domingo, 15 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Morador do Vila Rica transforma pneus velhos em vasos de flor

Morador do Vila Rica transforma pneus velhos em vasos de flor

Matéria publicada em 3 de abril de 2019, 16:51 horas

 


Iniciativa é uma alternativa para conscientizar outros moradores com as questões ambientais

Pneus são transformados em vasos de flores pelo morador Sérgio de Amorim
(Foto: Enviada pelo WhatsApp)

Volta Redonda- O morador do bairro Vila Rica/Tiradentes Sérgio Ricardo de Amorim, de 42 anos, está transformando “a cara” da rua onde mora com a família. A servidão ao lado da Rua 07 ganhou 20 vasos de flor de pneus reciclados. A iniciativa, segundo Sérgio, é para conscientizar os demais moradores com as questões ambientais, já que, antes da iniciativa o local era cheio de entulho e lixo.

– Me mudei para o bairro em 2015, ao lado da servidão era cheio de lixo e entulho, isso me incomodava, além de prejudicar o meio ambiente e ser um possível foco do mosquito da dengue – disse, acrescentando que após assistir tutoriais no YouTube de reciclagem de pneus teve a ideia de fazer o jardim na servidão.

– Comecei a reciclar os pneus por hobby durante a minha folga e as pessoas foram gostando, pois o ambiente foi florescendo, se tornando um local agradável. Continuei o trabalho, atualmente além dos vasos na servidão, em casa tenho seis e pretendo fazer outros – disse.

Os pneus que o Sérgio recicla são doados por uma borracharia do bairro Monte Castelo, ele comentou que o proprietário faz questão de doar devido à dificuldade de descarte do material. Sérgio comentou ainda que realiza o trabalho para melhorar o meio ambiente e, no momento, não pretende profissionalizar o serviço, apesar de muitos moradores perguntarem se os objetos estão à venda.

– Faço esse trabalho para melhorar o meio ambiente e para os moradores terem uma consciência com as questões ambientais, de reciclagem e descarte correto dos materiais. Não pretendo profissionalizar isso, mesmo muitos me enchendo de pedidos – falou.

Sérgio recebe a ajuda da esposa Márcia de Amorim para transformar os pneus em vasos que chamam a atenção dos vizinhos. A Associação de Moradores do Vila Rica/Tiradentes visitou a servidão e o parabenizou pela iniciativa, o morador acabou se tornando um exemplo de cuidado com o meio ambiente. Sérgio é carreteiro e trabalha em uma empresa terceirizada dentro da Usina Presidente Vargas.

3 comentários

  1. Avatar

    Tudo que se faz pra melhorar o meio ambiente é bastante válido.

  2. Avatar

    Achei excelente a iniciativa. Está de parabéns. “Faça sua parte e seja a diferença que quer ver no mundo. Atitude – isso é o mais importante”

  3. Avatar

    Na boa, isso é feio demais da conta e não salva nada, isso não é reciclagem, pois mais cedo ou mais tarde vai parar abandonado em algum lugar. Reciclar seria transformá-lo em matéria prima para asfalto ou retirar seus elementos químicos constituintes. Não é pq não se joga hoje que não irá amanhã para o lixo, isso é só dar um tempo. O correto seria fazer as empresas fabricante coletá-los e dar um fim apropriado.

Untitled Document