segunda-feira, 3 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Moradores da Área Rural de Pinheiral ganham nova unidade de saúde

Moradores da Área Rural de Pinheiral ganham nova unidade de saúde

Matéria publicada em 22 de junho de 2016, 11:52 horas

 


UBSF leva o nome do Dr. José Leite Nader, representado por seus familiares durante a inauguração

IMG_3848

Unidade foi inaugurada na tarde de terça-feira
(Foto: Divulgação/prefeitura)

Pinheiral – A prefeitura através da secretaria de Saúde inaugurou a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. José Leite Nader no KM 5. A entrega do módulo – o quarto de cinco a serem entregues à comunidade de Pinheiral – aconteceu na tarde de terça-feira (21) e deve garantir mais qualidade e humanização no acolhimento aos pacientes.

A unidade leva o nome de um homem público, que dedicou toda a sua vida para auxiliar a população mais carente. Advogado e político, Dr. José Nader morreu no final do ano passado e sua família – representada pela esposa Djalza Nader, os filhos Guto e José Nader e os netos Gabriel e José Neto – prestigiou a cerimônia em Pinheiral. “Vejo em Arimathéa um pouco do meu pai, que trabalhou em prol dos menos favorecidos. Ver você, prefeito, diante desta crise, construir um posto como esse, é acreditar que ainda existem pessoas sérias e fiéis à população”.

Presente ao evento, o vereador Rivalney Pedrosa (PT) disse nunca ter conhecido uma pessoa tão simples no tratamento para com os menos favorecidos e destacou a emoção em fazer parte da homenagem. “José Nader saiu de Bananal e elegeu Pinheiral como sua cidade, levando seu nome para o mundo todo”, disse referindo-se ao Centro de Treinamento João Havelange, local escolhido por atletas nacionais e internacionais. Sobre o novo módulo, o líder de governo na Câmara Municipal disse do orgulho em ter acreditado nas promessas de Arimathéa. “Um governo que faz muito com tão pouco”, descreveu prosseguindo nos elogios: “Uma equipe altamente empenhada em melhorar a vida da população. E melhor que todas essas obras de concreto, são as obras que este governo tem feito na vida do ser humano, do trabalhador. É dar vez e voz ao funcionalismo público que ficou um bom tempo sem poder reivindicar”.

Mário Jorge, morador da Área Rural, afirmou que o investimento realiza um sonho antigo das famílias que vivem ali. “Já tínhamos uma equipe excelente, que nos atende com carinho e respeito. Agora, com essa estrutura moderna, teremos um espaço público digno e equipado para melhor nos atender”.

A grande participação popular durante a Conferência de Saúde e a séria atuação do Conselho Municipal foram destacados pelo representante do órgão, Adel Carlos, que ainda citou a Lei 8042, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o secretário de Saúde, Lauryston Guimarães, uma das metas do município é evitar a doença e promover a saúde na cidade através da atenção básica. “Este módulo faz parte deste projeto. Aqui teremos grupos de pré-natal, grupos antitabagismo, palestras sobre gravidez na adolescência, entre outros”, enumerou Lauryston informando que, a partir da próxima segunda-feira (27), a unidade já estará em pleno funcionamento.

Durante a inauguração, o prefeito José Arimathéa Oliveira disse que, dos oito módulos, todos agora são próprios, eliminando gastos com aluguel. “Foram R$ 2 milhões de investimentos do Ministério da Saúde e R$ 1 milhão em contrapartida do município para a construção de todos esses módulos. Em todo esse tempo, com dinheiro e sem crise, não foi construída uma só unidade de saúde”, disparou também agradecendo aos serviços da Fercal, empresa responsável pelas obras.

Mais dignidade e qualidade de vida

A Unidade de Saúde faz parte de um conjunto de ações e melhorias promovidas pelo Governo Municipal com o intuito de valorizar os moradores da Área Rural. A já tradicional Feira de Produtores é, sem dúvida, a maior delas. A oportunidade de os trabalhadores comercializarem seus produtos e de a população ter acesso a verduras, legumes e frutas livres de agrotóxicos começou em 2014 e, desde então, tem feito o maior sucesso. Com incentivo e apoio ao processo de produção orgânica e estrutura oferecida pela prefeitura, os agricultores se reúnem todos os sábados na Praça Luiz Gonzaga.

O maior processo de regularização fundiária do país também é uma importante conquista e entregou os primeiros títulos de posse das terras doadas pela União ao município, beneficiando 21 famílias que têm como principal fonte de renda a agricultura familiar.

Oferecer noções de informática a alguém que nunca teve contato com um computador é, sem dúvidas, uma missão desafiadora. Mas não impossível. O curso de informática “Inclusão Digital na Área Rural” é prova disso e certificou, recentemente, 11 alunos de uma turma composta por moradores e agricultores.

