domingo, 16 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Moradores de VR são atendidos pela primeira vez na UBSF 249

Moradores de VR são atendidos pela primeira vez na UBSF 249

Matéria publicada em 22 de dezembro de 2015, 13:00 horas

 


Unidade foi inaugurada na última sexta-feira e a previsão é atender cerca de 18 mil pessoas daquela região

ubsf vr

Mais saúde: Recém-inaugurada, unidade recebeu adultos, idosos e crianças procurando consultas médicas
(Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda- Moradores dos bairros 249, Jardim Ponte Alta e Avenida Europa, começaram a usar ontem as instalações médicas da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Mercês Maria Portela, entregue na noite da última sexta-feira (dia 18), pelo prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) e a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães.

A unidade foi totalmente reconstruída e ampliada, e contou com um investimento de R$ 1,5 milhão. A UBSF ganhou um ambiente confortável e climatizado, e no primeiro dia de funcionamento, dezenas de pessoas – adultos, idosos, mães com os bebês – procuraram a unidade para consultas médicas.

– Isto aqui ficou nota 10, o prefeito está de parabéns porque está um luxo só, com ar-condicionado, água gelada. A gente fica bem tranquilo, sentado, esperando ser chamado para fazer a ficha para o médico. Eu espero também que os funcionários antigos continuem trabalhando no bairro porque eles são muito educados – disse o aposentado Mário Gomes Tavares, de 70 anos.

Ele lembrou sem saudosismo da antiga unidade que existia no local e que foi totalmente demolida, para que a nova unidade recomeçasse do zero, construída em dois pavimentos.

Outros usuários ouvidos também elogiaram a nova UBSF.

– A unidade ficou muito boa porque a antiga ocupava um espaço muito pequeno – disse Camila Nascimento, moradora há 30 anos no bairro.

– Avançou bastante e ficou 100% melhor agora. Dá gosto de frequentar para ter o atendimento médico – comparou a moradora Fátima do Nascimento. Clarissa Kalil, com a filha de quatro meses, Geovane Kalil, também destacou a nova unidade.

– Melhorou muito para a gente consultar e também para trazer a filha nas consultas com a pediatra. Estamos gostando muito – frisou.

A aposentada Maria Adélia não poupou elogios.

– O prefeito está de parabéns pela reforma que fez aqui na 249. Eu conheço vários postos de saúde e digo que nenhum ficou tão bom como este – opinou.

Estrutura

A UBSF Mercês Portela tem uma recepção com 28 assentos, estrutura de 18 salas, sendo uma sala de farmácia, dois banheiros masculino e feminino para os usuários, com acessibilidade; salas de curativo, vacina, nebulização, coleta, reunião, observação; consultórios pediátricos, clínicos e de ginecologia, cozinha, almoxarifado; e o auditório Ernesto Moacir Ribeiro de Castro para 60 pessoas, entre outros espaços. A área construída é de 697,73 metros quadrados e fica na Avenida Europa, nº 700.

As salas de consultórios, curativos, nebulização e exames estão no primeiro andar, facilitando o atendimento ao público. No segundo andar, além do auditório, funciona a área administrativa para os funcionários, incluindo banheiros, copa, reuniões e gerência.

A UBSF vai trabalhar com duas equipes de Saúde da Família, integradas por dois médicos generalistas, um enfermeiro gerente, um enfermeiro assistente, um assistente administrativo, um auxiliar de serviços gerais, uma recepcionista, oito agentes comunitários de Saúde, que estão em processo de contratação pelo processo seletivo público. Serão disponibilizados aos cerca de 18 mil moradores (249 e entorno) serviços de acolhimento, coleta de exames, vacina, atendimento clínico, ginecológico, pediátrico e enfermagem, pré natal, prevenção do câncer ginecológico e mama, curativos, teste do pezinho, coleta de sangue, nebulização, aferição de pressão arterial e glicemia, vacinas, visitas domiciliares, dispensação de medicamentos, grupos educativos, marcação de consultas e exames com especialistas.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Kkkkk enquanto isso em BM as unidades, mesmo as recém inauguradas, estão fechadas devido ao recesso.
    E brincadeira isso né.

Untitled Document