Resende –
Nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de março, acontece mais um mutirão de combate à dengue, no bairro Paraíso, das 7h às 17h. A ação vai contar com a participação de cerca de 30 pessoas, entre vigilantes sanitários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e funcionários de outras secretarias, como a de Serviços Públicos.
O objetivo é recolher material que acumula água parada, além de orientar os moradoressobre as medidas de prevenção. Dentro do mutirão, aPrefeitura vai limpar também terrenos baldios do bairro. Os proprietários de casas e terrenos abandonados serão multados e a limpeza feita pela Prefeitura será cobrada na dívida ativa do Município. A ação contará com o suporte denoveretroescavadeiras e 18caminhões.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, reforçou o pedido para que os moradores não coloquem entulhos nas calçadas, como restos de obras, o que prejudica o foco do mutirão, que é a retirada de depósitos que acumulam água parada.
Em 2015, já foram recolhidos 56 caminhões de lixo dos bairros Cidade Alegria, Jardim Beira Rio e Jardim Alegria, Vila Julieta, Liberdade e Nova Liberdade, Santo Amaro e São Caetano. A Prefeitura intensificou ainda as ações de limpeza na região da Grande Alegria com a Mega Operação de Combate à Dengue, realizada nos dias 24 e 25 de janeiro. A região concentra mais de 60% dos casos confirmados da doença no município.
De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, até o dia 10 de março, foram confirmados no município 864 casos de dengue, sendo que 2.740 notificações ainda aguardam resultado de exame.
CAPACITAÇÃO– Os vigilantes sanitários do CCZ realizam o trabalho de inspeções aos imóveis do município durante todo o ano, em parceria com os agentes comunitários das unidades de saúde. No dia 20 de março, os agentes comunitários vão passar por uma capacitação em combate à dengue promovida pelo Núcleo Descentralizado de Vigilância Sanitária da Região do Médio Paraíba, órgão do governo do estado. Os agentes serão divididos em dois grupos. O curso, que acontece na Faculdade Estácio de Sá, será das 9h às 12h, para um grupo, e das 13h às 16h, para o outro grupo.