Volta Redonda – O prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) fez a entrega na manhã desta quinta-feira da nova sede do Conselho Tutelar II, na Subprefeitura do Retiro. A cerimônia de inauguração contou com a participação de vários convidados, entre secretários municipais, representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Ministério Público, entre outros.
O Conselho Tutelar II vinha funcionando desde 2012, quando foi criado, no mesmo local do Conselho Tutelar I, no antigo prédio da Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), no bairro Aterrado. Agora, os novos conselheiros – Richard Nunes, Sergio Vitório, Claudinei Evangelista, Nair Lucas e Lígia da Silva Pereira – vão atender a população dos bairros da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, na Subprefeitura do Retiro, na Avenida Antônio de Almeida, nº 46. Os conselheiros terão três salas, com toda a estrutura necessária para o atendimento.
A mudança para a nova sede na Subprefeitura do Retiro foi aprovada e realizada em menos de 30 dias, depois de solicitada ao município pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), após uma reunião do prefeito com a promotoria pública. A rapidez em que a solicitação foi atendida surpreendeu o coordenador do Conselho Tutelar II, Richard Nunes.
– Eu quero agradecer ao prefeito Neto pela sensibilidade e rapidez como a solução foi tomada. Ele havia prometido uma solução em 30 dias e resolveu antes do prazo, cumprindo o prometido. Assim poderemos ficar mais próximos da nossa área para maior agilidade no atendimento às crianças e adolescentes e seus familiares – disse o conselheiro Richard Nunes, que é advogado e diretor da Associação dos Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ).
De acordo com o coordenador, a nova sede vai ajudar o órgão a atender melhor os bairros da margem esquerda do Rio Paraíba, como Retiro, Vila Mury, Vila Brasília, e outros.
– O objetivo dessa sede será nos deixar mais próximos da área que concentra 70% do atendimento dos Conselhos Tutelares. Vamos poder atender melhor – disse, ressaltando que “o conselheiro nunca age sozinho, mas em rede”.
O prefeito Neto agradeceu os colaboradores e parceiros, citando ainda a importância da Ouvidoria do Ministério Público, que segundo ele tem ajudado nas soluções de diversas demandas da população.
– Eu só tenho que agradecer ao MP porque as cobranças são constantes. Somente no ano passado eu respondi a 1.035 requerimentos do Ministério Público com demandas. A ouvidoria do MP é um espaço democrático que está nos ajudando muito com as cobranças feitas pela população, que deve usá-la sempre para cobrar do Poder Público, do Executivo, do Legislativo. Desejo sorte e bom trabalho aos conselheiros – disse Neto.
O promotor público da Infância e Juventude, João Alfredo Gentil Gibson Fernandes, agradeceu a forma rápida que a solução foi dada para os conselheiros trabalharem com mais tranquilidade. O Conselho I continua agora trabalhando sozinho no antigo prédio da Deam, no Aterrado.
– Eu quero deixar registrado que após uma reunião nossa com o prefeito Neto, foi acertado um prazo de 30 dias para a mudança do Conselho Tutelar II, e a mudança saiu antes do prazo. Eu achei ousada a data, mas o prazo foi cumprido em pouco tempo. Assim os dois conselhos vão continuar trabalhando, independentes, com autonomia, evitando interferências nas decisões entre eles. E o Conselho II agora ficará mais próximo da sua área de atendimento – afirmou o promotor.
A presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Guaraciara Pouzada Lopes, disse que a nova sede representa um avanço para Volta Redonda, porque os conselhos – da margem esquerda e da margem direita – poderão atender melhor às suas bases e às demandas da população, com mais equilíbrio de espaços.
Já o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva (PT) lembrou que todas as ações da administração municipal estão mais focadas no fortalecimento da rede de assistência social aos jovens, idosos e crianças.
Participaram da cerimônia ainda o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, a chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Governo (SMG) – à qual os conselhos tutelares são ligados – Luzia Suhett; a secretária municipal de Cultura, Rosâne Mendonça; a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela; a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Glória Amorim; o coordenador da Juventude, Raymundo Xavier; o diretor do Memorial Zumbi, Sérgio Brí; representantes da associação de moradores do Retiro, entre outros convidados.
2 comments
Parabéns. O que seria de volta redonda sem este prefeito magnífico. E o povo msl agradecido lutou pra tirar ele do comando. Mas graças a Deus não conseguiram.
Não foi o povo que queria tirar ele…
Comments are closed.