O sistema de Educação Integral, outro grande sonho do Governo Municipal, está sendo implantado gradativamente e a Área Rural, mais uma vez, foi a escolhida para estrear o projeto. As escolas Miguel Barbosa Junior, Paulo Freire e Coronel Laudelino Alexandre da Silva, todas da região, já receberam o sistema e têm registrado bons resultados. Para o prefeito, a escolha pela Área Rural como pioneira no projeto se deu por uma questão ideológica e proporcionará às crianças mais segurança e melhor ensino enquanto os pais estiverem se dedicando ao trabalho no campo.

Arimathéa certificou que nunca a Área Rural teve um tratamento igual ao da região urbana. “Somos um governo que inverteu a lógica de investimentos na cidade. São muitas conquistas para essa comunidade, entre elas a ampliação da pista da Rodovia Benjamin Constant, que dará mais segurança para as pessoas que moram nesses dois trechos da cidade. E mais: Na semana que vem estaremos inaugurando uma tão sonhada obra, a ponte do Goiabal. Há mais de 25 anos, os moradores estavam isolados, ilhados e clamando por este acesso, que era um compromisso do Governo do Estado, que não foi cumprido, e que agora foi assumido pela prefeitura”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

9 comentários

  1. Avatar

    O governo do PT é assim mesmo marketing e maquiagem. O povo não é mais bobo eleição chegando a resposta vai vir das urnas.

  2. Avatar

    Bom, legal, bonito, mas e o Varjão Futebol Clube e Regatas ?

  3. Avatar

    Inaugurou sim!
    Mas tudo maquiado,nem água no módulo tinha usou pena d”agua de um vizinho,o mais engraçado foi ver os carros da prefeitura transportando móveis de um lugar para o outro assim é fácil!!!
    Quero ver agora inaugurar o que começou e não terminou ex:quadra do Parque Maíra,quadra do Vale do Sol,Sede da Prefeitura.
    Inaugurou uma encosta enfeitada com grama mas olhando acima tem casas em risco de desabamento e foram interditadas pela Defesa Civil…Estamos de olho

  4. Avatar

    Parabéns ao Sr. Prefeito e ao secretário de saúde Lauryston, este último faz apesar da crise que afeta nosso país um trabalho excelente.
    O povo de Pinheiral agradece!!

  5. Avatar

    A única cidade da região que está entregando obras é Pinheiral. Moro em Volta Redonda e trabalho em Resende e não vejo isso em nenhuma das duas cidades que são as mais ricas da região. Parabéns a esse Prefeito que trabalha com respeito ao povo.

    • Avatar

      Pinheiral é um ovo, então qualquer obra que se faça lá dá na pinta. Aqui, o Neto tem inaugurado muito nos bairros, em lugares onde vc não anda…

  6. Avatar

    POLITICAGEM… Pinheiral nem médico tem direito, de que adianta ter a estrutura se nada funciona como deveria. Cadê os remédios da farmácia popular? Nem a Cruz Vermelha foi paga em dia. Gestão incompetente. não vai ser inaugurando obras já há mais 2 anos atrasadas que tudo vai ficar bem. DEMAGOGIA

    • Avatar

      1) Pinheiral tem médicos tds os dias de 08 as 17 hrs em alguns módulos de saúde
      2) O módulo da área rural funciona ateh SÁBADO e a maioria dos outras atendem QUARTA A NOITE

      NA MAIOR CRISE DA HISTÓRIA DE PINHEIRAL, ESTÁ ACONTECENDO MAIS OBRAS DO QUE QUANDO SE TINHA DINHEIRO DE SOBRA

      GESTÕES PASSADA FIZERAM POUCO COM MUITO DINHEIRO E O ATUAL PREFEITO ESTÁ FAZENDO MUITO COM POUCO

      OBS: NÃO SOU CANDIDATO! NÃO APOIO NENHUM PARTIDO POLÍTICO! NÃO TRABALHO EM NENHUM ORGÃO PÚBLICO! APENAS OBSERVO A COISA

      GRANDE ABRAÇO

  7. Avatar

    Parabéns Sr. Prefeito, por fazer mais uma da sua obrigação como gestor. agora faltam os recursos, ou seja médicos, enfermeiros, medicamentos, e por falar em creche e escola integral, pena que fica no papel, pois falta merenda, o integral não funciona, e por falar do parque temático que acredito que 7 milhões poderiam ser usado em recursos urbano, como exemplo varjao, cruzeiro, Palmeiras,BNH, e etc. fica a minha sugestão.

Untitled Document