Volta Redonda – Uma mulher entrou em contato com o DIÁRIO DO VALE, através do WhatsApp, para reclamar do atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Santo Agostinho, em Volta Redonda. Segundo ela, que preferiu não se identificar, o local está sem médicos pediatras e as crianças daquela região precisam ir para outros lugares para serem atendidas. Além disso, ela criticou a postura de alguns profissionais.
A mulher contou que ao invés da recepcionista atender quem chega à unidade, um segurança estava fazendo esse serviço, enquanto a profissional que seria responsável por esse trabalho conversava ao telefone celular.
– A UPA do Santo Agostinho está uma vergonha. Nós esperamos muito tempo para consultarmos, porque em vez da recepcionista atender e fazer a ficha do paciente, eles colocaram o segurança para fazer (o serviço), sendo que esse não é o trabalho dele. Essa recepcionista ficou um tempão no telefone de conversinha e o local estava cheio de gente para ser atendida. Fora a ignorância com que ela trata a gente – reclamou, lembrando que essa atitude reflete na demora no atendimento.
Direção da UPA vai apurar reclamações
O DIÁRIO DO VALE entrou em contato com o coordenador administrativo da UPA do Santo Agostinho, Francisco Farias, para ter uma resposta às acusações da mulher. Sobre a falta de pediatras, Farias explicou que atualmente a unidade conta apenas com duas especialidades, a de clínico e odontologia.
– Quem define a especialidade da unidade é a Secretaria de Saúde do Governo (do Estado), nós não podemos fazer nada em relação a isso. As pessoas que precisarem de atendimento pediátrico poderão procurar o Cais Aterrado, o Hospital São João Batista e o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful. O nosso quadro está completo. Conseguimos fazer cerca de 170 atendimentos por dia, fora as suturas – esclareceu.
Já sobre a demora nos atendimentos, Farias disse que a UPA trabalha com um sistema de triagem. E quando um paciente chega até o local, é feita uma ficha cadastral com todos os dados, inclusive com os sintomas e a avaliação médica inicial. Depois disso, a pessoa é atendida de acordo com o nível de gravidade do caso.
– Eu tenho plano de saúde e em média espero uma hora e meia para ser atendido. O sistema público de saúde não está diferente. O atendimento aqui demora aproximadamente 50 minutos, a não ser que cheguem outras pessoas com classificação de prioridade. Por exemplo, trabalhamos com um sistema de triagem. Se uma paciente está com uma pulseira azul e chega outra pessoa, que recebe uma pulseira amarela, ele vai ter que esperar, não adianta. Cada caso é um caso. O sistema de saúde de Volta Redonda é um dos melhores da região – afirmou o coordenador.
Sobre a denúncia dos desvios de função da recepcionista e do segurança, Farias disse que vai averiguar o caso e tomar as medidas cabíveis.
– O nosso quadro de recepcionistas também está completo. Trabalhamos com três, duas que atendem durante o dia e uma que fica de plantão à noite. Nós possuímos um sistema de câmeras de circuito interno, então iremos averiguar a situação e tomaremos as devidas providências. O importante é ser transparente – encerrou.
Por Melissa Carísio
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4 comments
Se a saúde em volta é tão boa por que ele tem plano de saúde vai pra fila do sus igual a maioria da população que depende de hospital público
A saúde de Volta Redonda na verdade é uma vergonha…. O Prefeito adora investir em pracinhas e outras frescuras mais. A Saúde está abandonada…. Postinhos sem médicos, sem medicamentos….. falta material…
A então o responsável da UPA tem plano de saúde…. Safadeeenho.
Com relação ao desvio de função também presenciei esse mesmo fato quando estive na UPA do santo agostinho há um mês atrás. O atendimento até que foi rápido com o medico mas quando foi para a medicação tinha 9 pessoas para uma enfermeira. Ela não estava dando conta. Muita demora.40 min para ser medicada. Perguntei si iria precisar morrer pra ser medicada. Um absurdo.
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