Tradições Afro), reunindo terreiros de todo o Brasil. Desde o ano passado, o ganhador do tema especial do Festival de Curimba do Sul Fluminense garante uma colocação automática para competir no Prêmio Atabaque de Ouro.

 

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996