segunda-feira, 16 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Mês do Advogado é comemorado com ciclo de palestras na OAB-BM

Mês do Advogado é comemorado com ciclo de palestras na OAB-BM

Matéria publicada em 10 de agosto de 2018, 11:07 horas

 


Advogados acompanham palestras sobre inovações na área jurídica. (crédito Divulgação)

Barra Mansa – Para celebrar o Dia do Advogado, comemorado neste sábado, 11, a OAB-BM está realizando um ciclo de palestras gratuitas. O objetivo é atualizar profissionais da área e estudantes de direito.  O primeiro evento já aconteceu e abordou os temas mediação e conciliação, orientando estudantes de direito e profissionais da área sobre os avanços das ferramentas extrajudiciais de resolução de conflitos. A palestra, que aconteceu nesta quarta-feira, na OAB-BM, foi ministrada pelo advogado e Coordenador da Primeira Câmara Regional de Mediação e Conciliação, Guilherme de Castro, que mostrou que estas ferramentas extrajudiciais são fundamentais para desafogar o sistema judiciário brasileiro, que atualmente soma cerca de 110 milhões de processos em trâmite.

Em 2010, a resolução nº 125 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) passou a considerar os métodos de conciliação e mediação como instrumentos efetivos de pacificação. “Com a autorização da CEJUSC (Centro de Mediação e Conciliação), concedida em outubro do ano passado, o município dará um passo à frente após sua implementação. A secretaria é vantajosa tanto para o advogado, quanto para a população, pois promove resoluções pré judiciais, acelerando a resolução de conflitos”, destacou.

Para a advogada Vânia Compasso, que atua como mediadora nos municípios de Volta Redonda e Barra Mansa, os métodos extrajudiciais de resolução de conflitos é uma tendência de mercado de trabalho para os advogados. “O projeto de lei 5.511/2016 torna obrigatória a participação de um advogado em processos de mediação e conciliação. Por isso, é o momento ideal para que os profissionais da região se preparem para suprir esta demanda. As Câmaras privadas são mais uma possibilidade de atuação”, destacou.

A estudante do 10º período da faculdade de direito, Bruna Victor Furtado, afirmou que tem interesse em atuar como mediadora extrajudicial. “Tive contato com a prática da mediação na faculdade, e o conteúdo da palestra foi muito esclarecedor. Não via esta área do direito como um ramo lucrativo. Agora, já estou penso em me preparar para atuar como mediadora extrajudicial, pois pude perceber que é um mercado promissor”, afirmou.

A vice-presidente da OAB-BM, Lucimar Magalhães, ressaltou a importância da participação dos advogados do município. “Os temas abordados no painel de palestras são atuais de muita relevância para a prática jurídica. E o melhor: todas são gratuitas. Convidamos todos os profissionais e estudantes a aproveitarem o conteúdo do ciclo”, destacou.

O painel de palestras é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (24) 3323-4217, ou na sede da OAB-BM, localizada no endereço Rua Cristóvão Leal, nº 65, Centro, Barra Mansa.

Veja a programação:

15 de agosto, às 19 horas, tema: Crimes políticos e delação premiada, ministrada pelo professor de direito e advogado André Barreto, com participação da promotora de justiça de Volta Redonda, Laura Minc.

17 de agosto, às 10.30h, tema: Reforma trabalhista, ministrada pela desembargadora regional do trabalho da 1ª região, Vólia Bomfim.

23 de agosto, às 19h, tema: Improbidade administrativa, licitações e contratos, ministrada pelo desembargador Cláudio Brandão.

28 de agosto, às 19h, tema: A nova sistemática do processo eletrônico no juizado, ministrada pela juíza de direito Denise Ferrari Maeda e pela presidente da comissão TI da OAB/RJ Ana Amélia Menna Barreto.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document