Morador de Barra Mansa morre com suspeita de dengue hemorrágica

by Diário do Vale

Barra Mansa –  Um homem de 49 anos morreu na noite de quarta-feira (18), com suspeita de dengue hemorrágica. Décio Galindo foi atendido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no Centro, mas acabou não resistindo. Segundo familiares, um dia antes, ele teria se consultado com um médico em um hospital particular da cidade, mas a doença não foi diagnosticada.

O corpo de Décio, que era morador do bairro Vila Independência, em Barra Mansa, foi enterrado na manhã desta quinta-feira (19), no Cemitério Municipal, no Centro.

A direção da UPA informou que o paciente Décio Galindo deu entrada na unidade na noite da última quarta-feira, dia 18, e que apresentava sintomas de dengue. Ainda de acordo com a unidade, assim que chegou à UPA, um exame foi feito e o diagnóstico deu positivo. Todas as medidas possíveis foram tomadas, mas o paciente veio a óbito, com suspeita de dengue hemorrágica. A direção informou que o setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Barra Mansa será notificado sobre o caso e uma amostra de sangue de Décio será enviada para exame de sorologia no Rio de Janeiro. Este exame, que não tem prazo para ficar pronto, mas normalmente fica em 30 dias, vai confirmar a causa da morte.

De acordo com médicos ouvidos pelo DIÁRIO DO VALE, o diagnóstico da dengue hemorrágica é muito difícil de ser fechado quando não há um surto da doença, já que os sintomas são muito parecidos com um quadro infeccioso grave, algo como uma pneumonia ou uma gripe.

Os especialistas lembraram que os sintomas da dengue hemorrágica são similares ao da forma clássica da doença, mas é caracterizada por alterações na coagulação sanguínea, queda de pressão drástica e dores abdominais.

Ainda segundo os médicos, não há um tratamento específico contra o vírus da dengue, apenas medidas para aliviar os sintomas. São elas: tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos.

 LIRAa 2015 apontou baixo risco de infestação

O Programa Municipal de Combate à Dengue, ligado a Secretaria de Saúde de Barra Mansa, divulgou no início deste mês o resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado durante o mês de outubro. O IIP (Índice de Infestação Predial) do município foi de 0,4%, considerado de baixo risco para ocorrência de casos de dengue. O IB (Índice de Breteau) registrado no município também foi de 0,4%.

“O IB aponta a quantidade de recipientes positivos nos imóveis pesquisados, ou seja, foram encontradas larvas em 0,4% das residências visitadas. Mas isso não significa que as larvas sejam do mosquito Aedes aegypti”, explicou na época, Igo de Freitas Gonçalves, coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental. Para elaboração do LIRAa, foram avaliados 3.308 imóveis nas áreas urbanas e rural do município.

Segundo ele, os baixos índices registrados no município têm diversos fatores.

“O período de estiagem registrado no mês de outubro contribuiu para os baixos números, mas não podemos ficar tranquilos, pois a conscientização e a prevenção devem ser constantes. Com a chegada da temporada de chuvas a tendência é de que os números aumentem e por isso contamos com o apoio dos moradores”, frisou Igo.

You may also like

1 comment

Maniac 19 de novembro de 2015, 19:21h - 19:21

Quadro inicial semelhante a inúmeras outras patologias! Nem sempre é possível o diagnóstico. O dia que o brasileiro for educado não teremos mais essa doença terrível em nosso país!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996