sábado, 22 de janeiro de 2022 - 05:17 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Mostra Educacional apresenta trabalhos de robótica em Volta Redonda

Mostra Educacional apresenta trabalhos de robótica em Volta Redonda

Matéria publicada em 4 de novembro de 2016, 20:48 horas

 


Destaque: Exposição no térreo do Memorial Getúlio Vargas reuniu criações e a equipe Jaguar Baby, campeã Latino-Americana na Dança de Robôs (Foto: Divulgação PMVR)

Destaque: Exposição no térreo do Memorial Getúlio Vargas reuniu criações e a equipe Jaguar Baby, campeã Latino-Americana na Dança de Robôs (Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda – A 3ª Mostra de Robótica Educacional com Hardware e Software Livres de Volta Redonda foi realizada nesta sexta-feira (4), na Praça Rotary, no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília. No local havia estandes das escolas municipais Amazonas, Espírito Santo, Dr. Jiulio Caruso, João Paulo I, Prof.ª Maria Rosa Rodrigues, Mato Grosso, Palmares, Paulo VI e Rubens Machado, que participam do Projeto de Robótica, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Um dos destaques era o estande da equipe Jaguar Baby, formada por alunos da Escola Municipal Rubens Machado – no bairro Vale Verde. O grupo conquistou o título de Campeã Latino-Americana de Robótica na Dança de Robôs, na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2016, na categoria primária. A competição foi disputada em Recife (PE) e a equipe foi formada por nove alunos da escola. Além dos robôs, a equipe mostrou o troféu conquistado na olimpíada.

Na edição de 2015 da Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica, que aconteceu em Uberlândia (MG) a turma de robótica da Escola Municipal Rubens Machado ficou entre os três melhores trabalhos apresentados na categoria dança de robô. Com o título em 2016, a equipe Jaguar Baby se tornou a representante do Brasil na categoria na Robocup 2017, que será disputada no Japão.

A Escola Paulo VI também conquistou o público com seus projetos. A estudante Letícia Vitória, do 4º ano, apresentou o Dado Eletrônico: para jogar o dado basta apertar o botão e o resultado depende do número de lâmpadas acesas, que como num dado comum pode variar entre um e seis. Matheus Lacerda, do 5º ano, mostrou o Projeto Genius, que funciona como o antigo brinquedo em que você tem que repetir a sequência de cores proposta por ele após apertar o botão iniciar. André, do 9º ano, estava empolgado com o sistema de automação residencial, demonstrado numa maquete representando uma casa, onde as luzes eram acesas ou apagadas pelo aparelho celular, através do bluetooth. Ainda fazem parte da equipe: Gustavo, do 5º ano; e Igor, do 6º.

A turma da Escola João Paulo I chamou atenção com um robô gigante. A equipe formada por estudantes do 5º ano – Adrian Paulo, Felipe, Arthur, Maria Eduarda e Ana Júlia – também apresentaram maquete de um bairro da cidade com direito a iluminação e uma roda gigante girando.

Projeto

As oficinas de robótica são ministradas na unidade de ensino através do Programa Mais Educação, implantando em parceria com o Governo Federal. E a mostra tem o objetivo de divulgar e socializar as atividades realizadas pela Robótica Educacional da Rede, para ampliar o interesse e o número de escolas participantes.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

5 comentários

  1. Parabéns a todos os alunos e professores.

  2. Ah isso é robótica de verdade, viu BM. Não era pra colocar pra dar aula gente q ñ sabe nem pra q serve ctrl alt del como estavam querendo ñ, tá.

  3. Pena q o samuca vai acabar com isso…

  4. Parabéns garotada.

  5. Parabéns para os alunos e mestres.

Untitled Document